
RECEITA Para não dizer que não falei das flores
INGREDIENTES
Massa Sablée
62g de ovos inteiros (aproximadamente 1 ovo)
85g de açúcar de mascavo
200g de farinha de trigo
32g de farinha de castanha de cajú
107g de manteiga sem sal gelada
15g de cacau
Raspas da casca de meio limão
1 pitada de sal
Arroz doce
85g de arroz-da-terra
12g de manteiga-da-terra
23g de gemas
65g de açúcar refinado
160ml de leite
165ml de água
50ml de leite de coco
105ml de leite
1/2 pau de canela
1 cravo
casca de 1/4 de um limão
Doce de leite
350g de açúcar
150g de xarope de glucuse
2g de bicarbonato de sódio
1 litro de leite integral
20ml de cachaça envelhecida em umburana
Escultura de isomalte
80g de isomalte
40g Cacau em pó
Farofa crocante
50g de castanha de caju picada grosseiramente
180g de açúcar
40g de leite em pó
1 pitada de sal
Algodão doce
100g de açúcar cristal
MODO DE PREPARO
Massa sablée
Em um bolw misture a farinha de trigo, o cacau, o sal e peneire tudo. Em seguida, acrescente a farinha de castanha de caju e misture.
Adicione a manteiga gelada cortada em cubos e misture com a ponta dos dedos, sem sovar a massa, formando uma farofa.
Em outro recipiente misture o açúcar mascavo, o ovo e as raspas de limão. Misture na preparação anterior sem sovar.
Cubra com filme plástico e reserve na geladeira por pelo menos 20 minutos.
Abra a massa nas formas e leve para gelar.
Asse tem forno pré-aquecido a 180 graus por 10 a 15 minutos.
Reserve.
Arroz doce
Numa panela adicione a água, o arroz-da-terra lavado, a canela, o cravo, a casca de limão, e a manteiga-da-terra.
Leve ao fogo e mexa de vez em quando até ferver.
Cozinhe por cerca de 5 minutos ou até que o grão do arroz esteja levemente macio, ainda “al dente”.
Tampe e deixe esfriar completamente.
No arroz já frio, adicione 160 ml de leite integral e 50 ml de leite de coco e leve ao fogo até ferver.
Em outro recipiente misture as gemas e o açúcar até formar um creme claro e em seguida, misture os 105ml de leite integral.
Com arroz ainda no fogo, acrescente a preparação de gemas e misture sem parar por cerca de 5 minutos ou até atingir consistência desejada.
Reserve até esfriar completamente.
Doce de leite
Em uma panela de aço inoxidável de fundo grosso misture todos os ingredientes, exceto a cachaça. Coloque um prato de porcelana com as bordas viradas para baixo no centro da panela e leve ao fogo baixo até a consistência desejada, sem mexer a mistura, até que atinja a consistência desejada. Desligue o fogo.
Retire a espuma que se formou acima para que não cristalize o doce de leite. O processo cozimento pode levar de 6 a 9 horas, dependendo da textura desejada.
Deixe esfriar completamente.
Adicione a cachaça e reserve.
Escultura de isomalte
Aqueça o isomalte em uma panela de aço inoxidável de fundo grosso em fogo médio até a temperatura de 150 a 170 graus Celsius.
Despeje o isomalte derretido em formas ou sobre um tapete de silicone e modele no formato de folha e caule.
Deixe esfriar completamente.
Cole as peças com isomalte derretido.
Passe no cacau em pó e reserve em um saco plástico fechado até a montagem.
Farofa crocante
Misture todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo até caramelizar todo o açúcar.
Transfira a mistura para a forma coberta com papel manteiga e espere esfriar.
Quando estiver totalmente frio, coloque uma folha de papel manteiga por cima da preparação e com o auxílio de um martelo de carne, até a textura desejada.
Reserve.
Algodão doce
Coloque o açúcar cristal no centro da algodoeira já quente, com cuidado para não deixar cair fora. Ligue-a novamente e espere um pouco. Assim que o açúcar começar a derreter finos fios de algodão doce começaram a se formar. Com um palito de churrasco toque nos fios e assim que grudarem gire o palito ao redor de si mesmo e ao mesmo tempo, ao redor da algodoeira até chegar ao tamanho desejado.
Reserve em um saco fechado até o momento da montagem.
Montagem: No fundo do prato escolhido coloque um pouco do doce de leite, apenas o suficiente para colar a massa sablée.
Sobre a base da massa, cole a estrutura feita de isomalte.
Em seguida, ainda sobre a massa, coloque uma camada do arroz doce, uma camada de doce de leite e finalize com a farofa, tendo o cuidado de deixar o caule feito de isomalte exposto.
Modele o algodão doce no formato da flor e coloque sobre a escultura de isomalte.
Sirva imediatamente.



