ChefsNotícias

Chef Angelita Gonzaga lança documentário 

Projeto tem como objetivo divulgar a culinária e os ingredientes típicos do ES

A capixaba Angelita Gonzaga, à frente do restaurante Arimbá em São Paulo, é uma das principais representantes da culinária do Espírito Santo. Para promover ainda mais a gastronomia do estado, ela produziu o documentário “Caipixaba”, exibido pela primeira vez no dia 28 de agosto, na capital paulista.

O aconchegante restaurante da chef foi o cenário escolhido para essa estreia. A ocasião era tão especial que a casa abriu suas portas em uma segunda-feira, algo inédito, já que o Arimbá normalmente funciona apenas de sexta a domingo.

Antes da exibição do documentário, os convidados puderam saborear algumas receitas da chef, como a pururuca de pele de peixe com vinagrete de abacaxi, enquanto apreciavam imagens de projetos e das belezas do Espírito Santo.

Continua após o anúncio
Foto: Raul Galetti

Como welcome drink, foi servido um refrescante coquetel à base de cachaça Princesa Isabel, vinda do Espírito Santo, com óleo de coco, licor de abacaxi, hortelã e camomila.

Após degustar as criações da chef, que é tão apaixonada por milho que possui uma espiga tatuada no braço esquerdo, o público teve a oportunidade de assistir ao documentário. Angelita, apesar de nervosa, compartilhou sua alegria por poder apresentar o projeto a todos. Ela explicou o nome do documentário, que é uma fusão de “caipira” e “capixaba”, revelando que descobriu recentemente que o gentílico de seu estado natal significa “pequena roça de milho”, o que foi motivo de alegria para ela.

Na meia hora seguinte, o público mergulhou na cultura culinária do estado, explorando o processo de produção do milho crioulo e do atum. Um dos locais destacados no documentário foi a cidade de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, reconhecida como uma das maiores produtoras de atum da América Latina.

No vídeo, a chef visitou algumas localidades e entrevistou personagens fundamentais do setor, como Dona Ana, que cultiva milho crioulo, e os pescadores de atum Paulo e Juliano, além de Shaira, monitora de controle de qualidade da Atum do Brasil. Cada entrevistado compartilhou um pouco de sua rotina e sua relação com os alimentos.

A parte mais saborosa ficou guardada para o final, tanto no documentário quanto no restaurante: uma receita de atum grelhado com curau salgado e vinagrete de banana-da-terra. No filme, a chef ensinou o passo a passo da receita, que foi servida aos convidados no Arimbá. O peixe foi apresentado em um bowl de mandioca, que também pode ser consumido. Enquanto servia o público, Angelita fez um convite especial: “Comam tudo, até o prato!”. Para a sobremesa, a chef preparou churros de milho com calda de frutas vermelhas do Espírito Santo.

Foto: Raul Galetti

“A emoção é imensa ao ver meu estado sendo valorizado e poder compartilhar isso com todos. Vocês não imaginam como estou me sentindo agora”, comentou a chef após a exibição.

“Caipixaba” faz parte do Projeto Rede Petrotec ES, realizado pela Fundagres Inovar em parceria com a Petrobras. Este primeiro episódio contou com o apoio da empresa Atum do Brasil. Angelita revelou a intenção de produzir mais episódios para divulgar outros produtos com denominação de origem do Espírito Santo, como chocolate, café e carne de sol.

Enquanto os novos episódios não são lançados, você pode assistir ao primeiro no canal da Fundagres Inovar no YouTube. Fique atento às redes sociais da chef para novidades sobre esse projeto. E para saborear as delícias de Angelita Gonzaga, o restaurante Arimbá está localizado na Rua Caio Graco, 226a, Vila Romana, em São Paulo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo