AvesDestaque PrincipalReceitas

Meio da asa oriental com legumes rústicos

4 porções

Por Carolina Esquilante

Em razão do momento econômico do país, Lucio Ribeiro, de No Rastro do Churrasco, optou pelo meio da asa de frango e fez um tempero sensacional

  • 1 kg (28 unidades) de meio de asa
  • 20 g (2 sachês) de hondashi
  • 500 ml de molho shoyu tradicional
  • 2 unidades de limão-taiti
  • 1 unidade (150 g) de gengibre fresco
  • 1 unidade (200 g) de pimentão amarelo
  • 1 unidade (300 g) de abobrinha Italiana
  • 2 unidades (300 g) de cenoura
  • 2 unidades (300 g) de batata-doce
  • 2 unidades (300 g) de cebola-roxa média
  • 8 unidades de pimenta cambuci ou chapéu de bispo; 50 ml de azeite
  • 1 colher (sopa) (2 g) de páprica defumada
  • 1 colher (sopa) (15 g) de gergelim branco e preto
  • 8 colheres (sopa) (120 g) de molho tarê
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Opcional: 1 colher (chá) (4 g) de óleo de gergelim torrado

Continua após o anúncio
Fotos: Ricardo D’Angelo

Meio da asa oriental

1 Pegue o meio da asa e com o auxílio de uma faca com ponta faça furos nos cortes para que o tempero penetre mais. 2 Coloque em uma vasilha redonda funda ou em um saco transparente. Tempere com os 2 sachês de hondashi, retire a casca do gengibre com o auxílio de uma colher e, após isso, rale o gengibre em um ralador fino e despeje sobre o meio da asa. Em seguida, despeje o molho shoyu e esprema os limões utilizando peneira ou as próprias mãos para que os caroços não caiam. Se utilizar o pote, misture bem os ingredientes e tampe. Ou, se utilizar o saco plástico, dê um nó e chacoalhe bem. 3 Deixe marinando por no mínimo 2 horas na geladeira, mexendo a cada 30 minutos, para que pegue bem o tempero. 4 Com a brasa acesa, em uma grelha para peixes, coloque os meios da asa alinhados, preencha toda a grelha e feche. Asse na parte média ou alta da churrasqueira por volta de 45 minutos, virando de vez em quando até dourar por igual. Antes de tirar da grelha, verifique se estão completamente assadas fazendo um corte no meio da asa.

Dica: Caso queira deixar a pele mais crocante, pode finalizar na parte mais baixa da churrasqueira. Preste muita atenção para que não queime a pele.

Legumes rústicos

1 Lave, retire as cascas e corte em tiras finas no sentido do comprimento as cenouras, as batatas-doces, as abobrinhas italianas, o pimentão amarelo, as cebolas-roxas e as pimentas cambuci. Reserve todos os legumes e em outro recipiente separe os pimentões amarelos e as pimentas cambuci. Em uma frigideira quente ao fogo alto, acrescente o azeite, os legumes cortados e tempere com a páprica defumada, sal e pimenta-do-reino a gosto e vá salteando. 3 Após 5 minutos, acrescente os pimentões e as pimentas e salteie até que as cenouras e as batatas-doces estejam al dente. 4 Nesse ponto, acrescente o gergelim e o molho tarê para que tenha um toque agridoce e a crocância do gergelim. Após 1 minuto, desligue o fogo. Se quer deixar o prato com mais sabor oriental, acrescente junto com o azeite 1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado.

Dica: Faça o preparo dos legumes quando estiver faltando de 10 a 15 minutos para os meios da asa estarem prontos, para que ambos sejam servidos quentes.

Montagem

Em um prato redondo, pegue os legumes com um pegador e monte como se fosse um ninho. Sobre esse ninho, acrescente os meios da asa, paralelos uns aos outros, formando um círculo no centro do prato.

Receita de Lucio Ribeiro do@norastrodochurrasco

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo