Destaque PrincipalNotícias

Albert Adrià anuncia fechamento de restaurantes do Grupo El Barri

Há um ano sem trabalhar devido à pandemia, um dos chefs mais consagrados do mundo encerrou as atividades do Tickets, Pakta, Hoja Santa e Bodega 1900, em Barcelona

Restaurante Tickets
Fachada do Tickets

A Barcelona gastronômica ficou 5 vezes mais triste no dia de hoje. Albert Adrià e os irmãos Iglesias comunicaram à imprensa o fechamento do Grupo El Barri, composto pelos restaurantes Tickets, Pakta, Hoja Santa e Bodega 1900.

Por Patricia Schmidt

O covid-19 arrasou com o sonho e a dedicação de 10 anos dos locais que eram próximos, no mesmo bairro (daí o nome El Barri). Eram sempre os diferentes, inusitados e irreverentes.

Continua após o anúncio

Tickets, a taperia que questionou e superou o “tapeo” tradicional, em uma atmosfera mágica com pinceladas de circo, que sempre surpreendia, entre airbags de pão e esferificações.

O Pakta e sua cozinha Nikkei, sabores nipônicos e peruanos, na medida exata, como o próprio nome do local quando traduzido ao quéchua, a língua do Império Inca. Hoja Santa: inquietude, prazer e felicidade, que homenageava e se comprometia com a cultura mexicana tradicional de mãos dadas com o chef mexicano Paco Mendez; ingredientes e técnicas ancestrais, passadas pelo filtro de tanta criatividade.

Albert Adrià
Albert Adrià

E a Bodega 1900 que resgatou com charme o costume espanhol de vermutear, ou seja, fazer o vermute antes de comer, com amigos e família. Bodega com cara de boteco, e aperitivos do extinto El Bulli.

Com os restaurantes fechados por um ano todo e trabalhando de outra maneira, Albert Adrià se autoquestiona se seguirá ou não tendo restaurante.

Restou o Enigma, com uma estrela Michelin, restaurante do qual é o único proprietário. Segundo Albert, este será o restaurante que estará a serviço da Bullifoundation (fundação liderada por ser irmão, Ferran Adrià) para quem sabe, em um futuro, se tornar o melhor restaurante do mundo.

De dedos cruzados, só nos resta esperar!

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo