AgendaDestaque PrincipalEventosSemana Mesa SP

Mesa Tendências 2023: Sexta – feira

Confira o que de melhor aconteceu no segundo dia de palestras no Mesa Tendências, uma das partes do Mesa SP 2023

O segundo dia do Mesa SP 2023 teve muitas emoções, palestras e histórias. Uma das partes mais importantes do evento é o Tendências e caso você não tenha comparecido, trouxemos um pouco do que de melhor aconteceu em cada palestra do dia.

Arnaldo Lorençato

Arnaldo Lorençato | Foto: Raul Galetti

À frente de uma palestra acerca da Antologia do Paladar, o professor-doutor em literatura e gastronomia, Arnaldo Lorençato, apresentou ao auditório do Mesa SP uma viagem às referências culinárias em grandes obras literárias da história do país, ressaltando que arte e gastronomia caminham sempre em união

Marco Renzetti

Marco Renzetti | Foto: Raul Galetti

Chef e sócio do aclamado Fame Osteria, o italiano — que reside no Brasil desde 2006 — Marco Renzetti compartilhou de sua experiência e orientações no palco do segundo dia do Mesa SP. Defensor da cozinha criativa e de um espaço livre, repleto de calma e amor para criar, Renzetti pondera a importância de se arriscar.

Continua após o anúncio

Jorge Monopoli

Jorge Monopoli | Foto: Raul Galetti

No segundo dia do Mesa Disruptiva, o chef argentino Jorge Monopoli marcou presença. O mesmo contou como se mudou para Ushuaia, a “Tierra del fuego” há 17 anos e em como fundou seu restaurante 14 anos atrás. Focado em uma visão feita em proximidade e negócios com produtores locais, para Monopoli também não pode faltar o carinho e amizade com seus funcionários, o mesmo ainda complementa que acredita e muito em abraços de 20 segundos.

Gisele Camargo

Gisele Camargo | Foto: Raul Galetti

Ciência, tecnologia, inovação e gastronomia: um combo que promete transformar o futuro dos alimentos, segundo a pesquisadora Gisele Camargo, que compareceu e ministrou uma palestra nesta sexta-feira, 27, no Mesa SP. Gisele apresentou o Tropical Food Innovation Lab, no qual a ideia principal é desenvolver produtos — alimentos e bebidas — sustentáveis, de forma colaborativa.

Christophe Faraud

Christophe Faraud | Foto: Raul Galetti

O francês Christophe Faraud contou sobre a revolução que ele e uma grande equipe precisaram fazer para que os queijos artesanais fossem aprovados e liberados pela fiscalização paulista. Emocionado, ele chamou ao palco os colegas e produtores que o ajudaram nessa “revolução queijeira”. No palco do Tendências, foram montadas duas mesas com diversos queijos artesanais, e após a palestra, o público teve a oportunidade de provar cada um dos tipos.

Painel de debate

Com a participação da vereadora Sandra Santana, Chris Grecco; diretora do programa Sabor de São Paulo da Setur-SP; e de Rafa Rincón; promotor de eventos do Chile, que trabalha com gastronomia social; foi realizado um debate sobre a importância da gastronomia para alavancar o turismo. Cada um contou um pouco sobre as experiências a respeito do tempo: Sandra comentou sobre a atuação no Largo da Matriz da Freguesia do Ó, Chris complementou o tema norteador do debate falando sobre o programa Sabor de São Paulo e Rafa falou um pouco sobre sua atuação no Chile e em como pretendem fazer entender que a gastronomia é cultura.

Fred Caffarena

“A ideia da minha aula é falar da relação de gastronomia e cultura, dessa relação disruptiva.” Com esta frase, o chef Fred Caffarena, do restaurante paulistano “Make Hommus. Not War” trouxe justamente o homus para explorar a disseminação cultural de pratos que viraram ícones mundiais.

Raphael Vieira

Com o chef e dono do 31, Raphael Vieira, o público aprendeu mais sobre o que o mesmo define como restaurante responsável, um ambiente que incentiva a criatividade de seus colaboradores. Vieira também tem como um de seus pilares o Locavorismo, pensado em diminuir a pegada de carbono, garantir qualidade e também novos produtos em seu restaurante.

Rubens Salfer

O chef Rubens “Catarina” subiu ao palco do Mesa Tendências nesta sexta-feira (27) com uma provocação: “pensar fora da caixa não basta.” Ele, que fez parte do grupo D.O.M. por 10 anos, anunciou durante a palestra que está saindo do grupo para alçar novos voos. Catarina fez uma palestra bastante emocionada e motivadora e propôs que o público fechasse os olhos e pensasse em sua própria vida, como uma reflexão sobre o que mudou de um ano para cá.

Janaína Rueda

Com o objetivo de revalorizar o grande centro da capital paulista, a chef e sócia de restaurantes referência como a Casa do Porco, Merenda da Cidade e do Bar da Dona Onça; a que se deve seu apelido pelo qual também é conhecida; Janaína Rueda convidou o público a visitar o passado recente, provando que o comportamento disruptivo parte da atitude de representar como ninguém, a si mesmo.

Maria Elena Marfetán

A chef Maria Elena Marfetán veio diretamente do Uruguai para falar com o público do Mesa Tendências. Ela faz um trabalho de resgate e revalorização da pesca artesanal em seu país, por meio do projeto Pacto Oceánico del Este. A ideia é unir chefs, restaurantes e produtores para proteger os recursos marítimos, difundir e favorecer a pesca artesanal e criar novos hábitos de consumo, particularmente entre as crianças, em um país que majoritariamente prefere e valoriza o consumo de churrasco.

Lucas Corazza

Lucas Corazza | Foto: Raul Galetti

Para finalizar o segundo dia do Mesa Tendências, tivemos a presença de Lucas Corazza, que apresentou ao público um pouco da sua história em paralelo com a história de um doce popular, o pão de mel. Durante a palestra, ele contou que essa sobremesa o ajudou a se reconhecer e encontrar seu lugar no mundo. Com muito bom humor e descontração, o chef arrancou risadas do público mesmo enquanto falava de temas sensíveis e considerados tabus. Um dos pontos de maior emoção para Corazza foi quando ele falou que era o primeiro chef confeiteiro a discursar no Tendências.

O Mesa SP 2023 ainda não terminou e nesse último dia de eventos ainda reservas palestras com grandes nomes da gastronomia mundial; no Tendências; aulas com chefs renomados; no Ao Vivo; e muitos expositores; no Farofa.

MESA SÃO PAULO 2023

Memorial da América Latina
Av. Mario de Andrade, 664 – portão 13 (estacionamento no portão 15)
De 26 a 28 de outubro de 2023
Ingressos: www.mesasp.com.br

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo