Drágeas de pecan caramelizada, chocolate branco e erva-mate
4 porções de 75 g
- Pecan caramelizada:
- 100 g de nozes pecan descascadas em metades
- 40 g de açúcar refinado
- 20 g de água
- Pó de erva-mate:
- 40 g de erva-mate triturada e passada em peneira fina
- 20 g de açúcar de confeiteiro
- Cobertura:
- 250 g de chocolate branco Magian 37% cacau
Pecan caramelizada
1 Aqueça as nozes em forno a 100 °C por cerca de 15 minutos. 2 Em uma panela, adicione o açúcar e a água e cozinhe ao fogo médio até o açúcar dissolver completamente. 3 Adicione as nozes diretamente do forno para a panela e mexa cobrindo todas as nozes. 4 Continue misturando até se formar um caramelo dourado escuro. 5 Vire as nozes em um tapete de silicone e separe-as com cuidado, utilizando um garfo. 6 Deixe esfriar e reserve.
Pó de erva-mate:
Misture o açúcar e a erva-mate; reserve.
Cobertura
Derreta o chocolate branco no micro-ondas de 30 em 30 segundos, misturando em cada intervalo até chegar a uma temperatura de 45 °C.
Preparo das drágeas
1 Em um bowl de inox de cerca de 40 cm e fundo plano, adicione as nozes caramelizadas e uma pequena quantidade de chocolate derretido. 2 Misture até o chocolate começar a cristalizar, agitando o bowl com frequência. 3 Adicione uma pequena quantidade do pó de erva-mate e agite para separar bem as drágeas. É possível que algumas precisem ser separadas a mão, no início do processo. 4 Espere alguns minutos para a cobertura ficar firme e repita o processo por diversas vezes até acabar o chocolate e o pó de erva-mate. As drágeas estarão prontas para ser consumidas em algumas horas, porém o ideal é esperar 24 horas para os sabores se fundirem de maneira harmônica.

Receita do chef Augusto Carvalhal, Garage Bakery, Pelotas, RS; @garagebakery
Esta e muitas outras receitas você encontra publicada na edição 217 que já se encontra disponível nas bancas e na versão digital da revista no zinio.