Frando com quiabo e angu


Para o frango
1 frango
1 xícara (chá) de óleo
1 kg de quiabo
1 colher (chá) de tempero mineiro
Tempero verde a gosto
Tempero de especiarias a gosto

Para o angu*
2 litros de água fervendo
1/2 kg de fubá mimoso

Para o tempero mineiro
2 kg de sal
200 g de alho
1/2 kg de cebola
2 pimentões verdes
1 molho de salsa
1 molho de cebolinha verde

Continua após o anúncio

1 Pique o alho, a cebola, os pimentões, a salsa e a cebolinha. 2 Bata no liquidificador. 3 Engrosse com sal e guarde em vidro para uso diário.

Para o tempero verde
1 pimentão verde
2 molhos de salsa
2 molhos de cebolinha verde

1 Pique o pimentão miudinho e junte a salsa e a cebolinha também picadas 2 Tempere com pouco sal para conservar melhor 3 Guarde em vidro na geladeira.

Para o tempero de especiarias
1 colher (sopa) de óleo
2 cebolas raladas
2 xícaras (chá) de água
3 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (café) de pimenta-do-reino
1 colher (café) de cominho
1 colher (chá) de louro moído
1 colher (chá) de sal
1/2 noz-moscada ralada
3 pimentas malagueta
2 cravos

1 Esquente bem o óleo e afogue as cebolas raladas até dourar. 2 Junte a água, o vinagre e os demais ingredientes. 3 Deixe ferver em fogo brando até que os sabores penetrem bem 4. Coe e guarde bem em vidro fechado para uso diário.


Para o frango
1 Lave o frango e divida-o em pedaços cortados pelas juntas. 2 Adicione os temperos à uma panela com óleo bem quente e frite os pedaços até dourar. 3 Em outra panela, frite o quiabo cortado em rodelinhas. Escorra bem e junte aos pedaços de frango. 4 Cozinhe tudo por alguns minutos. 5. Vire numa travessa e sirva com angu.

Para o angu
1 Desmanche o fubá num pouco de água fria, mexendo bem com uma colher de pau. 2 Junte a água fervendo e, sem parar de mexer, eleve o fogo. 3 Quando a pasta começar a grudar no fundo da panela, reduza o fogo ao mínimo e continue mexendo até despregar. 4 Se ficar muito consistente, adicione um pouco mais de água fervendo. 5 Molhe uma forma (ou pirex) e despeje o angu. 6 Deixe esfriar um pouco e vire em uma travessa.
*Comida de senzala, o angu mineiro não leva sal. Reminiscência dos tempos da colônia, quando se pagava quinze vezes mais o seu valor no Rio de Janeiro.

Receita de Stella Libânio Christo, mineira de 86 anos. Autora dos livros “Fogão de Lenha- 300 Ans de Cozinha Mineira” e “Minas de Forno e Fogão”.
Rendimento: 6 porções
Menu: prato principal
Cozinha: brasileira / regional

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo