Bar básico
Por Marcel Miwa
Fotos Ricardo D’Angelo
Produção Cris Esquilante
A vida é feita de ciclos que de tempos em tempos se repetem. O.k., não necessariamente de forma idêntica, mas podemos ver nas roupas, na música e até na Bolsa de Valores a repetição de certos índices e referências. Lembro-me, na época de faculdade, de encontrar os amigos na casa de um deles para beber alguns coquetéis, discutir sobre assuntos mundanos e pouco relevantes, antes de ir a um bar ou casa noturna. Pois, então, esse hábito parece retornar à vida social urbana. Se, naquela época, o objetivo era se esquivar de uma conta elevada no bar ou colocar o assunto em dia, hoje reunir o grupo de amigos para provar coquetéis representa o máximo da exclusividade. Afinal, só são convidadas as pessoas que você quiser. Acredite, a soma de pessoas e de bebidas agradáveis pode ser algo muito cobiçado e logo o clube de amigos de amigos solicitará uma vaga na “waiting list”. Claro que o artifício também é útil para contornar alguns transtornos da Lei Seca, questões de segurança urbana, e evitar o “excessivo acúmulo de pontos no cartão de crédito”. Mas o foco não é se privar completamente da vida social em ambientes comunitários com pessoas desconhecidas. Ter um bar bem equipado em casa deve ser encarado como uma boa alternativa.
Com a questão dos convidados resolvida, falta montar um bar bem aparelhado. Mesmo que sem a pretensão de se tornar um profissional ou de ter o kit completo para mixologia molecular, alguns equipamentos, acessórios e bebidas facilitam muito a vida do anfitrião. Aliás, a área tem se profissionalizado, e o termo mais exato para descrever a arte de mesclar os sabores na preparação dos coquetéis é mixologia. Vejamos, então, alguns produtos básicos para equipar o bar de sua casa.
• taças e copos
A quantidade deve estar ajustada ao número de convidados que pretende receber. Em média, seis unidades de cada modelo costumam ser suficientes. Como se trata de equipar sua casa, alguns copos e taças são multifuncionais: o long drink serve como copo de água, a taça de vinho tinto (Pinot Noir) atua como Balloon e as taças sem haste da linha “O”, da Riedel, também podem ser ótimos copos short drink. São soluções com estilo, sem a aparência de improviso.
copos
• Long drink
• Short drink/old fashioned
taças
• Flûte
• Balloon
• Martini
• utensílios e acessórios
Alguns itens provavelmente estão disponíveis em qualquer cozinha, como tábua de corte, saca-rolhas, facas, colheres, guardanapos… Aqui estão os aparatos exclusivos para o bar, como o shaker (coqueteleira), para bebidas que precisam de maior emulsificação dos ingredientes; o mixing glass, para receitas mexidas; e o coador para filtrar pedaços de frutas, de gelo ou outros sólidos não desejáveis.
• Shaker
• Mixing glass
• Pinça
• Balde de gelo
• Coador/passador
• Dosador
• Pilão/socador
• Colher bailarina
• Potes com divisórias
• bebidas
Equipamentos à disposição, mise en place feito e tudo pronto para os primeiros passos. Manter a simplicidade é a melhor forma para iniciar. O americano David Embury, em seu clássico livro de 1948 The Fine Art of Mixing Drinks, formalizou os princípios básicos para elaborar um coquetel. Em traços gerais, deve ser a mistura de três ingredientes: um destilado-base, um agente modificador e um flavorizante. O destilado deve contribuir com o sabor básico da bebida e, proporcionalmente, aparece em maior volume. O modificador deve se conectar ao destilado, oferecendo uma nova dimensão de sabor sem dominar o conjunto final, além de amenizar o álcool do destilado-base. A categoria é ampla e inclui vermouth, suco de fruta, bitters, creme de leite etc. O flavorizante é o item complementar de sabor ou de cor. Nessa categoria estão os licores e os xaropes aromatizados. Um erro bastante comum é usar flavorizantes em excesso.
destilados
Bourbon/Tenessee – Jim Beam, Jack Daniel’s ou Maker’s Mark
Uísque Scotch blended – Johnnie Walker Black Label, Jameson 12, Chivas Regal 12
Uísque Malt – Glenmorangie 12, Laphroaig, The Dalmore 12
Vodca – Absolut, Cîroc e Stolichnaya.
Pisco – Capel e Demonio de los Andes
Tequila – José Cuervo, Sauza ou El Jimador Cachaça – Salineira, João Mendes
Gim – Tanqueray, Hendricks e Gin Mare
Rum – Bacardi, Havana Club e Zacapa
modificadores
Suco de fruta natural
Água Tônica 1724
Vermouths – Noilly Prat, Lillet, Cinzano, Carpano Punt e Mes
Bitters – Angostura, Underberg, Fernet Branca e Campari
flavorizantes
Licor Grand Manier (laranja)
Licor Ricard (anis)
Licor Chartreuse (ervas)
Xarope Grenadine Monin
Veja abaixo os utensílios indispensáveis para um bar básico em casa:



