Destaque PrincipalReceitas

Aprenda já a fazer o delicioso tartelete de goiabada

Veja como fazer esse delicioso tartelete de goiabada low carb

“Low Carb é um estilo de vida, no qual aderimos a uma alimentação com baixo consumo de carboidratos, dando preferência aos que estão presentes nos alimentos naturais e que não impactam na glicemia”, afirma a paulistana Cristiane Paliares, especialista no assunto. Ela explica que nas receitas low carb não se utilizam trigo nem açúcar, que estes são substituídos por farinhas com menor impacto glicêmico, como a de amêndoas e a de coco, e adoçantes naturais. Com exclusividade para Prazeres da Mesa, Cristiane ensina o delicioso tartelete de goiabada low carb. “As substituições de ingredientes não interferem nos sabores das sobremesas, pois, quando bem manuseadas e bem executadas nos preparos, são semelhantes”, afirma.

Segundo ela, quem procura a low carb são pessoas que querem se alimentar de forma saudável, tirando os industrializados, e escolhendo comida de verdade como base de sua alimentação. A low carb entrou na vida de Cristiane por necessidade – ela estava 50 quilos acima de seu peso ideal e, ainda por cima, foi diagnosticada com diabetes tipo 1. “Descobri os benefícios desse estilo de alimentação em um momento crítico em minha vida, que me ajudou a mudar, me trouxe saúde e elevou minha autoestima. Eu nunca mais saio da low carb”, diz. Questionada se é fácil preparar pratos com base na low carb, ela respondeu, “Sim, são preparos com ingredientes simples, que bem harmonizados explodem de sabor. Sem contar que são nutritivos.” Ela e o chef paulista Artur Nagae estão criando pratos low carb para um curso que será lançado em breve, com o intuito de mostrar que é possível ter uma alimentação saudável e natural, com a mesma qualidade e sabor dos pratos aos quais os brasileiros estão habituados.

Tartelette de goiabada

4 porções

Continua após o anúncio
  • 250 g de farinha de amêndoa
  • 3 colheres (sopa) de farinha de coco
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 120 g de manteiga
  • 6 colheres (sopa) de adoçante xilitol ou eretritol

1 Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. 2 Faça bolinhas e modele com as mãos nas formas de empada grandes. 3 Leve ao forno preaquecido a 180 °C, por 25 minutos.

Geleia de goiaba

  • 4 goiabas vermelhas grandes
  • 120 g de xilitol

1 Bata tudo no liquidificador. 2 Coe com a ajuda de uma peneira. 3 Leve esse líquido ao fogo médio até engrossar. 4 Retire do fogo e deixe esfriar para rechear a massa já desenformada.

Foto: RJ Castilho

Receita de Cristiane Paliares, especialista em low carb.

WhatsApp (11) 99202-8880, @cris_cozinhando

Mostrar mais

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo