Filhote no Tucupi
1 quilo de filhote (peixe de rio da Amazônia de carne branca e tenra)
3 pimentas de cheiro
4 limões
3 maços de jambú
3 litros de tucupi
3 dentes de alho
Temperos verdes (cebolinha, cheiro verde, salsa, alfavaca e chicória), pimenta de cheiro, azeite de oliva, sal, farinha de trigo, farinha d’água de mandioca a gosto.
1 Corte o peixe em quatro postas, lava-os em água corrente e 1 limão.
2 Faça um “vinha-d'alho” com o sumo de três limões, alho picado, sal a gosto, 1/2 copo de água. 3 Envolva as postas do peixe e deixe descansar por aproximadamente três horas. 4 Seque as postas e passe na farinha de trigo tirando a excesso. 5 Em uma frigideira anti-aderente ou em uma chapa de ferro, com um fio de azeite dourar o peixe a gosto, quando o filhote assado por em uma panela para ferver por dois minutos com o tucupi e o jambú para tomar gosto. 6 Em um prato de sopa, colocar as postas do peixe com o tucupi bem quente e cobrir com o jambú quente. 7 Acompanha arroz branco e farinha d’água de mandioca.
Modo de preparo
Tucupi
1 Em uma panela colocar para ferver o tucupi com 01 pimenta de cheiro, 3 dentes de alho, alfavaca, chicória e sal a gosto. 2 Se o tucupi estiver muito ácido, colocar um pouco de açúcar para cortar a acidez.
Jambú
1 Limpar e escolher o jambú, separando as folhas com os talos mais tenros. 2 Lavar em água corrente. 3 Em panela com água fervente e sal a gosto, escaldar levemente o jambú. 4 Escorrer e colocar em água com gelo para dar um choque térmico, reservar.
A chef Bella Masano, do Amadeus, tel. (11) 3061-2859, recebeu o chef Paulo Martins, do Lá em Casa, de Belém (PA), tel. (91) 223-1212.
Rendimento: 4 pessoas
Menu: prato principal
Cozinha: brasileira / regional