Já provou uísque japonês? Saiba o que essa bebida tem de especial
Os premiados uísques da House of Suntory, marca japonesa que rivaliza em qualidade com as melhores marcas da Escócia, já são encontrados no mercado brasileiro
Os amantes do uísque têm bons motivos para comemorar. Recém-aportaram no Brasil dois dos grandes uísques da Beam Suntory, o Hibiki e o Yamazaki 12 anos. A Beam Suntory – com sede em Chicago – foi criada em 2014, fruto da junção da Jim Beam, dos Estados Unidos, e da Suntory japonesa, combinando o líder mundial em bourbon e o pioneiro em uísque japonês. Os dois uísques esbanjam elegância e têm colecionado prêmios de qualidade em concursos internacionais.

Sutileza das estações

O uísque Hibiki foi lançado em 1989, para celebrar os 90 anos da Suntory, e seu nome significa “ressonância”, em japonês. Sua garrafa lembra um decanter e foi trabalhada com o intuito de refletir as sutilezas das estações do calendário tradicional do país, em 24 facetas de seu design.
O Hibiki é um blend de uísques envelhecidos de malte e de grãos, em diversos tipos de barril, inclusive o Mizunara, uma espécie muito rara de carvalho japonês. Seu grande segredo é o trabalho do master destilador, que combina essas diferentes bebidas, criando harmonia perfeita de sabores e aromas. Em um trabalho diário, o master blender prova mais de 300 amostras de uísque de malte, buscando as misturas perfeitas para elaborar uma bebida com o mesmo padrão sempre. Para ocupar esse posto na Suntory, é necessário seguir uma mensagem deixada por seu fundador, Sinjiro Torii: “Para se tornar um master blender na Suntory, é preciso saber se comunicar com os uísques, que não falam”.
Explosão de aromas

Já o Yamazaki 12 anos, lançado em 1984, é o pioneiro single malt japonês. De quebra, leva o nome da primeira e mais antiga destilaria de malte do Japão, onde foi elaborado.
A destilaria Yamazaki, localizada em Quioto, é o berço do uísque japonês. Ali tem origem uma das águas mais puras do Japão, onde os rios Katsura, Uji e Kizu convergem. Se não bastasse, outra similaridade com a Escócia é o clima enevoado da região e a diversidade de temperatura; com grandes inversões térmicas, que criam umidade e condições ideais para o envelhecimento da bebida.
O Yamazaki é engarrafado com gradação alcoólica de 43% e, depois de destilado, é maturado em barricas de carvalho americano; carvalho japonês (Mizunara); e barricas usadas anteriormente para maturar os vinhos de Jerez. Esse conjunto faz uma explosão aromática, em que se destacam frutas secas; mel; madeira bem-casada e notas de Jerez; baunilha; coco; e canela. Na boca, é sutil, esbanjando finesse e intensidade. Pela qualidade desses dois uísques, ficamos na torcida para que a empresa traga seus outros rótulos.
Eles são encontrados na rede Pão de Açúcar.