Gata Gorda: uma bodega moderna, na Savassi, assinada pela múltipla Bruna Martins
A chef, um dos grandes nomes da gastronomia mineira, inaugura casa com inspiração espanhola
A cena gastronômica mineira ganha uma novidade: Gata Gorda! O curioso nome já é um indício de que se trata de um projeto com pitadas de ousadia e criatividade. E assim é o novo restaurante da cidade e que é assinado pela chef Bruna Martins, proprietária do Birosca – ‘Discovery 50 Best” pelo ranking 50 Best; Florestal, Gira Vinhos e Gira Drinks, todos localizados em Belo Horizonte, considerada um dos grandes nomes da nova cena gastronômica mineira.
O desafio da vez que a multitarefas abraçou é um flerte com a Espanha. E o país ibérico está lá em todos os elementos – nas cores fortes de Almodóvar na identidade visual, nos sabores intensos de frutos maduros, azeite e especiarias, na cozinha. “É uma bodega moderna e, por isso, vai ter brasilidade e pitadas do mundo também”, conta a chef, que se encantou com a culinária hispânica quando foi convidada a participar do Gastronómika, um dos maiores eventos de gastronomia do mundo, realizado em San Sebastian, cidade espanhola que é epicentro gastronômico.
O menu da casa, que abriu as portas em novembro, na Savassi, traz entradas como a croqueta de embutidos, kimchi e queijo meia cura; o fish & nachos, uma deliciosa reinvenção do prato inglês com molho de tomates verdes bem fresco e picante; além de tábuas que mesclam a riqueza da salumeria local, com gordas azeitonas e anchovas.
Já de prato principal, destaque para o bife de chorizo com batatas bravas e molho a base de linguiça Chistorra, iguaria típica do Norte da Espanha; e para a sobremesa, uma nada convencional versão da torta basca, que tem como base uma espécie de empadinha de queijo, coberta de parma e que pode ser devorada a qualquer momento da refeição.
Gata Gorda
Rua Levindo Lopes, 96, Savassi, Belo Horizonte, MG
Na internet: @gatagorda.bh, @brunamartins.cozinha, @biroscas2 e @florestal.bh