The House of Suntory celebra o Japão com experiência na gastronomia, arte e coquetelaria japonesa
Entre os dias 25 e 28 de maio, o projeto desembarca na Japan House São Paulo em uma série de noites especiais
Por Pedro Melo
A centenária The House of Suntory, conhecida por seus destilados artesanais de grande qualidade, estará promovendo entre os dias 25 e 28 de maio, noites pautadas pelo melhor do omotenashi – a arte da hospitalidade japonesa.
Batizado de The House of Suntory Experience, The Nature and Spirit of Japan, a marca vai unir gastronomia, coquetelaria, arte e tecnologia multimídia para transportar os convidados a uma imersão nos rituais japoneses.
Serão feitos menus degustação harmonizados com os destilados da marca. O fio condutor dessa jornada será a exploração dos cinco elementos da natureza segundo a filosofia japonesa – o vazio, a água, o ar, a terra e o fogo. Ela propõe uma experiência sensorial com interações visuais, sonoras, táteis, olfativas e gustativas.

Com curadoria de Telma Shiraishi, embaixadora da culinária japonesa e chef do restaurante Aizomê, o projeto reúne algumas das principais referências gastronômicas no país como Edson Yamashita (Ryo Gastronomia), Rafael Aoki (Quincho) e Marcio Shihomatsu (Shihoma Pasta Fresca), que serão os responsáveis pela elaboração do cardápio. Já os coquetéis estão sob responsabilidade dos feras Yasmin Yonashiro, especialista em bebidas asiáticas, e Rodolfo Bob, consultor de mixologia. A seleção dos destilados base contou com a consultoria de Maurício Porto, especialista em uísque e proprietário do bar Caledônia. O omotenashi, também será apresentado por Yasmin, que transportará os comensais para o universo da cultura nipônica dentro dos destilados Suntory.
Cada etapa gastronômica é harmonizada com um coquetel criado especialmente para a ocasião, e ambos se conectam com o elemento da natureza contemplado naquele momento. Já a assinatura de algumas peças desenvolvidas para o projeto foi feita pela artista Hideko Honma, que une os saberes da cerâmica japonesa com um toque de brasilidade.
A direção artística é de Erika Brandão e Ju Borgez, e vai oferecer a legítima experimentação dos rituais japoneses, com destaque para alguns dos componentes que conduzem essa cultura: “Sabemos que a maneira de fazer as coisas é de particular importância para os japoneses e nenhum resultado pode ser alcançado sem uma visão inspiradora, prática da disciplina e domínio do processo”, explica Erika Brandão. “Por isso, mergulhamos nos métodos, respeito ao tempo e conexão com a natureza – aspectos fundamentais para a cultura japonesa -, que nos conduziram na elaboração desse projeto com tantas camadas e simbologias”.
Segundo Lizandra Freitas, CEO da Beam Suntory no Brasil, essa iniciativa será um grande marco da companhia no país: “Estamos muito felizes em fazer uma imersão no conceito The House of Suntory a partir da arte, gastronomia, coquetelaria e natureza do Japão! Aprofundaremos, em todos os detalhes, a história e a tradição da companhia ao longo de um século, traduzindo seus valores em cada rótulo de seu portfólio.”
Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52 – primeiro andar)
Ingressos limitados vendidos pela plataforma Ingresse. https://www.ingresse.com/the-house-of-suntory-experience
Valor: R$ 1.200,00 por pessoa