- 200 g de filé de porco Moura
- 500 g de milho crioulo; 25 g de cal
- 500 g de banha
- 50 ml de suco de limão-bergamota
- 80 g de crem
- 100 ml de vinagre de vinho tinto
- 100 g de melado; 50 g de queijo Serrano
- Sal e pimenta
MOSTARDA DE CREM
1 Rale 50 g de batata de crem e coloque para reduzir com 100 ml de água e o vinagre.2 Depois de cozinhar o crem, acrescente o melado e ajuste o tempero. Deixe reduzir até o ponto de pomada.
MILHO NIXTAMALIZADO
1 Deixe o milho de molho por 5 minutos em água com a cal e 2% de sal. 2 Cozinhe o milho com essa mesma água com cal. Deixe o milho imerso nessa água do cozimento de um dia para o outro. Depois, lavar e passar no moedor. 3 Verifique se é necessário adicionar um pouco de água para formar uma massa. Junte o sal e abra com um rolo. Essa base pode ser utilizada para tortillas, nachos, tacos e crocantes. Pode ser assada, frita ou selada em frigideira. Nesse caso, será frita por imersão em banha.
TARTAR DE PORCO
1 Rale o crem fresco. 2 Limpe o filé, removendo a gordura e algum eventual nervo. 3 Corte o filé de porco em cubos pequenos e tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e suco de limão. 4 Sobre chips de milho, espalhe a mostarda de crem, disponha o tartar de porco temperado, coloque um pouco do crem fresco ralado, cubra todo o snack com queijo ralado na hora.

Receita apresentada na aula dos chefs Israel Bertamoni ,Marcelo Pereira ,durante o Mesa ao Vivo RS
Esta e muitas outras receitas você encontra publicada na edição 217 que já se encontra disponível nas bancas e na versão digital da revista no zinio.