Creme de camarão da vovó

Rendimento: 10 pessoas
Menu: entrada/salada/aperitivo
Cozinha: brasileira / regional


1 quilo de camarão regional (camarão pequeno de rio ou sete barbas) já descascado
2 tomates médios
2 cebolas médias
2 pimentas verde
1 pimentão verde grande
2 pimentas de cheiro
3 limões
5 dentes de alho
2 latas de creme branco
1 lata de creme de leite
250 gramas de castanha do Pará
1 litro de farinha de tapioca (farinha branca e fina)
Temperos verdes (alfavaca, chicória, cheiro verde, cebolinha e salsa), sal e azeite de oliva a gosto


1 Lavar o camarão regional em água corrente e limão.
2 Temperar o camarão regional com limão, alho socado, azeite e sal a gosto, e deixar tomar gosto por três horas.
3 Em uma caçarola com azeite refogar, o alho, a cebola, o tomate, o pimentão, a pimenta verde e os temperos verdes cortados, sal a gosto e o camarão regional já temperado.
4 Quando o camarão já estiver refogado, acrescentar a pimenta de cheiro levemente amassada e 1,5 litros de água.
5 Deixar ferver por 10 minutos.
6 Corrigir o sal.
7 Coar metade dos camarões e reservar.
8 Bater no liquidificador a outra metade dos camarões com todo o caldo e temperos do ensopado, mais o creme branco e 2/3 das castanhas.
9 Quanto formar um creme uniforme, voltar em uma panela ao fogo, acrescentando os camarões que ficaram reservados e metade da farinha de tapioca.
10 Assim que levantar fervura desligar o fogo e acrescentar o creme de leite, mexendo vigorosamente.
11 Servir bem quente em cuias, acompanhado por farinha de tapioca e castanha do Pará torrada e ralada.

Continua após o anúncio

A chef Bella Masano, do Amadeus, tel. (11) 3061-2859, recebeu o chef Paulo Martins, do Lá em Casa, de Belém (PA), tel. (91) 223-1212.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo