Destaque PrincipalNotíciasReceitas

É ouro na cozinha!

Receitas para assistir as finais das Olimpíadas em casa com muito estilo

Durante as Olimpíadas o mundo se reúne para celebrar o espírito esportivo e testemunhar performances incríveis de nossos atletas!

E o que poderia tornar esses momentos ainda mais especiais? Compartilhar essas emoções com amigos e familiares no conforto de casa, acompanhado de deliciosas receitas inspiradas nos países que estão competindo.

É hora de vestir seu uniforme e o avental de cozinha, aquecer os corações e celebrar junto de nossos atletas.

Continua após o anúncio

Que tal mostrar que você é um medalhista de ouro na cozinha?

Arancini

Receita por La Nonna di Lucca

photofoodmkt

Ingredientes

  • 500 g de arroz arbóreo
  • 20 ml de azeite de oliva
  • 400 ml de caldo de legumes
  • 200 g de molho de tomate
  • 100 g de queijo parmesão
  • 100 ml de vinho branco
  • 17 g de sal
  • 7 g de raspas de limão siciliano
  • Farinha de trigo Tipo 1 (para empanar)
  • Gema de ovo branco ou caipira (para empanar)
  • Farinha Panko (para empanar)

Modo de preparo

  1. Aqueça o caldo de legumes e o molho de tomate. 2. Em uma panela, refogue o arroz arbóreo com o azeite até ficar “perolado”. 3. Acrescente o vinho branco e mexa até evaporar e secar o arroz. 4. Adicione o molho de tomate e o sal. Aos poucos, introduza o caldo de legumes, mexendo sempre, até o arroz cozinhar e alcançar o ponto desejado. 5. Quando o arroz estiver pronto, adicione as raspas de limão siciliano raladas na hora. Desligue o fogo. 6. Acrescente o queijo parmesão e mexa vigorosamente até incorporar. Deixe esfriar. 7. Quando estiver frio, forme bolinhas com a mistura, passe na farinha de trigo, depois na gema de ovo batida, e finalize o empanamento com a farinha panko. 8. Frite em temperatura média até dourar. Se preferir, enfeite com molho ou geleia de sua preferência.

Cassoulet

Receita por chef Anna Barreto, Casa das Meninas.

Divulgação

Ingredientes

  • 200 g de feijão branco
  • 1 tomate picado concassé
  • 1 unidade de coxa de pato confitada (ou 2 se preferir não dividir a coxa de pato)
  • 100 g de paio
  • 60 g de carne de sol de cordeiro
  • 100 g de kit feijoada da Casa das Meninas (orelha, pé, rabo, calabresa e linguiças)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 cenoura
  • 100 g de gordura de pato

Modo de preparo 1. Coloque os feijões numa vasilha e cubra com água. Deixe de molho durante a noite. 2. No dia seguinte, escorra o feijão, coloque-o em uma caçarola e cubra com água fria. Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. 3. Descasque e pique grosseiramente a cenoura, a cebola e o alho. 4. Corte as carnes do kit em pedaços do tamanho de sua preferência, inclusive as linguiças. 5. Escorra o feijão cozido e coloque-o de volta na panela. Adicione a cenoura, a cebola, os dentes de alho e alguns pedaços de bacon. 6. Cubra com água e cozinhe em fogo baixo por 1 hora. Cuidado para não deixar ferver! 7. Enquanto isso, doure a barriga de porco em uma frigideira quente até dourar bem. 8. Retire a barriga de porco da caçarola e repita o procedimento para as linguiças e as coxas de pato. 9. Pré-aqueça o forno a 150°C. 10. Retire os ingredientes da caçarola com uma escumadeira e reserve. Recolha o caldo e reserve. 11. Forre o fundo da caçarola com a casca e cubra com uma camada de feijão. 12. Distribua os pedaços de bacon e o confit de pato. 13. Finalize cobrindo com o restante do feijão. 14. Adicione o caldo reservado, coloque as linguiças e o restante do bacon por cima. 15. Adicione os tomates. 16. Cubra e leve ao forno por 1 hora. 17. Se quiser crocância, adicione migas de pão antes de levar ao forno.

Montaditos de Terrine 

Receita por chef Fabio Vieira, Santo Grão.

Renata Kerkmeester

Ingredientes

Para a Terrine

  • 360 g de lombo suíno moído com alguma gordura (sem excesso)
  • 230 g de barriga suína sem a pele e sem excesso de gordura (picada na faca um pouco menor que tartar)
  • 45 g de cebola e salsão picados
  • 5 a 10 g de alho batido na faca (deve estar novo)
  • 20 ml de cachaça branca
  • 45 ml de vinho branco seco
  • 20 ml de saquê
  • 20 ml de suco de limão cravo
  • 1 colher de sopa de tomilho desfolhado (colher rasa)
  • 20 ml de vinagre de arroz
  • ½ pimenta de cheiro picada (se a pimenta for pequena pode colocar 1)
  • 25 g de pistache inteiro
  • 25 g de mix de castanha picadas
  • Pimenta do reino
  • Sal
  • 8 lâminas finas de bacon (vai depender da espessura da peça)

Para a Manteiga

  • 150 g de manteiga sem sal
  • 1 e ½ colher de sopa de melaço de cana
  • Sal

Para a Couve

  • Couve cortada sem o talo, muito fina
  • Óleo para fritar

Base

  • Fatias de pão de miga branco, cortadas em retângulos conforme definido

Modo de preparo 1. Misture as carnes e tempere com a cebola e o salsão, o alho, o tomilho, a pimenta de cheiro, a pimenta do reino em boa quantidade, os líquidos e deixe descansar por pelo menos 1 hora na geladeira. 2. Adicione as castanhas, misture e, em uma forma de bolo inglês com bordas bem definidas, acomode o bacon para cobrir o fundo. Acrescente a terrine sem apertar muito, porém bem acomodada. Feche com o bacon, coloque papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 140°C em banho-maria por 35 minutos. 3. Retire do forno e deixe esfriar. 4. Para a manteiga, leve a manteiga sem sal ao fogo médio em uma panela. Assim que subir fervura, vá retirando a espuma branca que se forma acima (como na manteiga clarificada). 5. Deixe continuar em fogo médio até atingir uma coloração leve dourada (tipo noisette). 6. Retire, passe por uma peneira para retirar os sólidos restantes e leve a um bowl sobre outro bowl com gelo e água. 7. Mexa vigorosamente com um fuê e acrescente o melaço e o sal. Mexa até atingir um ponto cremoso. Coloque em um saco de confeitar e reserve. 8. Para a couve, corte-a sem o talo muito fina. 9. Frite em óleo não muito quente com o auxílio de uma peneira de aço. Ao fritar, vá colocando e levantando do óleo a fim de obter uma couve crispy verdinha e não marrom de queimada. 10. Escorra e reserve. 11. Para a base, corte fatias de pão de miga branco em retângulos conforme definido e leve ao forno a 180°C por aproximadamente 6 minutos. 12. Corte pedaços da terrine do tamanho das fatias de pão, passe a manteiga na base. 13. Acomode a terrine e uma gota de geleia de cambuci. 14. Posicione  a couve crispy acima.

Arancini

Receita por Chef Franco Ravioli, Foglia Forneria.

João Erbert

Ingredientes

  • 300 g de arroz arbóreo
  • ¼ de cebola picada
  • 1 colher de azeite
  • ¼ de vinho branco seco
  • ½ l de caldo de legumes
  • 120 g de molho de tomates à sua maneira
  • 150 g de mozzarella em cubinhos
  • 200 g de parmesão
  • 1 colher de manteiga sem sal
  • 220 g de parmesão (em adição ao anterior)
  • Farinha de trigo para empanar

Modo de preparo 1. Em uma panela larga e baixa, refogue a cebola no azeite até ficar translúcida. 2. Adicione o arroz e frite por alguns minutos. 3. Dê o primeiro cozimento com o vinho branco até o álcool evaporar. 4. Vá adicionando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre. No meio do processo, adicione o molho de tomates a seu gosto. 5. Quando o arroz estiver “al dente”, desligue o fogo e adicione a manteiga e o parmesão. 6. Espalhe o risoto em uma superfície de mármore ou bancada até esfriar. 7. Após esfriar, faça pequenas bolinhas com a ajuda das mãos, lembrando de colocar um cubinho de mozzarella dentro de cada bolinha. 8. Empane os arancini levemente com a farinha de trigo. 9. Frite até ficarem dourados, com uma coloração semelhante à laranja.

Guioza

Receita por chef Hugo Castelli, Hocus Pocus.

Bárbara Girão

Ingredientes – Guioza

  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de óleo
  • ½ cebola picada
  • 1 colher de chá de gengibre picado
  • 1 cenoura cortada em tiras finas
  • 2 xícaras de repolho cortado em tiras finas
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim
  • 2 colheres de chá de molho de soja
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • ¼ xícara de cebolinha picada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Óleo para fritar

Ingredientes – Molho

  • 4 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de água filtrada
  • Flor de sal a gosto
  • 1 colher de chá de páprica defumada

Modo de preparo 1. Em uma frigideira quente, adicione o óleo e refogue a cebola. 2. Junte o gengibre e a cenoura, e refogue bem. 3. Em seguida, adicione o repolho e refogue. 4. Adicione o óleo de gergelim e o molho de soja, e por último, tempere com sal, pimenta do reino e cebolinha picada. Reserve. 5. Em um recipiente, misture a farinha e a água, sovando bastante até a massa ficar lisinha. 6. Com o auxílio de um rolo, abra pequenos discos de massa e recheie com uma colher de sopa do recheio. 7. Dobre a massinha ao meio em forma de meia-lua, começando a fechar pelo centro e terminando nas bordas. Coloque em uma forma enfarinhada e reserve. 8. Aqueça uma frigideira e adicione o óleo, aquecendo até que comece a “movimentar” no fundo da panela. Caso tenha um termômetro de imersão, a temperatura deve ser de 180°C. 9. Disponha os guiozas na frigideira e deixe fritar até que estejam dourados.

Modo de preparo do molho 10. Em um bowl, misture todos os ingredientes do molho até que fiquem homogêneos e reserve. 11. Assim que os guiozas estiverem dourados, disponha-os dentro do bowl do molho e misture suavemente até que estejam “envelopados” pelo molho. 12. Salpique flor de sal ao servir.

Fondue

Receita por Chalezinho

Ingredientes

  • 160 g de Queijo Emmental ralado grosso
  • 160 g de Queijo Gruyère ralado grosso
  • 80 g (de Queijo Maasdam ralado grosso
  • 160 ml de Vinho Branco meio seco frutado
  • 10 ml de Kirschwasser (destilado de cerejas de origem alemã)
  • 12 g de Amido
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo 1. Com todos os ingredientes em temperatura ambiente, coloque o vinho branco, o amido e os queijos ralados grossos espalhados em uma panela de ferro esmaltado (mais indicado) ou em uma panela que não grude no fundo. 2. Leve ao fogo brando e, com uma espátula ou um fouet, vá mexendo até que os ingredientes comecem a se fundir, com os queijos derretendo e misturando ao vinho e ao amido. 3. Não deixe de misturar nem por um momento. 4. Acrescente uma pequena pitada de sal para destacar os sabores. 5. Quando a fondue estiver homogênea e um pouco elástica, finalize com o Kirschwasser, misture e transfira para a sua panela de fondue.

Arroz de camarão

Receita do chef Pedro de Artagão, Boteco Princesa.

Ingredientes

  • 350 g de camarão limpo descongelado
  • 200 g de arroz branco cozido
  • 50 g de azeite extra virgem
  • 40 g de manteiga
  • 60 g de cebola branca
  • 20 g de alho descascado
  • 40 g de pimentão vermelho
  • 40 g de pimentão amarelo
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • Salsa a gosto
  • Coentro a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída a gosto
  • 1 colher de chá de tabasco
  • 200 g de base de molho taiano (receita abaixo)
  • 100 g de base de molho de tomate (receita abaixo)

Base Molho de Tomate

Ingredientes

    • 30 g de alho descascado picado
    • 440 g de tomate pelati
    • 25 g de açúcar
    • 1 colher de sopa de azeite extra virgem

Base Molho Taiano

Ingredientes

  • 100 g de cebola branca
  • 150 g de pimentão vermelho
  • 150 g de pimentão amarelo
  • 40 g de tomate italiano
  • 20 g de alho descascado picado
  • 170 g de tomate pelati
  • 400 g de leite de coco
  • 70 ml de azeite extra virgem

Molho taiano

1. Higienize os pimentões e tomates em água corrente antes de cortar. 2. Retire as sementes, a cabeça e a parte branca fibrosa dos pimentões e tomates. 3. Corte as cebolas, pimentões e tomates em pedaços de 5 cm. 4. Refogue a cebola no azeite. 5. Quando dourada, adicione os pimentões até murcharem. 6. Adicione os tomates e deixe murchar. 7. Adicione o tomate pelati e o leite de coco. 8. Cozinhe em fogo médio, sempre mexendo. 9. Quando reduzir pela metade, retire do fogo. 10. Espere esfriar e bata no liquidificador.

Molho de tomate

1. Em uma panela, refogue o alho picado com o azeite. 2. Adicione o tomate pelati com o líquido e deixe cozinhar em fogo baixo por 1h30, sempre mexendo para não pegar no fundo. 3. Mexa bem até desmanchar o tomate. Reserve.

Preparo final

1. Em uma frigideira bem quente, adicione um fio de azeite e os camarões. Tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino moída. 2. Quando os camarões começarem a ficar rosados, retire e reserve. 3. Na mesma frigideira, adicione um fio de azeite e a cebola. 4. Quando começar a dourar, adicione o alho e refogue. 5. Adicione os pimentões e deixe murchar. 6. Adicione o molho taiano e o molho de tomate. 7. Quando levantar fervura, adicione o arroz cozido e os camarões, mexendo bem. 8. Reduza o líquido pela metade, adicione a manteiga, o queijo parmesão e o coentro. 9. Quando estiver bem cremoso, adicione o molho tabasco. 10. Prove e ajuste o sal e a pimenta, se necessário. 11. Sirva com um fio de azeite e coentro por cima.

 


Mostrar mais

Luiza Pires

Jornalista que vive entre pautas, garfadas e viagens. Instagram: @luizarpires

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo