- 2 porções
-
Carré
- 1 peça de carré de 600 g
- 2 colheres (chá) de azeite extravirgem
- 4 dentes de alho laminado grosso
- 1 ramo de alecrim fresco e bem picado
- Sal e pimenta-do-reino-preta moída na hora
-
Legumes
- 4 tomates
- 4 quiabos
- 1 cebola
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
-
Gremolata
- 1 xícara (chá) de salsinha fresca picada
- 1 xícara (chá) de azeite extravirgem
- 1/2 xícara (chá) de orégano fresco picado
- 1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano
- 1 colher (chá) de melado
- 1/2 colher (sopa) de zestes de limão-taiti
- 2 dentes de alho bem picados
- Sal e pimenta-do-reino moídos na hora
-
Pamonha
- 3 espigas de milho
- 60 g de creme de leite fresco
- 40 g de queijo Pardinho
- 1 colher (chá) de manteiga
- 1 ramo de coentro fresco picado
- 1/2 pimenta-dedo-de-moça picada e sem semente
- Açúcar
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Carré
1 Tempere um lado da carne com sal e pimenta e leve-a ao fogo alto, em uma chapa de ferro fundido, ou frigideira, regada com azeite. 2 Grelhe por 4 minutos, com o alho e o alecrim, sem mexer. Vire-a e doure, por mais 3 minutos. 3 Durante a cocção, tome cuidado para não queimar o alho e o alecrim. Eles devem estar dourados.
Legumes
1 Enrole a cebola em papel laminado e asse, no forno ou na churrasqueira, por cerca de 15 minutos. 2 Enquanto prepara a carne, pincele a chapa com azeite e junte os legumes, temperados com sal e pimenta. 3 Doure por cerca de 2 minutos de cada lado, sem mexer. 4 Salpique gotas de água, para que o vapor ajude a manter os legumes suculentos. Reserve.
Gremolata
Misture todos ingredientes e mexa bem. Reserve.
Pamonha
1 Rale as espigas ou retire os grãos com a faca. 2 Bata o milho no liquidificador. 3 Adicione o coentro, a pimenta-dedo-de-moça, o sal, a pimenta-do-reino, o creme de leite e o queijo. Bata mais um pouco. 4 Unte pequenos ramequins com manteiga e divida a massa entre eles. Leve ao forno preaquecido a 170 oC, em banho-maria, por 40 minutos. 5 Espete a massa com um garfo, para saber se ela já está cozida. 6 Na hora de servir, salpique o açúcar e queime com o maçarico.
Montagem
Em um prato, sirva os legumes e o carré com a gremolata, acompanhados da pamonha salgada.
Receita de Daniela França Pinto, do Cortés Assador, São Paulo e Rio de Janeiro; restaurantecortes.com.br



