Ranking

Giro sul-americano

POR RICARDO CASTILHO
FOTO DANTE BARROS E RICARDO D’ANGELO

Espumantes brasileiros e tintos de todos os países produtores da América do Sul compuseram o painel de degustação de vinhos do Prazeres da Mesa Ao Vivo Recife. Uma plateia animada conferiu alguns dos melhores rótulos que estão sendo produzidos em nosso continente. A ideia foi mais de explanação do que de uma degustação comparativa. No final, todos os vinhos foram aprovados. Confira a relação.

130 Casa Valduga
Bento Gonçalves, RS, Brasil

Continua após o anúncio

Delicioso espumante da tradicional Casa Valduga, elaborado pelo método champenoise, ou seja, com a segunda fermentação na garrafa. Fica com as leveduras por 48 meses. É elaborado com as uvas Pinot Noir e Chardonnay. Seu teor alcoólico é de 13%.

Salton Evidence

Assemblage de 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir. Vinho proveniente de mosto flor extraído em prensas pneumáticas e fermentado a baixa temperatura com fermentos selecionados. Desse mosto, 20% foram fermentados e mantidos com as leveduras em barricas de carvalho francês por seis meses. Os vinhos foram elaborados separadamente e assim conservados. Seu teor alcoólico é de 12%.

Espumante Botticelli Brut Rose

A Botticelli foi fundada em 1984 e produz uma ampla linha de vinhos. Está instalada na Fazenda Milano e um de seus pontos fortes são os espumantes. Esse brut é elaborado pelo processo charmat – com a segunda fermentação feita em tanques pressurizados. É feito com as uvas Petit Syrah e Ruby Cabernet. Seu teor alcoólico é de 12%.

Vinha Maria Syrah 2008

Fruto do projeto majestoso do Vale do São Francisco, parceria inicial do grupo Expand e Dão Sul de Portugal, que hoje deu origem à Vinibrasil, empresa do grupo Wine Brands. Belo tinto que passa 50% por seis meses em barricas novas de carvalho francês e o restante em cubas de inox. Tem 13% de teor alcoólico. Sua produção é limitada.

1.501 Cabernet Sauvignon 2006

Elaborado pela Botticelli, seu nome é alusivo ao ano em que o Rio São Francisco foi descoberto. São apenas 12.000 garrafas. As uvas foram colhidas à mão, de parcelas selecionadas. Passou seis meses em tanques de inox e outros quatro meses na garrafa. Tem 12,5% de teor alcoólico.

Kinien Ruca Malen Malbec 2007

O nome significa único, no idioma Mapuche. Vinho argentino, da região de Agrelo, em Mendoza. Seus vinhedos contam com 10 anos de idade e estão plantados numa altitude de 950 metros sobre o nível do mar. Passou 14 meses em barris de carvalho francês. Tem 13,8% de teor alcoólico. Importado pela Hannover.

Vinha Maria Reserva selecionada 2007

As uvas são provenientes de vinhedos preparados especialmente para este vinho e produzem apenas uma safra por ano. Utiliza as variedades Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional. Passa por oito meses em barricas de carvalho francês. Tem 13,5% de teor alcoólico. Importado pela Wine Brands.

Luis A. Gimenez Tannat 2006

É elaborado por uma das empresas mais tradicionais do Uruguai. Vinho de produção limitada, são apenas 2.500 garrafas, feitas com uvas selecionadas e colhidas à mão. Passa por 24 meses em barricas francesas e americanas de primeiro uso. Seu teor alcoólico é de 15%. Importado pela Hannover.

Viu Manent Single Vineyard Malbec 2005

Feito com 85% Malbec e 15% Cabernet Sauvignon. As uvas para sua elaboração são colhidas à mão e selecionadas em esteira. O vinho foi envelhecido em barrica por 14 meses e logo foi delicadamente tratado com claras de ovos, levemente filtrado e engarrafado. Seu teor alcoólico é de 14,5%. Importado pela Hannover.

Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2006

Com colheita manual e seletiva, este Cabernet Sauvignon da Casa Valduga é um dos vinhos mais complexos feitos no país. Matura por 12 meses em barricas de carvalho francês. Seu teor alcoólico é de 13%.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar