Branded ContentDestaque Principal

Para celebrar o dia do Churrasco, o fera Daniel Lee ensina duas receitas especiais

Costelinha de porco e Jack Honey & Lemonade são preparações fáceis para comemorar em grande estilo

Reunir a família e os amigos ao redor da mesa é sempre uma alegria e um dos grandes momentos de confraternização. E, quando o assunto é churrasco, a reunião acaba se transformando em um evento que pede alguns preparativos para que tudo saia da melhor maneira possível. Pensando no dia do Churrasco, celebrado em 24 de Abril, conversamos com Daniel Lee, um dos profissionais mais completos do Brasil, juiz de concursos de churrasco nos Estados Unidos e comandante do Bark & Crust, em São Paulo, casa especializada em brasa e defumação, uma das melhores da cidade quando o assunto é carne de qualidade. O restaurante, que está completando dois anos, consegue a proeza de unir dois mundos. “Quando pensamos em Steak House, sempre lembramos de Chicago e Nova York, e associamos com a técnica de dry aged. Já o melhor das smoke house, o universo de defumação, nos remete para a beira de estrada da Carolina do Norte e do Texas”, explica Lee. “Juntamos os dois mundos e, além disso, mesmo sendo uma Meat House, recebo muito o público vegetariano, pois trabalhamos com muitos legumes e verduras na brasa. Também fazemos os pães de fermentação natural”.

Foto: Ricardo D’Angelo

Engenheiro de formação, Lee acompanha o bom momento da carne no Brasil desde 2015. Com a experiência que adquiriu como jurado de churrasco americano, participou de muitos cursos e festivais pelo Brasil e em 2017 resolveu trazer o Pit Master para o país. Nessa época começaram as competições no Brasil e aconteceu a chamada democratização do novo churrasco, inclusive, com a formação de novos juízes.

De olho nesse mercado que cresce e agrega para todas as grandes marcas, Jack Daniel’s começou a acompanhar e apoiar as boas iniciativas. Um exemplo disso é o Jack Daniel’s World Invitational BBQ, um dos torneios mais icônicos de churrasco do mundo, que acontece há mais de 30 anos em Lynchburg, no Tennessee.

Continua após o anúncio
Foto: Ricardo D’Angelo

Vale lembrar também, que o fundador da marca, Jasper Newton Daniel, era conhecido por promover churrascos aos moradores da pequena cidade de Lynchburg, onde, inclusive, permanece instalada a destilaria da marca. “Jack Daniel’s é um símbolo de independência e autenticidade, por isso queremos mostrar novas formas de se fazer um churrasco, e, por que não, drinques de Jack Daniel’s para tornar essa experiência ainda mais especial.” comenta Caio Almeida, gerente de Marketing de Jack Daniel’s Brasil. “Jack e carne combinam perfeitamente, porém, a melhor forma de beber Jack é a sua, do jeito que quiser, contanto que seja com responsabilidade, né?”.

Combinação perfeita

“Costumo afirmar que Jack Daniel’s é muito versátil”, conta Lee. “Ele pode ser degustado puro, com gelo ou misturado. Como o assado leva lenha, carvão e ganha o toque defumado, ele vai combinar bem com a bebida, já que ela é filtrada em carvão”. Aliás, esse é outro diferencial do Tennessee Whiskey e o que o diferencia de um Bourbon. Esta etapa do seu processo de produção é chamada de Charcoal Mellowing, ou Suavização pelo Carvão. Ele consiste em suavizar o whiskey por 3 metros de carvão de maple, gota a gota. Cada gota demora de 3 a 5 dias para atravessar todo carvão, garantindo um sabor único para Jack.

Foto: Ricardo D’Angelo

Jack Honey & Lemonade

1 drinque

  • 50 ml de Jack Honey
  • 100 ml de refrigerante de limão
  • 30 ml de limão siciliano ou taiti espremido
  • Rodela de Limão
  • Gelo

1 Coloque gelo em um copo alto e adicione 50 ml Jack Honey (1 dose). 2 Despeje 30 ml de limão espremido. 3 Complete com 100 ml de refrigerante de limão (2 doses). Finalize com uma rodela de limão.

 

Foto: Ricardo D’Angelo
Foto: Ricardo D’Angelo
Foto: Ricardo D’Angelo
Foto: Ricardo D’Angelo
Foto: Ricardo D’Angelo
Foto: Ricardo D’Angelo

    Veja outras receitas em www.jackdaniels.com/pt-br/recipes

    Para o dia do Churrasco

    “A minha sugestão para comemorar o dia do Churrasco, é a costelinha de porco defumada, que pode ser feita na churrasqueira tradicional em casa”, explica Lee. “O segredo é fazer a crosta. É ela que dará o sabor, por isso é importante o calor. A intensidade deve ser aquela que ao colocarmos a mão não é possível aguentar mais do que cinco segundos”. Outros segredos são a paciência e usar lenhas frutíferas, como de noz pecan, maçã ou laranja. “A ideia é que essa lenha aromatize o nosso assado. É um processo longo, mas faz parte do ritual do churrasco. Para relaxar, basta ir tomando um drinque e conversando com os amigos, curtir o momento”.

    Costelinha de porco defumada, com Jack Daniel’s

    2 porções  

    Tempero da costela de porco

    • 50 g de açúcar mascavo
    • 25 g de sal (preferência para entrefino)
    • 5 g de páprica doce
    • 5 g de pimenta-do-reino
    • 5 g de mostarda em pó
    • 5 g de cebola em pó

    Molho BBQ Jack Daniel’s

    • 100 ml de Jack Daniel’s
    • 800 g de ketchup
    • 250 g de geleia de morango
    • 50 g de vinagre de maçã
    • 25 g de glucose
    • 20 g de Dry Rub que estava reservado
    • 20 g de molho inglês
    • 20 g de azeite
    • 60 ml de água

    Costelinha de porco

    1 Rack de costela de porco

    Tempero da costela de porco

    1 Em um bowl, misture o açúcar mascavo, o sal, a páprica doce, a cebola em pó, o alho em pó, a pimenta-do-reino e a mostarda em pó, até ficar homogêneo.

    Molho BBQ Jack Daniels

    1 Leve ao fogo baixo, o azeite, o molho inglês, a água, o ketchup, a geleia de morango, o vinagre de maçã, a glucose, o Dry Rub que estava reservado e o Jack Daniels. 2 Neste momento vamos eliminar a acidez do vinagre e apurar o molho. Mexa até a mistura ficar homogênea. Armazene.

    Costelinha de porco

    1 Escolha uma costela de porco mais “carnuda”. Faça a toilette removendo o excesso de gordura e também a membrana que protege os ossos. Utilize um papel toalha para ajudar a puxar a membrana. 2 Passe o dry rub por toda a costelinha de porco, massageando gentilmente a carne e os ossos. 3 Em um defumador ou uma churrasqueira, posicione a costelinha distante da brasa para que asse, lentamente. Em um defumador buscaremos a temperatura de 120 graus e em uma churrasqueira convencional buscaremos o calor onde a mão possa aguentar por até 5 segundos. 4 Com a carne crua posicionada, hora de temperar a brasa com a lenha para conferir o sabor de defumado ao nosso assado. Mantenha desta forma por pelo menos 2 horas ou até que se forme uma crostinha por toda a carne. Lembre-se: não queremos carne pálida! 5 Após este período inicial, a costelinha recebeu todo o aroma da lenha e agora é o momento certo para embrulhá-la em papel alumínio. Embrulhe e retorne ao calor do defumador ou da churrasqueira por mais 2 horas ou até desmanchar! 6 Quando pronta, basta passar o molho BBQ com Jack Daniels e servir!

     

    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo

      Receitas de Daniel Lee, que estão no cardápio do Bark & Crust, Rua Artur de Azevedo, 657, Cerqueira César, São Paulo, tel. (11) 2649-0950

      www.jackdaniels.com/pt-br

      Mostrar mais

      Ricardo Castilho

      Ricardo Castilho é diretor editorial de Prazeres da Mesa

      Artigos relacionados

      Leia também
      Fechar
      Botão Voltar ao topo