AgendaNotícias

‘Como São Paulo Come’: Xavier Bartaburu lança livro sobre a culinária paulistana

O jornalista reúne receitas e histórias de família que ajudaram a moldar o paladar paulistano

Xavier Bartaburu diz que “para entender São Paulo, entre pela cozinha”. Para comprovar sua tese, o jornalista foi recebido por doze famílias paulistanas em suas casas, onde conheceu seus modos de comer e perdeu a hora em meio a cadernos de receitas e gavetas de cozinha.

As histórias de mais de cinco décadas das mesas paulistanas se reúnem agora no novo livro de Xavier, Como São Paulo Come. A obra será lançada no dia 24 de setembro pela Editora Olhares.

Do dendê ao bacalhau, o autor se dedicou a seguir os rastros dos muitos povos que moldaram São Paulo por meio do paladar: indígenas, portugueses, caipiras, africanos, italianos, japoneses, sírio-libaneses, alemães, judeus, nordestinos, coreanos e bolivianos.

Continua após o anúncio
Xavier Bartaburu reúne receitas e histórias de família que ajudaram a moldar o paladar paulistano. Foto: Fellipe Abreu.
Xavier Bartaburu reúne receitas e histórias de família que ajudaram a moldar o paladar paulistano. Foto: Fellipe Abreu.

Nas páginas, as histórias de família se entrelaçam a memórias coletivas, mostrando como esses povos moldaram bairros da capital, como Bixiga e Bom Retiro. Xavier também quer que o leitor reflita sobre a contribuição de comunidades muitas vezes silenciadas, como os indígenas.

Ao fim de cada capítulo, a família narrada apresenta uma receita que carrega sua história. A publicação tem fotos de Fellipe Abreu, orelhas da chef Bel Coelho e da jornalista Patrícia Ferraz. Já a pesquisa e o prefácio ficam por conta da jornalista Patrícia Moll.

Lançamento

24 de setembro, 19h
Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1501, Jardim Paulista

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo