Brindes em Paris
POR MARINA GOBET (*)
Os amantes do vinho estão sempre à procura de bons endereços. Costumam freqüentar as adegas com bar a vins, bares especializados na prazerosa arte de degustar rótulos de diferentes origens, que podem ser harmonizados com petiscos ou comidas especiais. Combinação que agrada pela praticidade de poder comprar, encomendar e degustar – tudo no mesmo lugar. Em Paris, dois endereços de estilos completamente diferentes e imperdíveis.
Tradição em taças
A Cave Legrand é uma das adegas mais antigas de Paris – existe desde 1880. Localizada na Galerie Vivienne, que data de 1826 e continua sendo uma das mais belas galerias de Paris. Vale não só pela quantidade como pela qualidade das milhares de garrafas, cerca de 350 rótulos. Ali existem vinhos para todos os gostos, champanhes e conhaques. Tem até uma biblioteca especializada.
Foi a primeira distribuidora em Paris de um vinho bastante raro, La Grange des Pères (1994 milésime 1992) e do renomado champanhe Jaque Selosse. O espaço para degustação tem um bar circular para 15 pessoas e duas mesas externas na calçada.
No cardápio, há opções de taças de sete tintos, quatro brancos, dois rosés e dois champanhes, com preços que variam de 6 a 20 euros. A carta muda a cada 15 dias. Para acompanhar a bebida, terrines, salames e queijos. Caso uma garrafa escolhida na adega pelo cliente seja consumida no bar somam-se 15 euros. Todas as terças, a casa oferece cursos com especialistas em vinhos.
Cave Legrand – 1, Rue de la Banque; e 4, Rue des Petits Champs, Metrô: Bourse, 75002, tel. (00xx) 33 (0)1 42 60 07 12
Apenas naturais
Como o próprio nome indica, essa antiga Cremerie, local onde se vendem leite e derivados, se converteu em adega em 1947.
Os atuais donos, Serge e Helène Mathieu, ambos arquitetos e amantes de vinho, foram à Cremerie pela primeira vez como clientes, ficaram apaixonados pelo local e adquiriram o espaço em 2006. A casa trabalha com vinhos naturais (orgânicos, biodinâmicos, sem sulfito).
São 400 referências, entre as quais uma pequena seleção de destilados. O cardápio de comidinhas é original e traz de presunto Ibérico de Bellota a atum defumado.
Os vinhos servidos em taça mudam a cada semana, mas a fórmula é sempre a mesma: dois tintos e dois brancos. Preços variam de 6 a 7,5 euros por taça e para as garrafas consumidas no local, acrescentam-se 7 euros.
Uma vez por mês faz reuniões de degustação para dez pessoas. Reservas e pontualidade são exigidas, ja que só tem 12 lugares.
Cremerie – 9, Rue des Quatre Vents, 75006, metrô: Odeon, tel. (00xx)33 (0)1 43 54 99 30
(*) Marina Gobet é formada em gastronomia pela Lenôtre e tem a sorte de morar em Paris há dez anos.