AgendaAgenda internacionalDestaque PrincipalEventosNotícias

ApexBrasil redefine a gastronomia brasileira no SIAL 2024 com experiência inédita

A ApexBrasil apresenta jantar exclusivo no Café de l'Homme durante o SIAL 2024, com renomados chefs brasileiros e harmonização de vinhos por Marina Giuberti.

Fotos: Ricardo D'Angelo e Ricardo Castilho Jr.

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promete transformar a percepção internacional da gastronomia brasileira no Salon International de l'Alimentation (SIAL) 2024, em Paris. A agência busca explorar a autenticidade e a diversidade dos sabores brasileiros em uma série de experiências, incluindo um jantar exclusivo no Café de l'Homme, no dia 21 de outubro.

Com uma expectativa de gerar mais de 2,5 bilhões de dólares em negócios, a iniciativa reflete o crescente sucesso do Brasil no mercado internacional. “Nossa missão é apresentar ao mundo, a partir dos ingredientes brasileiros, a verdadeira essência da culinária brasileira”, afirma Rosa Moraes, uma das curadoras do evento. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforça a importância da participação do país: “O Brasil exporta cada vez mais seus produtos e conquista mercados pela alta qualidade e produção sustentável.”

Continua após o anúncio

    O ponto alto da ação será o jantar com um menu de sete tempos, preparado por chefs renomados, como Morena Leite, que apresentará “Camarão com rendas de mandioca”, Marcelo Ballardin, com o “Gambero Rosso tucupi”, e Bel Coelho, que trará “Cogumelo grelhado com farofa de feijão manteiguinha e caldo de tucupi”. Outros chefs também marcarão presença, como Vico Crocco, que servirá peixe com sagu, Rafael Rego, com seu filé gema mole com molho de açaí, Rafael Cagali, que trará arroz de pato, e Alessandra Montagne, responsável pela sobremesa, “Sorvete de cupuaçu e bolo de mandioca com coco”.

    A harmonização dos vinhos ficará a cargo de Marina Giuberti, colunista da Prazeres da Mesa, garantindo uma seleção de rótulos que complementará a experiência gastronômica, destacando ainda mais a riqueza dos ingredientes brasileiros.

    Além do jantar, o pavilhão brasileiro no SIAL contará com aulas-show diárias, que reforçam a versatilidade dos ingredientes nacionais, como o cupuaçu e o cacau. “A gastronomia brasileira é um reflexo da nossa megadiversidade, das tradições milenares e da nossa capacidade de inovação”, ressalta Georges Schnyder, curador do projeto MundoMESA.

    Com uma estratégia focada na autenticidade e profundidade cultural, a ApexBrasil convida o mundo a redescobrir o Brasil por meio de sabores únicos e surpreendentes.

    Mostrar mais

    Luiza Pires

    Instagram: @luizarpires

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo