Famosa por seu mil folhas, confeitaria Dama lança outras sete versões dessa delícia
De olho nos jogos Olímpicos, a Dama se inspirou em sete países participantes e usou ingredientes típicos de cada um deles, para criar os doces, que ficam no menu por tempo limitado.
Por JP Melo
É ano de jogos Olímpicos e visando isso, as sócias criadoras da Confeitaria Dama, Daniela e Mariana Gorski decidiram prestigiar o país que sediará os jogos olímpicos – a França — e utilizar o evento como inspiração para a 8ª edição do festival de mil folhas.
Do Brasil, as meninas buscaram a referência nos tradicionais doces de compota, que tanto fazem parte da história do país. Surgiu o Mil Folhas Compota de Caju, onde a massa folhada ganha recheio de creme de castanha de caju com a fruta em calda. A sobremesa ainda é finalizada com glaçúcar com granulado de castanha de caju.
Representando a França a receita selecionada foi a Pera Belle Helène, que data do século XIX. O Mil Folhas Belle Helène é composto pela delicada massa folhada da casa, duas camadas recheadas com um aveludado creme de peras ao vinho tinto e cobertura de glaçúcar brulée.
Pensou em Itália, logo vem à cabeça o tiramissú. Não à toa, a sobremesa foi a escolhida para inspirar o Mil Folhas Tiramissú: massa folhada, uma camada de creme de café, uma camada de creme de mascarpone e glaçúcar com cacau na cobertura.
Da Áustria vem o Mil Folhas Sachertorte, uma homenagem ao bolo tão adorado no país. Para traduzi-lo na massa folhada, a equipe da Dama recheou o doce com creme de chocolate meio amargo e compota de damasco. Glaçúcar com cacau polvilha a cobertura e finaliza o mil folhas.
Estados Unidos e Cheesecake é unanimidade. Os dois andares de massa folhada são recheados com creme de cream cheese com pedaços de frutas vermelhas e recebem cobertura de glaçúcar.
O Japão é homenageado com o Mil Folhas Matchá. Para encontrar o melhor ingrediente para a receita, Daniela e Mariana contaram com a orientação da renomada chef Telma Shiraishi. Na sobremesa, o matchá aparece em um delicado, colorido e saboroso creme que recheia a massa folhada e é, ainda, polvilhado sobre o glaçúcar na cobertura.
O Mil Folhas Chocolate com Pimenta, vem para representar o México. Na massa folhada, espalha-se um equilibrado creme de chocolate 70% com chutney de pimenta. Sobre o glaçúcar que vai no topo da sobremesa, a pimenta aroeira dá o toque especial.
O Festival de Mil Folhas Olímpico começou dia 11 de julho, e está previsto para durar até o dia 15 de setembro. Como parte da experiência, quem consumir os doces durante o período também ganhará um passaporte com ilustrações das sobremesas e textos temáticos. Ao final do livreto, há um divertido convite para que o público estabeleça o seu próprio pódio – o 1º, o 2º e o 3º lugares entre as sete mil folhas do festival. O nosso ficou com o EUA em primeiro, França em segundo e Áustria em terceiro.