Gajos D’Ouro revive Antiquarius
Ex funcionários do lendário restaurante português, abrem negócio e reproduzem serviço e receitas em casarão reformado de Ipanema
Há restaurantes que deixam saudades nos clientes. O Antiquarius, lendário português, que fez fama no Rio de Janeiro nos anos 80 e 90, deixou saudade também nos funcionários. E aí, numa atitude que misturou inconformismo, nostalgia e vontade de trabalhar, eles não deixaram o samba morrer: se reuniram e criaram o Gajos D’ouro, uma espécie de reencarnação do Antiquarius. Novo corpinho, nova casa e mesma alma .
Sob a liderança do gerente Antonio Menezes, conhecido como Leitão, e do sommelier André de Vasconcelos, a casa voltou a funcionar com 80 % da equipe da velha guarda. “ A turma ficou feliz de retornar ao trabalho e prosseguir fazendo o que sabemos com excelência”, diz Vasconcelos.
Os rapazes criaram uma cooperativa e implantaram uma gestão participativa. A empresa de arquitetura FAB ARQ + Art assinou o projeto da nova casa onde se instalaram. O casarão de dois andares com varanda, reproduz azulejos portugueses e uma fonte com a imagem de Nossa Senhora de Fátima na entrada.
Hoje, os gajos do Gajos, nome que o dono do Antiquarius, Carlos Perico, chamava sua equipe, comemoram o primeiro ano de funcionamento neste belo casarão da Rua Aníbal de Mendonça, e seguem fazendo muitas das receitas que levavam políticos e artistas brasileiros e internacionais ao Antiquarius: bem feitas e em quantidaddes generosas.
Alguns dos hits são o bolinho de bacalhau (12 unidades – 75,00), as Portuguesinhas de cozido (60,00, em forma de empadinha); o arroz de polvo (268,00 para duas pessoas) e o bacalhau a Carlos Perico (249,00) recheado com alho crocante, azeite, cebola e arroz de tomate. Os doces conventuais são deliciosos, mas nem todos são feitos lá.
Gajos D'Ouro fica na Rua Anibal de Mendonça , 31 – Ipanema
Funcionamento de Seg a Sábado, das 12h às 00; Dom, das 12h às 22 h.
Tel: 21 – 3449.1546.
RECEITA DO ARROZ DE PATO
6 porções
Tempo de preparo: 2h para cozinhar o Pato
Preparo do restante da receita: 30 minutos
- 1 pato inteiro
- 3 xícaras de arroz parbolizado
- 1 xícara de cebola picada
- 2 dentes de alho
- 1 xícara de azeitonas verdes sem caroço
- 1 xícara de vinho branco
- 1 xícara de vinho do porto
- 1/2 paio cortado em rodelas
- 1 colher (chá) de manteiga sem sal
- Caldo de Galinha
- Molho Shoyu
- Azeite
- Sal e Pimenta a gosto
1 Cozinhe o pato inteiro. Assim que cozido, desosse-o ainda quente. 2 Triture os ossos no liquidificador com a água do cozimento do pato. 3 Depois de triturado, peneire e reserve o caldo obtido. 4 Com um fio de azeite e manteiga, refogue o alho e a cebola. Acrescente o arroz parboilizado e cozinhe o arroz no molho do pato que foi reservado. 5 Junte o caldo de galinha, molho shoyu, sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar. 6 Para finalizar, acrescente as azeitonas, paio frito e salsinha picada a gosto.