Ícone nacional
Quando queremos apresentar os doces brasileiros para algum gringo, pensamos logo no brigadeiro
Paixão nacional, o brigadeiro nunca sai de moda e vive ganhando releituras e jeitos diferentes de preparo. Por isso,a escolha de hoje é o bolo de brigadeiro intenso, do chef confeiteiro Cesar Yukio, proprietário da confeitaria Hanami, no Tatuapé.
“Eu sempre fui muito fã de bolo de brigadeiro e era uma sobremesa que eu experimentava em todos os lugares, no Brasil e no exterior. Por outro lado, sempre achei muito doce, por isso optei por fazer uma massa e um brigadeiro um pouco mais amargo, para contrastar esse dulçor”, conta Cesar.
Ele diz, que esse bolo é também inspirado nas bases de confeitaria japonesa, que tenta equilibrar o açúcar nos doces. Quem quiser fazer em casa precisa ficar atento ao ponto do brigadeiro, que ditará os rumos da receita.
“Chamamos de ponto de fita ou ponto de recheio, então é um brigadeiro bem cremoso, mas enquanto estiver quente, tem que ter uma textura mais mole mesmo, pois essa sobremesa é servida gelada e quando o brigadeiro vai para a geladeira, acaba endurecendo mais e não fica legal para montar e nem para cortar o bolo”, explica o confeiteiro.
Bolo brigadeiro intenso
Rendimento 6 porções
-
Massa
- 450 g de farinha de trigo
- 300 g de açúcar refinado
- 250 g de manteiga integral sem sal
- 200 g de açúcar mascavo
- 100 g de cacau em pó
- 8 g de fermento químico em pó
- 8 g de bicarbonato de sódio
- 500 ml de água fervente
- 15 ml de extrato de baunilha; 4 ovos
-
Brigadeiro
- 300 g de creme de leite sem soro
- 300 g de chocolate amargo
- 45 g de manteiga integral sem sal
- 3 latas de leite condensado
-
Calda
- 100 g de leite condensado
- 20 g de cacau em pó; 200 ml de leite
- 30 ml de rum escuro
-
Montagem
- Granulado de chocolate ao leite e amargo a gosto
Massa
1 Em um bowl, misture o cacau em pó, bem como o açúcar mascavo. Despeje a água fervendo. Mexa bem para dissolver e reserve. 2 Na batedeira, bata o açúcar refinado com a manteiga e a baunilha até que fique claro e fofo. 3 Adicione um ovo por vez, batendo sempre a cada adição. 4 Em um bowl, peneire a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e, então, o fermento. Reserve. 5 Adicione, alternadamente, a mistura de líquidos e secos na batedeira, até que tudo esteja incorporado. 6 Coloque, por fim, em forma untada e enfarinhada e asse, em forno preaquecido a 180 ºC, por 40 minutos, ou até o ponto de palito. Deixe resfriar.
Brigadeiro
1 Misture todos os ingredientes em uma panela, exceto o chocolate, e leve ao fogo alto até ferver. 2 Abaixe o fogo, e então, adicione o chocolate e continue mexendo até que fique no ponto de fita. 3 Passe para um prato, cubra com papel filme e deixe esfriar.
Calda
Misture todos os ingredientes. Reserve.
Montagem
1 Corte o bolo em 3 partes e reserve. 2 Umedeça uma fatia de bolo com 1/3 da calda e, então, espalhe 1/4 do brigadeiro por cima. 3 Repita mais uma vez com a segunda camada e, por fim, disponha a última fatia de bolo umedecido. 4 Leve ao congelador por 30 minutos. 5 Cubra o bolo com o restante do brigadeiro e, então, finalize com granulado de chocolate ao leite e amargo.
Receita de Cesar Yukio, da Hanami Confeitaria, São Paulo, SP; @hanamiconfeitaria