Destaque PrincipalMelhores do Ano

Os grandes campeões de 2022

Depois de serem escolhidos por um júri especializado, eis o resultado da votação popular

Foram 37.988 votos, na maior eleição da gastronomia brasileira. O público participou de todas as regiões, elegendo os seus preferidos. Agora é comemorar e caprichar ainda mais para 2023.

Parabéns para todos os finalistas e vencedores.

Melhor Feijoada

Continua após o anúncio

Bar da Dona Onça – São Paulo

Foto Divulgação

Se há um prato mais amado pelos brasileiros, este é a feijoada. E, claro, foi caso de outra disputa acirrada, com cinco candidatos brigando pelo pódio. Venceu uma casa que serve o prato tradicionalmente, com todas as carnes do porco e com muito sabor. Também, pudera, as carnes para sua elaboração são as mesmas servidas no A Casa do Porco Bar, a casa que prima pela excelência. A feijoada dali é servida com maxixe, abóbora e uma couve crocante, vinda direto do sítio da família. Para acompanhar, claro, uma caipirinha nota 10.

Avenida Ipiranga, 200 – 27 e 29, Edifício Copan, Centro, São Paulo, SP. Tel. (11) 3257-2016; @bardadonaonca

ARTESÃO DA GASTRONOMIA – PRODUTOS

Imperial Cutelaria – Campo Grande, MS

Foto Divulgação

O mestre cuteleiro Alexandre Barbosa herdou de seu avô a paixão pelo ofício. Criou uma pequena oficina e, ali, atendia poucos amigos e clientes. Com o aumento da demanda, em 2009, fundou a Imperial Cutelaria. Hoje, trabalha com diversas linhas de produtos, caso da faca assador, para brisket; para churrasco, a cimitarra Black, e outras desenvolvidas em parceria com profissionais da gastronomia. Assim nasceram as linhas de Jun Sakamoto, de Jimmy Ogro e de Emmanuel Bassoleil. Recentemente, lançou a linha especial Brasileiras, com facas voltadas para as mulheres, criadas em parceria com as chefs Carla Pernambuco, Mônica Rangel e Luiza Hoffmann. Todas seguem linhas mais ergonômicas e adaptáveis às mãos femininas.

De quebra, a empresa conta com pinças, espátulas e chairas, entre outros produtos.

Rua Miranda, 155, Vila Palmira, Campo Grande, MS. Tel. (67) 3027-9906; @cutelariaimperial

Melhor Doceria

Carole Crema – São Paulo

Foto Divulgação

Sabe aquele bolo de coco geladinho e molhadinho ou aquele de chocolate cremoso que vai bem com uma taça de vinho do Porto? Ou prefere pepitas de mel com chocolate belga? Seja qual for a sua escolha, o endereço certeiro para provar essas delícias é a confeitaria Carole Crema. Carole é uma das profissionais mais competentes do mercado e está fazendo 20 anos de carreira. Faz bolos, docinhos e trabalha chocolate como poucos profissionais. Com esse prêmio entra para a categoria de hors-concours.

Rua da Consolação 3161,
Jardins, São Paulo, tels. Site: (11) 95589-3911, Loja: (11) 98392-3169

Melhor Café da Manhã

Botanikafé —  São Paulo

Foto: Ricardo D’Angelo

A marca criada em 2018, aposta muito mais do que em um café da manhã. Ela tem como lema brunch o dia todo. Comecemos pelos cafés, que são oferecidos em microlotes, a maioria de produtores da Mogiana paulista. Para acompanha, o pão na chapa com manteiga, que pode ser brioche ou baguete é delicioso, e pode vir em variações com requeijão ou com pasta de avocado e ovo frito. Mas ovos beneditinos, sanduiches e vários sucos Detox. De quebra, ganhou pontos pelo ambiente e serviço nota 10.

Alameda Lorena, 1765, Jardins, São Paulo, tels.

(11) 3064-6570 | 91350-0283, e mais 3 endereços @botanikafe

Brigada de Ouro

Modern Mamma Osteria – São Paulo

Foto Divulgação

Liderada pela talentosa dupla de chefs Salvatore Loi e Paulo Barros, dois craques em entender o gosto do público paulista, a brigada de funcionários da casa leva o título de Brigada de Ouro de 2022. A casa é sucesso desde que abriu, sempre lotada e com fila de espera, o que exige disciplina e profissionalismo da equipe com ainda mais atenção.

Esse é um dos prêmios que nos da muita satisfação, porque reverência e reconhece o trabalho coletivo, de todos.

Rua Manuel Guedes, 160 • Itaim, São Paulo/SP, [email protected]

@modernmammaosteria

CHEF DO ANO

TÁSSIA MAGALHÃES

Foto Divulgação

A grande campeã da categoria Chef do Ano é natural de Guaratinguetá, interior de São Paulo. Inquieta, criativa e muito talentosa, a trajetória de Tássia começou profissionalmente em 2008, como estagiária e depois como subchefe do restaurante Pomodori, em São Paulo, que na época era comandada pelo chef Jefferson Rueda.

Isso durou até 2010, quando ela decidiu ir estagiar fora do país. Em 2013, retornou ao Brasil e voltou ao Pomodori, mas, como chef. O tempo passou, o amadurecimento veio e em 2017 Tássia alçou voo para projetos próprios, como o riso.e.ria – restaurante só de pratos preparados a base de arroz, o Uno – casa só de massas (estes estão hibernando no momento, e em breve serão reativados), e finalmente

o Nelita, a menina dos olhos da chef. “Criar uma casa do zero, de cozinha autoral, com a minha identidade, era quase que uma missão de vida”, afirma Tássia. “O Nelita tem uma base italiana, mas nada clássico, é tão somente a minha maneira de ver a Itália”. Sua cozinha de afeto, conquista e emociona os comensais de plantão.

Chef Revelação

Dário Costa – Madê – Santos, SP

Foto Divulgação

Os meninos de Santos resolveram brilhar nesta edição. Dário Costa disputou, voto a voto, com outros dois chefs e levou a melhor pelo excelente trabalho no Madê, que tem foco em uma cozinha simples e criativa, que valoriza os ingredientes regionais. Dário, hoje, comanda casas em Santos, SP, e em Fernando de Noronha, PE. Em comum, todas têm o respeito máximo aos ingredientes, sempre frescos e apresentados no ponto exato de cozimento. No Madê, a primeira, e em que ele mostra todo o seu talento, o chef optou por um cardápio curto, no qual tudo é aproveitado e os pratos mudam a cada estação, para respeitar a sazonalidade dos insumos.

Prepare-se para escutar falar muito de Dário, um dos profissionais mais competentes do Brasil e que vai brilhar ainda mais nos próximos anos.

Livro do Ano

Mandioca – Alex Atala

Foto Divulgação

Depois de uma pausa, os bons livros de gastronomia estão de volta. E em grande estilo. Mandioca, do chef Alex Atala, do restaurante D.O.M., um livro como o próprio autor o define, “escrito por muitas mãos”. Ele é o grande vencedor do prêmio Livro do Ano. Na empreitada, Atala contou com o apoio de chefs como Helena Rizzo, do Maní; Rodrigo Oliveira, do Mocotó; Mara Salles, do Tordesilhas; e de pesquisadores como Neide Rigo, que enriquecem qualquer trabalho. Algumas das belas fotos são de feras como Sergio Coimbra e Pedro Martinelli.

No livro, o leitor vai conhecer a história da mandioca, suas regiões de plantio e as que mais consomem o alimento. No final, claro, a publicação é ilustrada com deliciosas receitas.

MELHOR BANQUETEIRO

W Gourmet – Maceió, AL

Foto: Rui Nagae | Divulgação

O W Gourmet, braço dos negócios da família Medeiros, proprietária também dos restaurantes Picuí de Maceió, Alagoas, e do recém-inaugurado Canto do Picuí, em São Paulo, leva o título mais uma vez e entra para o time hors concours. No comando está o chef Wanderson Medeiros, o Picuí, como é carinhosamente chamado. Picuí conta que o buffet W Gourmet fez o primeiro evento em 2007, quando ele montou o espaço no andar de cima do restaurante. Com o sucesso, noivas da cidade também começaram a procurar pelos seus serviços, mas seu primeiro grande casamento foi o de um empresário local, para 850 pessoas, e o lugar escolhido foi a Capela de Milagres – onde acontece o tradicional Réveillon de Milagres. “Já fizemos mais de 500 casamentos, sendo que 90% são realizados na região de São Miguel dos Milagres, e os outros no estado de Alagoas, mas com clientes do Brasil todo”, afirma ele. As noivas, que são seu grande foco, procuram por ele, por causa do cardápio regional moderno e delicado, como ele mesmo o define. “Óbvio que temos um capricho nas receitas, no cardápio, mas é a equipe o que temos de mais precioso. Ela realmente se doa para fazer um evento perfeito”, diz ele.

Avenida da Paz, 1140, Jaraguá, Maceió, AL. Tel. (82) 98881-0176; @wgourmet

Melhor brasileiro

Restaurante Mocotó, São Paulo

Foto Divulgação

E o chef Rodrigo Oliveira leva mais uma vez, para a Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo, o caneco de campeão. É sempre bom lembrar a história da casa, criada pelo pai de Rodrigo, o senhor José de Almeida, que é natural de Mulungu, no sertão pernambucano.

A princípio, o Mocotó era uma casa do Norte, o famoso “secos e molhados”; depois, com a entrada de Rodrigo, que trouxe grande inovação ao lugar, a casa mesclou a tradicional cozinha sertaneja e as novas técnicas de cozinha, com esmero no acabamento. Para Rodrigo, sua cozinha “é feita com os olhos no mundo e os pés sempre firmados no sertão”. É dele o mérito de levar centenas de pessoas todas as semanas a seu restaurante, à procura das deliciosas criações e das releituras dessa culinária tão rica que faz o chef. Há cerca de uma década, o Mocotó é um dos mais aclamados restaurantes de comida brasileira do país, e, mais uma vez, leva a primeira colocação.

Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100, Vila Medeiros,

São Paulo, SP. Tel. (11) 2951-3056; @mocotorestaurante

MELHOR CAFETERIA

Santo Grão – São Paulo

Foto Divulgação

Inaugurado em 2003, já passou por altos e baixos, reinventou-se durante a pandemia e vive um grande momento ao conseguir aliar cafés especiais, boa gastronomia e atendimento acima da média, com atendentes conhecedores dos melhores cafés. É o caso  dos blends de Mogiana, Sul de Minas e Cerrado de Minas, que mostram grande harmonia entre acidez, aromas e corpo. Mas são os microlotes as estrelas da atualidade. Um deles, o Caramel, uma bebida deliciosa, adocicada, que lembra o caramelo (daí o nome), frutado e intenso. Além de ser cremoso e apresentar notas cítricas.

Rua Oscar Freire, 413, Cerqueira César, São Paulo, SP. Tel. (11) 3062-9294; @santograo

Melhor chef-pâtissière

Vivianne Wakuda

Foto Divulgação

A jovem chef-pâtissière, mestre na confeitaria yogashi – que utiliza ingredientes japoneses, com técnicas ocidentais –, é a grande campeã de 2022. Formada em gastronomia pelo Senac Campos do Jordão, foi em um estágio na famosa e tradicional Osomen-yo, no Japão, que ela enveredou para a confeitaria. Após seu retorno ao Brasil, trabalhou em várias confeitarias de São Paulo, como a Douce France, do chef Fabrice Le Nud; Las Chicas, das chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão; e Aizomê, de Thelma Shiraishi. Hoje, além dos deliciosos doces e sobremesas, Vivianne prepara uma vasta gama de bolos. O choux cream que ela faz tira qualquer um do regime.

Alameda dos Nhambiquaras, 1410, Moema, São Paulo, SP. Tel. (11) 96488-7708; @viwakuda

Assador do ano

Netão – BOM BEEF SANTOS

Foto Divulgação

Domingos Neto, o Netão, é um dos caras mais bacanas no mundo da comida. O menino de Santos é alegre, atencioso com os fãs – que são muitos. Ele é um campeão das mídias sociais e, no YouTube, é parceiro de outros profissionais. Apaixonado por carnes desde pequeno (o que se justifica), uma vez que nasceu em uma família de açougueiros, donos de frigoríficos e de churrascarias, e teve o pai e o tio como grandes referências. Desde cedo, começou a guardar dinheiro para abrir o próprio açougue.

Em 2013, comprou o antigo açougue do tio, em Santos, Litoral Sul de São Paulo. Mudou o nome para Bom Beef, e passou a vender carnes de qualidade mais alta. Hoje, sua marca virou franquia, com casas sendo abertas em um ritmo frenético. Se não bastasse, Netão se tornou assador de mão cheia, fazendo bonito nos principais eventos do Brasil e ensinando muito em seus vídeos no YouTube. É por tudo isso que o público o elegeu como o Assador do Ano de 2022.

Melhor da Região Norte

O Banzeiro

Foto Divulgação

A casa do chef Felipe Schaedler, é o grande vencedor de 2022. Um dos melhores restaurantes de comida brasileira do país, abriu as portas em 2009, na cidade de Manaus, Amazonas. Seu nome é uma homenagem ao termo dado às ondas que se formam nos rios quando as embarcações passam. Schaedler, catarinense de nascimento,adotou a Amazônia como lar e é defensor ferrenho da cozinha amazônica. Em 2019, o chef abriu a segunda casa, agora na cidade de São Paulo, trazendo a extraordinária culinária da Região Norte para os comensais paulistanos e, diga-se de passagem, é um verdadeiro sucesso.

Rua Libertador, 102, Nossa Senhora das Graças,

Manaus, AM. Tel. (92) 3234-1621; @restaurantebanzeiro

Melhor da Região Sudeste

Borgo Mooca – São Paulo, SP

Foto: RJ Castilho

Se existe um responsável por a Mooca voltar com força ao circuito da gastronomia paulista, ele se chama Matheus Zachini, o chef e proprietário do Borgo Mooca. E é dele o título de Melhor Restaurante da Região Sudeste 2022. O Borgo ocupa uma residência antiga, pertinho do clube Juventus, com agradável área ao ar livre. Zachini faz uma cozinha alegre, inventiva e, claro, cheia de sabor, que surpreende e cria expectativa para o próximo prato. São o caso do risoto com lula, atum e tomate defumado; do frito misto de camarão, manjubinha e maionese de tabasco; ou da burrata com tapenade e tomate chamuscado. Vá sem pressa e se prepare para ser feliz.

Melhor da região Sul

Ostradamus – Florianopolis/SC

Foto Divulgação

Aqui temos outra casa bicampeã. O restaurante comandado por Jaime Barcellos arremata o título mais uma vez, em uma disouta bastante acirrada.

A história de Jaime José de Barcelos começou no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, com uma oficina mecânica de automóveis. Em 1997, Jaime resolveu transformar a oficina em uma lanchonete, oferecendo sorvetes, caldo de cana, água de coco e cachorro quente. Com o crescimento da produção de ostras na região, Jaime resolveu inovar e ampliou o local para atender uma procura constante de turistas e clientes locais por essa iguaria. Servindo ostras ao natural, ao bafo e gratinadas, o empresário atingiu o sucesso e montou o Ostradamus. Suas grandes inspirações foram os chefs locais, Sônia Jendiroba, Zeca D’Acâmpora (já falecido) e Jonas Pacheco. Hoje o chef é reconhecido nacionalmente por seus deliciosos pratos – onde o carro chef são as ostras e frutos do mar.

