Cachaça: como o Brasil poderá lhe trazer lucros
O álcool nunca foi tão falado e lembrado como nos últimos tempos. Como ter prazer e ainda se dar bem no atual cenário econômico
Se tem uma coisa que a pandemia nos obrigou foi aceitar as verdades que estavam há tempos nos rodeando. Devido a uma visão, em geral preconceituosa e desconfiada com tudo o que é nosso, a exportação, por mais desejada que seja, se mostra bastante complicada para as marcas menores, pois exige não somente despacho de carga, mas também a construção da marca em moeda estrangeira. Quando se trata de cachaça, então, embora haja um crescimento de pontos em prateleiras, os esforços dos produtores etílicos nacionais são maiores do que os de fora.
Com a crise, o fechamento de pontos de venda e a queda no consumo, o que podemos esperar dos próximos capítulos, quando o assunto são nossas bebidas, bares e restaurantes?
Consumo local
O olhar local não é uma novidade, o olhar ao pequeno produtor também não é muito menor. Nossos produtos são bastante desejados no mundo todo. Muitos bares, restaurantes e consumidores já haviam se conscientizado da importância e dos benefícios de consumir o que está próximo, contribuindo para manter uma economia forte. Estamos sendo todos obrigados a optar pela produção local. Mas, agora, a menos que você pretenda continuar a pagar em dólar, a alternativa para aumentar os lucros é justamente oferecer opções criativas com produtos brasileiros.
Fornecedores menores
O álcool é o maior solvente do mundo. Bebidas destiladas são bases perfeitas para unir ingredientes. Sejam frutas, xaropes ou até mesmo mistura de mais de um destilado em um só drinque. Um bar ou restaurante tem em seus fornecedores a solução ou o problema, sabemos disso. Tudo depende do relacionamento e do acordo entre eles. Ao optar por produtos de sua região, você se aproxima do fornecedor e conquista a liberdade de pedir por ajustes no produto, bem como cria uma relação de confiança e, principalmente, parceria.
Além disso, você apoiará um movimento extraordinário, que fortalece nossa identidade e contribui com nossa cultura. Uma ação que faz o país ser cada vez mais de brasileiros, para brasileiros.
Exportação em alta
O Brasil tem muitas riquezas, criatividade e pequenos produtores com bebidas incríveis. Uma vez com o dólar nas alturas, temos excelente oportunidade de exportação e uma grande busca por isso. Porém, como disse, pequenos produtores às vezes temem ou desistem de fazê-lo por ser um processo burocrático, encadeado e, muitas vezes, confuso. Ademais, fidelizar um cliente distante dá trabalho e tem custo.
Concursos de bebidas são uma das ferramentas mais viáveis, tanto para abrir como para consolidar um mercado. Os jurados são especialistas e ávidos por novidades. Ao degustar algo que lhes chama atenção, criam o interesse pelo produto e nasce (ou aumenta) a demanda pela categoria. Além disso, participar de concursos contribui para que formadores de opinião de todo o planeta tenham informações sobre a bebida.
De quebra, nossas bebidas passam por análises que podem contribuir para seu aperfeiçoamento, e ganham selos que simbolizam qualidade. Pesquisas refletem que selos trazem aumento de 30% nas vendas após vencerem concursos. Ou seja concursos de bebidas são uma baliza e uma propaganda para nossas bebidas.