Destaque da riqueza gastronômica da Bahia na conclusão do 1º Concurso de Moqueca em Salvador
Chef Danilo Amaral recebe o Troféu Dendê de Ouro em Santa Cruz de Cabrália, e a moqueca de peixe do Maroca, do Restaurante Maroca Praia, é a vencedora do concurso
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
No último sábado, 09 de dezembro, a Marina da Penha, situada no bairro da Ribeira, em Salvador, no foi palco da final do 1º Concurso da Moqueca, um evento fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel).
O concurso busca ressaltar a riqueza gastronômica da Bahia e fortalecer o turismo gastronômico e contou com uma etapa seletiva rigorosa, envolvendo a participação de 211 restaurantes das 13 zonas turísticas do estado. Destes, 75 foram selecionados para a fase seguinte, passando por uma votação popular online que registrou mais de 11 mil votos.
O chef Danilo Amaral recebeu o prestigiado troféu Dendê de Ouro, levando-o para Santa Cruz de Cabrália. A Moqueca de Peixe do Maroca, do Restaurante Maroca Praia, conquistou o título de vencedora do concurso.
Danilo expressou sua alegria ao participar do concurso com uma receita inspirada na base culinária de sua avó, dona Maria D’Ájuda, carinhosamente conhecida como Maroca. O prato, batizado com o mesmo apelido, consiste em uma moqueca de peixe acompanhada por arroz, pirão, farofa de dendê com panko e banana da terra. Ele destacou a importância do concurso para a culinária baiana e brasileira, considerando-o um passo inicial para elevar ainda mais a cozinha baiana no cenário mundial.
O secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, enfatiza a relevância do concurso para impulsionar o setor gastronômico e promover a tradicional iguaria baiana. “A gastronomia é um dos fatores mais significativos na decisão dos viajantes ao escolherem um destino. A Bahia possui uma culinária extremamente rica, liderada pela moqueca. Ao promover esse concurso, estamos, de maneira indireta, divulgando o destino Bahia, incentivando as pessoas a virem conhecer a nossa rica gastronomia, fundamentada na cultura africana”, destaca o secretário.
Confira os ganhadores:
1º Lugar: Costa do Descobrimento
Maroca Praia
Moqueca de Peixe do Maroca
Chef Danilo Amaral
Santa Cruz Cabrália
2º Lugar: Costa do Dendê
Cabana do Manoel
Moqueca de Polvo com Camarão Pistola
Chef Aldo Balada
Valença
3º lugar: Chapada Diamantina
Sabor da Serra
Moqueca de Caju
Chef Katiana Alves
Lençóis
Demais participantes da final:
Baía de Todos os Santos
Point do Campo Grande
Moqueca do Point
Chef Pedro dos Santos
Salvador
Costa das Baleias
Restaurante Dois Dois
Moqueca de Peixe ao molho de Camarão
Chef Sergio Pessoa
Nova Viçosa
Vale do São Francisco
Point dos Amigos
Moqueca de Peixes
Chef Jeovana Barbosa
Sento Sé
Costa dos Coqueiros
Sombra da Mangueira
Moqueca Sombra da Mangueira
Chef Meures Mendes
Mata de São João
Costa do Cacau
Mirantes Marina
Maxixada Terra e Mar
Chef Thiara Novaes
Itacaré
Caminhos do Sertão
Casa de Moa
Moqueca do Moa
Chef Taina Almeida
Feira de Santana