Rodovia Baldicero Filomeno, 7640, Ribeirão da Ilha, Florianópolis, SC, Tel. 48/3337-5711, @ostradamusrestaurante

Melhor Hambúrguer

ZDeli Sandwiches São Paulo

Foto Divulgação

O reinado do ZDeli nunca esteve tão ameaçado com relação a seu posto de o melhor hambúrguer do Brasil. A disputa entre três candidatos foi bastante acirrada até o último dia de votação. Mas, no final, a casa comandada por Julio Raw e Bruno Mester ficou exato 0,8% na frente do segundo colocado. Desde 2014, a dupla mantém filas na loja de Pinheiros, de amantes de seus hambúrgueres moldados a mão, caso do Jalapeño, com blue cheese, cebola tostada e sour cream; do J.R. Burger, duplo, com queijo americano, cebola, picles e deli sauce, ou ainda do Black Burger, com tutano e jus. As batatas com casca e pastrami desfiado são dessas combinações que fazem tudo valer a pena.

Rua Francisco Leitão, 16, Pinheiros, São Paulo, SP. Tel. (11) 2305-2200; @zdelisandwiches

Melhor Latino-Americano

Baru Marisqueria – São Paulo

Foto Divulgação

O colombiano Dagoberto Torres parece viver de bem com a vida. Está sempre sorrindo, o que contagia a equipe do pequeno e animado Baru, que mantém nas alturas o astral. A disputa da categoria foi acirrada, com o resultado sendo definido apenas no último dia de votação, com passagens por casas importantes da gastronomia paulista. Dagoberto se especializou em peixes e frutos do mar. No Baru, com muito frescor, eles são servidos no ponto exato de preparo, com textura perfeita, e vários preparos sendo feitos na brasa.

Rua Augusta, 2542, Jardins, São Paulo, SP. Tel. (11) 3062-0898

Melhor Natural (vegetariano)

Naturalie Bistrô – Rio de Janeiro, RJ

Foto Divulgação

O Naturalie Bistrô, da chef Nathalie Passos, é eleito pela segunda vez como o melhor de sua categoria. A gastronomia entrou na vida de Nathalie em um momento de mudanças em sua vida. “Fiz uma reflexão sobre a minha vida, de tudo o que me cercava, enfim, do que eu gostava. E tudo me levava para o lado da gastronomia”, diz, ao se lembrar.  Formou-se, em 2011, em gastronomia, em uma faculdade do Rio de Janeiro. Irrequieta e muito questionadora, Nathalie conta que sentia falta de aulas que abordassem temas como a sustentabilidade, o produto – de onde vem; o descarte do lixo da cozinha com sobras e aparas. Isso a incomodava profundamente. Com esses questionamentos em mente, a chef foi estudar em uma escola de Nova York e, lá, sua visão de gastronomia se transformou, a sua relação com a comida teve outro significado – foi um marco em sua vida. Ali, aprendeu a importância do orgânico, do produtor; trabalhou em vários restaurantes vegetarianos e veganos. De volta ao Brasil, comprou um lindo sobrado no bairro de Botafogo, no qual montou o primeiro Naturalie. Ficou nesse sobrado por seis anos e, em 2021, mudou-se para um imóvel maior, na mesma rua. “Quando voltei para o Brasil, vim convicta de que o meu restaurante teria de ser vegetariano. Não por que eu quisesse implementar essa ideologia, mas, porque eu sabia que tinha muito para mostrar sobre os vegetais. Sempre digo que não tenho um restaurante de ideologia, que não quero mudar a vida das pessoas, que não quero fazer ninguém parar de comer carne. Meu objetivo é mostrar que a comida vegetal tem muita força. Tenho clientes que entram, sentam e conversam comigo por horas, querendo saber mais sobre os alimentos. E eu adoro isso. Estou sempre disponível, acredito que é aí que acontecem as mudanças de hábitos alimentares”, afirma. O resultado é que seus pratos são visualmente lindos e os sabores, incríveis.

Rua Visconde de Caravelas, 5, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. Tel. (21) 2537-7443; @onaturalie

MELHOR PADARIA

Fabrique – São Paulo

Foto Divulgação

Padaria é um assunto que provoca paixões e, claro, também discussões. Todos têm uma preferida, o que fez dessa categoria uma das mais disputadas, com a briga indo até o final e decidida apenas no último dia de votação, com diferença de apenas 1% entre a grande vencedora e os concorrentes. Com três unidades em São Paulo, a Fabrique se destaca não apenas por seus pães, de fermentação natural – caso do de castanha-do-pará, macio e de casca crocante –, mas também pelo atendimento diferenciado. No comando está José Carlos Gomes, que nasceu em uma família de padeiros portugueses e se formou na French Pastry, escola francesa de culinária, em Chicago, nos Estados Unidos. Suas baguetes estão entre as melhores da cidade, e o pão de queijo, feito com queijo da Canastra é daqueles para se pedir bis.

Rua Conselheiro Brotero, 860, Santa Cecília, São Paulo, SP. Tel. (11) 2339-4374; @fabriquepaes

Melhor Pizzaria

A Pizza da Mooca – São Paulo, SP

Foto Divulgação

Apesar do nome, a campeã deste ano, a já famosa Pizzaria da Mooca, que está no bairro desde 2011, sob o comando de Fellipe Zanuto, ganhou uma filial em Pinheiros, em 2020. O que se pode esperar da casa são pizzas com ares de Nápoles, ingredientes frescos e muito bem selecionados, farinha italiana, obviamente, e uma experiência inesquecível. Nas entradas, figuram deliciosos calzones, preparados com a massa da casa, nos sabores castelões e marguerita, bem como pizza rolls, rolinhos de pizza aos quatro queijos e de calabresa com Catupiry. Entre as redondas, destaque para a 4 Stagione, que leva molho de tomate, funghi, carciofi, margherita e parma; para a Copa, preparada com molho alla vodka, Mozzarella fior di latte, Copa italiana e gremolata; e as tradicionais Castelões, com molho de tomate, mozzarella, calabresa artesanal e orégano orgânico fresco; e a Mozzarella, que leva molho de tomate, mozzarella e orégano.

Rua da Mooca, 1747 São Paulo, SP. Tel. (11) 2601-4653

Rua João Moura, 529, São Paulo, SP. Tel. (11) 3064-0060

MELHOR da REGIÃO NORDESTE

Manga – Salvador, BA

Foto: Leonardo Freire | Foto Divulgação

O grande campeão é o restaurante Manga, comandado pelo casal de chefs  Dante e Katrin Bassi. A casa foi inaugurada em 2018, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. “O Manga é um restaurante que valoriza muito a qualidade do que serve e que é reflexo de nossas experiências, do que gostamos de cozinhar e de comer”, afirma Dante. Ele é natural de Salvador, enquanto Katrin nasceu em Ravensburg, no sul da Alemanha. E se conheceram na cozinha do renomado D.O.M., de Alex Atala, no qual estagiaram e trabalharam por um tempo. Após um período viajando e trabalhando em várias casas renomadas no exterior, o casal decidiu voltar ao Brasil e realizar o grande sonho de ambos – montar um restaurante de cozinha autoral. O orgânico, a sazonalidade e a preocupação com a qualidade dos produtos utilizados em seus pratos estão presentes no dia a dia do restaurante, que busca sempre o melhor. Como é o caso do mel de abelha nativa que eles utilizam em suas receitas. Ele vem do sítio do tio do cozinheiro, que cria uruçu e uruçu-amarela, espécies mais adaptadas ao clima baiano. Dentro da cozinha, Dante cuida dos pratos salgados e da charcutaria, e Katrin, da panificação e das sobremesas.

Rua Professora Almerinda Dutra, 40, Rio Vermelho, Salvador, BA. Tel. (71) 3506-2744; mangamar.com.br, @mangarestaurante

Melhor Restaurante do Centro-Oeste

1929 Trattoria Moderna – Goiânia, GO

Foto Divulgação

O jovem chef Ian Baiocchi, além de entrar no grupo dos melhores profissionais do Brasil, também está se transformando em um grande empreendedor. Colocou três estabelecimentos entre os melhores do país. Além do 1929, o Íz e a sorveteria Nalata também concorreram. E atente que a disputa do Centro-Oeste foi uma briga voto a voto, com três casas na boa briga.

Aos 5 anos, Ian já espreitava na barra das saias da mãe e da avó e, usando a curiosidade inerente à idade, se aventurava a questionar e a buscar compreender o que seria aquele cheiro gostoso, aquele ingrediente único que compunha determinados pratos. Cursou gastronomia em São Paulo e, de cara, buscou estágio nos melhores lugares da cidade, com destaque para os restaurantes D.O.M., de Alex Atala; Eñe, dos espanhóis Sérgio e Javier Torres; e Maní, na época, de Daniel Redondo e Helena Rizzo. Em 2012, retornou a Goiânia, onde chefiou a cozinha no Palácio das Esmeraldas. Paralelo a isso, inaugurou o próprio negócio, o Ian Baiocchi Buffet & Catering. Hoje, comanda o Íz Restaurante, o 1929 Trattoria Moderna e a sorveteria.

Alameda Ricardo Paranhos, 955, Setor Marista, Goiânia, GO. Tel. (62) 3609-8878, (62) 98226-4394; @1929trattoria

Melhor Sorveteria

Bacio Di Latte – Diversas cidades

Foto: RJ Castilho

Pode não ser a mais artesanal, porém é a mais constante, o que faz toda a diferença na hora de atender 140 lojas distribuídas por todo o Brasil. A primeira unidade foi inaugurada nos Jardins, em São Paulo, em 2011, por três amigos que haviam decidido se mudar para o Brasil. A ideia sempre foi fazer no Brasil um gelato com o jeito italiano. A matéria-prima é de primeira, caso do pistache, que vem da Sicília, morango orgânico do sul de Minas, nozes do Piemonte e cacau do interior do Pará. Difícil resistir ao bacio di latte, com leite e creme de leite; com coco, e pedaços da fruta; ou o fragola, um verdadeiro sorbet, cheio de frescor.

baciodilatte.com.br, @baciodilatte

NOVIDADE DO ANO

PACATO – Belo Horizonte, MG

Foto: RJ Castilho

O talentoso e jovem chef Caio Soter está à frente das panelas do restaurante Pacato, de Belo Horizonte, que leva o título de Novidade do Ano e, como detalhe, votos de todo o Brasil. Caio conta que sua história com a gastronomia aconteceu quase por acaso, ou como ele mesmo define “caí de paraquedas”. Seu primeiro contato com a cozinha propriamente dita foi a cerca de dez anos, quando cursava a faculdade de Ciências Políticas, no exterior, e, nas férias, trabalhou como ajudante de cozinha em um restaurante local, para se manter.

De volta ao Brasil, passou por outras casas até inaugurar o Pacato, que o chef aposta ter seu mais puro DNA. “Quando se vive a vida de uma forma mais pacata, presta-se mais atenção nos detalhes”, diz ele. Ali, o cliente vai encontrar pratos com base na cozinha tradicional mineira, no estilo de quintal.

Rua Rio de Janeiro, 2735, Lourdes, Belo Horizonte, MG. Tel. (31) 98324-8736; @pacatobh

Personalidade da Gastronomia

Teresa Paim

Casa de Tereza, Salvador, BA

Foto: Carol Gherardi | Divulgação

Enquanto muita gente pensa que faz ou imagina fazer, essa baiana arretada, já está voltando, como se diz popularmente. E é dela uma das maiores homenagens que a revista faz, que é o prêmio de Personalidade da Gastronomia. Tereza Paim exibe energia e inquietude em cada movimento. O gosto pela culinária a levou aos cursos e especializações em cozinha, no Brasil e na Europa. Atualmente, comanda a Casa de Tereza e o recém- inaugurado bar Casa Bohemia, além de produzir algumas das melhores farofas do país. Seu trabalho com pequenos produtores é encantador. Conta hoje com uma cadeia de cerca de 30 fornecedores diretos, todos pequenos produtores. Caso de Dona Cadu, de 102 anos, uma artista de mão-cheia, de quem a chef compra e divulga as peças feitas à mão.

A chef ainda desenvolve seu trabalho com a premissa de uma vida sustentável, tratando todo o seu lixo com destinação ambientalmente correta.

Profissional de cozinha japonesa

Telma Shiraishi – Aizomê – São Paulo, SP

Foto: Rafael Salvador | Divulgação

Estamos mudando, pelo menos nesta edição, a nomenclatura do prêmio, porque a vencedora deste ano é muito mais que uma profissional do sushi, ela é completa nos segredos da culinária japonesa e, cada vez mais, entende o mundo não animal, criando um menu vegetariano que está entre as melhores refeições que um restaurante pode oferecer. Mas Telma não é apenas isso. Nestes anos difíceis, quando muita gente precisava de ajuda, ela praticamente deixava sua cozinha focada somente em fazer refeições para os necessitados. Foi votada em todas as regiões do país, sendo que, na primeira etapa, foi aclamada por chefs de várias tribos. Arrigato, Telma, por fazer as pessoas felizes pela comida.

ARTESÃO DE GASTRONOMIA – ALIMENTOS

Rafa Bocaina – Mantiqueira Paulista, SP (charcutaria artesanal)

Foto Divulgação

Imagine uma pessoa formada em hotelaria e gastronomia pelo Senac Campos do Jordão e que, depois de estagiar em grandes cozinhas como a do D.O.M e do Mugaritz, além de chefiar casas em São Paulo, Goiânia e Belo Horizonte, se mude com a família para uma pequena fazenda em Silveiras, interior de São Paulo, para ali criar porcos em pasto. Este é Rafa Cardoso, que adotou o apelido Bocaina, e é um ídolo para vários profissionais de cozinha. Hoje, ele se dedica ao resgate do caruncho, uma espécie de porco crioulo da Serra da Bocaina, e faz um trabalho de recuperação e disseminação dos sabores caipiras do Vale do Paraíba, além de se dedicar à charcutaria artesanal. Seu produto é, atualmente, oferecido em alguns dos principais restaurantes do país.

Fazenda Fundão – Silveiras, SP; @rafa_bocaina, @curiango.art

Responsabilidade Social na Gastronomia

Foto: Ricardo D’Angelo

Rodolfo Vilar está à frente do Projeto A.Mar, uma ideia que começou singela, em 2014, com a intenção pessoal de ajudar os pescadores da comunidade do Bonete, de Ilhabela, a terem alimento o ano todo. E se tornou um projeto empoderador, envolvendo a profissionalização da pesca artesanal. Desde dezembro, o Laboratório A.Mar funciona em Vila Salga, em Ilhabela, para abrigar os cinco principais protocolos que nortearam as pesquisas em métodos de conservação, na despesca e na criação de inúmeros produtos desenvolvidos no projeto. O modelo concentrou em um centro de pesquisa e capacitação os processos que agregam valor aos pescados e que geram independência, autonomia, valorização da pesca, ajudando a eliminar o atravessador.  O melhor: pode ser reproduzido com poucos recursos, em qualquer lugar.  “Por meio deste espaço, queremos levar uma solução transformadora e replicadora a muitas outras comunidades do Brasil.”

Restaurante do Ano

Glouton – Belo Horizonte, MG

Foto Divulgação

O chef Leo Paixão está em uma fase merecedora de todos os aplausos. Ele atravessou a pandemia de Covid-19 com calma, fazendo vídeos de receitas fáceis para que as pessoas pudessem preparar em casa e, em grande estilo, voltou com suas casas: todas lotadas e reconhecidas como tendo bom serviço e com comida que abraça, que deixa feliz o comensal. E, assim, em uma das categorias mais disputadas, ele conseguiu duas proezas – na fase preliminar, ele e sua casa foram votados por chefs e profissionais de todo o país, fato que se repetiu com a votação do público.

No Glouton, o serviço de vinhos é impecável, o ritmo da equipe é perfeito e o que sai da cozinha conquista.

No final, não dispense o perfeito preparo do café.

Rua Bárbara Heliodora, 59, Lourdes, Belo Horizonte, MG. Tel. (31) 3292-4237; @gloutonbh

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo