AgendaNotícias

Gastronomia toma conta do Sul neste mês

Encontro de chefs, menus especiais e iguarias do mar diversificadas marcam o fim de maio em restaurantes Gramado, Florianópolis e Curitiba

A cena gastronômica da região Sul é diversificada e se nacionaliza e internacionaliza cada vez mais. Em maio, o restaurante Catherine, na Serra Gaúcha, recebe o chef argentino Ricki Motta, que apresenta um menu que integra a América Latina a referências francesas. Já o Osli, em Florianópolis, propõe um encontro entre chefs brasileiras, como as paulistas Giovanna Grossi e Elisa Fernandes, e as catarinenses Janete Borges, Daniela Damasceno e Malu Hoffmann. E o K.Sa, de Claudia Krauspenhar, promove um verdadeiro churrasco de frutos do mar com destaque para a interessante variedade de ostras. Confira!

Noite Francesa do Catherine Restaurant (Gramado – RS)

Catherine, em Gramado
Restaurante Catherine, em Gramado

Inaugurado em 2022, o Catherine é um dos endereços mais procurados de Gramado, na Serra Gaúcha. Instalado em uma charmosa casa de esquina em frente à Praça das Rosas, o restaurante tem Nícolas Heckel no comando da cozinha, chef que desenvolve um menu autoral de inspiração francesa e que prima pelo uso de ingredientes regionais e sazonais.

No dia 22 de maio, a partir das 19h, o restaurante recebe o chef convidado Ricki Motta, mendocino radicado no Uruguai que fará parte da “Noite Francesa – com Sotaque Latino”. A proposta da noite parte da tradição francesa e provoca um desvio criativo rumo à América Latina, com ritmos gaúcho, argentino e uruguaio. Uma fusão de culturas e repertórios que se traduz diretamente nos pratos, pensados em conjunto pelos dois chefs para o encontro.

Continua após o anúncio

Além de opções à la carte, há ainda um menu degustação por R$ 280 por pessoa, com quatro tempos: tartare picante de carabineiros e arroz crocante; massa fresca, creme de espinafre e ovo cozido lentamente; kofta de cordeiro, iogurte de leite de ovelha e homus; e bolo de chocolate úmido, creme de leite fresco e laranja granita. Ele pode ser harmonizado com vinhos da Casa Perini, o que acresce R$ 240 ao valor por pessoa.

Noite Francesa com Ricki Motta
Dia 22/05, às 19h
Rua Emílio Sorgetz, 200, Centro – Gramado / RS
Reservas: (54) 2136-5252

@catherinegramado

Osli Conecta do Osli Restaurante (Florianópolis – SC)

Chef Felipe Silva, do Osli. Foto: Gabrielle Fernandes
Chef Felipe Silva, do Osli. Foto: Gabrielle Fernandes

O Osli Restaurante, localizado no LK Design Hotel, em Florianópolis, celebra seus cinco anos com uma edição especial do Osli Conecta, no dia 20 de maio. Para marcar a data, o chef anfitrião Felipe Silva recebe cinco chefs de destaque na gastronomia brasileira: as paulistas Giovanna Grossi e Elisa Fernandes, e as catarinenses Janete Borges, Daniela Damasceno e Malu Hoffmann.

A noite será conduzida em formato de menu degustação harmonizado (R$ 450), em sete tempos que reúnem diferentes técnicas e sensibilidades à mesa. A harmonização, assinada pela Decanter, promete uma seleção de rótulos premium de seu portfólio, pensados para dialogar com cada etapa do menu. Criado para promover o intercâmbio entre profissionais de diferentes localidades, repertórios e cozinhas, o Osli Conecta reforça a atenção do restaurante à gastronomia contemporânea, valorização de ingredientes brasileiros e criação de experiências autorais em Florianópolis.

Osli Conecta 
20 de maio, a partir das 20h
Osli Restaurante, no LK Design Hotel | Rua Bocaiúva, 1755, Centro, Florianópolis
Reservas: (48) 3112-2412
Valor: R$ 450 + 10% por pessoa
@oslirestaurante @lkdesignhotel

Oyster Bar do K.Sa (Curitiba – PR)

Frutos do mar servidos no K.Sa, em Curitiba
Frutos do mar servidos no K.Sa, em Curitiba

Nos dias 23 e 30 de maio, a chef Claudia Krauspenhar realiza na varanda do K.Sa, premiado restaurante de Curitiba, um grande churrasco de frutos do mar regado a champanhe e vinho branco. O famoso Oyster Bar do K.Sa, evento cheio de bossa, acontece das 12h às 17h, com churrasqueira acesa, cozinha montada ao ar livre e jazz ao vivo, em clima descontraído e festivo, para que o público passe a tarde inteira à mesa. A casa tem cardápio exclusivo para o evento, pensado para compartilhar.

O destaque é a degustação de cinco variedades de ostras da costa brasileira (R$ 89), servidas lado a lado para evidenciar diferenças de salinidade, textura e intensidade. Há ainda, como opções da iguaria, a Ostra Japonesa (R$ 79, 6 un), a Ostra Nativa SC (R$ 89, 6 un), a Ostra Gratinada com creme de raiz-forte (R$ 85, 6un) e a Ostra na Brasa com manteiga de ervas, alho, limão e pimenta (R$ 85, 6 un). As ostras vêm de Florianópolis, da Fazenda Paraíso das Ostras, reforçando a proposta de apresentar ao público diferentes espécies e produtores, em uma espécie de “vertical” comparativa — experiência que só se revela plenamente quando degustadas em sequência.

O menu reúne ainda preparos na churrasqueira, como Lula na Brasa com acelga grelhada e molho de castanha (R$ 95), Camarão na Brasa com legumes (R$ 120), Polvo na Brasa com batatas baby (R$ 135), e Camarão Rosa na Brasa com leite de coco e missô (R$ 180). Além destes, há pratos clássicos como Moules et Frites (R$ 98) e Croqueta de polvo com aioli de páprica defumada (R$ 69).

Oyster Bar no K.Sa Restaurante
23 e 30 de maio, das 12h às 17h
Rua Fernando Simas, 260 (esq. Rua Augusto Stelfeld), Curitiba
@k.sarestaurante

Mostrar mais

Paula Calçade

Jornalista movida por destinos e temperos, experimenta o mundo sem moderação. @paulacalcade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo