A chef Nadia Pizzo, que está à frente do Ráscal há mais de duas décadas, conduzindo o cardápio e assinando os novos pratos, traz a receita da Lasanha de Vegetais para os leitores que buscam recriar um dos pratos clássicos servidos no bufê da casa.
LASANHA DE VEGETAIS
4 PORÇÕES
PESTO
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
1 dente de alho
1 colher de chá de sal
20 g de castanha-do-pará picada
35 g de queijo parmesão ralado
75 g de folhas de manjericão italiano
1 colher de chá de suco de limão
MOLHO BECHAMEL
350 ml de leite
½ cebola grande cortada em 4 pedaços
1 folha de louro rasgada
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de manteiga
20 g de farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Noz-moscada ralada a gosto
VEGETAIS
4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
½ berinjela média (100 g), cortada em fatias finas no sentido do comprimento
Sal a gosto
½ abobrinha média (135 g), cortada em fatias no sentido do comprimento
REFOGADO
½ maço de espinafre (150 g), apenas as folhas
2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem
¼ de cebola pequena, finamente picada
½ dente de alho, finamente picado
½ colher de chá de sal
CREME DE RICOTA
100 g de ricota de búfala
30 g de tomate seco escorrido e picado
¼ de colher de chá de sal
COGUMELOS
150 g de cogumelo-de-paris fatiado
1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
½ cebola grande, finamente picada
1 dente de alho pequeno, finamente picado
3 galhos de tomilho, apenas as folhas, finamente picadas
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Sal a gosto
MONTAGEM
100 g de queijo parmesão ralado
60 g de muçarela ralada
2 galhos grandes de manjericão italiano
80 g de tomate italiano em cubos
PESTO
1 Bata o azeite, o alho, o sal, a castanha-do-pará e o parmesão no processador, liquidificador ou mixer. 2 Acrescente as folhas de manjericão e o suco de limão. 3 Bata apenas até obter um molho homogêneo e reserve.
MOLHO BECHAMEL
1 Ferva o leite com a cebola, o louro e o alho. Coe e reserve. 2 Em outra panela, derreta a manteiga, junte a farinha e cozinhe por 3 a 4 minutos, mexendo sempre. 3 Acrescente o leite aromatizado aos poucos, mexendo vigorosamente. 4 Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até engrossar. 5 Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Reserve.
VEGETAIS
1 Aqueça um fio de azeite em uma frigideira. 2 Grelhe as fatias de berinjela dos dois lados e reserve. 3 Na mesma frigideira, grelhe as fatias de abobrinha dos dois lados e reserve.
REFOGADO
1 Cozinhe o espinafre em panela tampada até as folhas murcharem. 2 Escorra, esprema bem e pique o espinafre. 3 Refogue a cebola no azeite, acrescente o alho e cozinhe por 1 minuto. 4 Junte o espinafre, tempere com sal e reserve.
CREME DE RICOTA
1 Misture a ricota de búfala, o tomate seco e o sal até obter um creme homogêneo. Reserve.
COGUMELOS
1 Cozinhe os cogumelos em fogo médio até soltarem toda a água. Escorra e reserve. 2 Na mesma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. 3 Acrescente o alho, o tomilho e a pimenta-do-reino e cozinhe por 1 minuto. 4 Adicione os cogumelos, tempere com sal e reserve.
MONTAGEM
1 Preaqueça o forno a 170 ºC. 2 Abra a massa, corte no tamanho da assadeira e cozinhe rapidamente em água fervente com sal. 3 Transfira a massa para água com gelo, escorra e seque as folhas. 4 Espalhe ⅔ de xícara de molho bechamel no fundo de uma assadeira de 24 x 15 cm. 5 Faça uma camada de massa, distribua o espinafre refogado, a berinjela grelhada, o creme de ricota, ¼ do parmesão e ¼ da muçarela. 6 Cubra com outra folha de massa, a abobrinha grelhada, o molho pesto, mais ¼ do parmesão e ¼ da muçarela. 7 Faça uma nova camada de massa, distribua os cogumelos refogados e mais ¼ do parmesão e ¼ da muçarela. 8 Finalize com outra folha de massa, o restante da muçarela, 1 xícara de molho bechamel e o restante do parmesão. 9 Asse por cerca de 50 minutos. Decore com o manjericão e os cubos de tomate antes de servir.
@rascalrestaurante




Um Comentário