Destaque PrincipalNotícias

Bom Prato Convida é lançado em todo o Estado de São Paulo

No Dia Mundial da Alimentação, projeto que integra as atividades do SP Gastronomia oferece a todas as unidades do Bom Prato refeições especiais preparadas por chefs

Foi em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, que o Governo do Estado de São Paulo lançou a ação Bom Prato Convida. Em todas as 57 unidades do Bom Prato, rede de restaurantes populares, refeições especiais preparadas por chefs renomados foram servidas a 1 real.

A chef Morena Leite foi quem assinou o cardápio das unidades da capital e do litoral. Carne-seca acebolada; couve; abóbora; feijão com beterraba; arroz; salada de repolho com coco e vinagrete de tomate; e pirão de leite preencheram os pratos do almoço da capital paulista. Nas cidades do litoral, a carne-seca foi substituída por peixe.

Além disso, eram servidos pão, item obrigatório nas refeições do Bom Prato, cuscuz de tapioca de sobremesa e suco de caju. “Pensei em algo que fosse fácil de preparar e que pudesse se adequar ao custo”, afirma a chef. “E também que refletisse um pouco da minha cozinha de identidade brasileira.”

Continua após o anúncio

Capacitando pessoas

Célia Parnes e Sérgio Sá Leitão

A ação faz parte das mais de 200 atividades do SP Gastronomia, que também inclui o Mesa SP. Para isso, antes mesmo do almoço especial, os cozinheiros da rede de restaurantes passaram por uma capacitação junto à equipe de Morena Leite. “Fiquei encantada com as pessoas com quem trabalhei e impressionada com a quantidade de cozinheiros que estão há mais de 10 anos no projeto. É muito emocionante. Fiquei feliz e espero que essa ação se estenda”, diz a chef.

Nas unidades do interior paulista, chefs de cada município também elaboraram receitas únicas. “Hoje, todo mundo está experimentando novos sabores e possibilidades diferentes na cozinha”, afirmou Célia Parnes, secretária estadual de Desenvolvimento Social. “E especialmente as unidades do interior, que se valeram de produtos típicos de cada região. O cardápio do Bom Prato é sempre saboroso e inovador, mas hoje temos um temperinho diferente.”

Junto a Célia e Morena Leite esteve na unidade Campos Elíseos, no centro de São Paulo e onde aconteceu a inauguração oficial do Bom Prato Convida, o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. Para ele, incluir o projeto na programação do SP Gastronomia é essencial.

“Com esse evento buscamos impulsionar a gastronomia, que é uma atividade geradora de renda, emprego etc. Mas é fundamental pensarmos no tema da alimentação também do ponto de vista social, da inclusão”, afirma. “Segundo o mapa da fome, no Brasil temos ainda 5.200.000 pessoas que não fazem três refeições ao dia. Essa é uma dimensão que precisa estar presente em um programa como o SP Gastronomia.”

A equipe do Capim Santo, restaurante de Morena Leite, também ajudou no serviço do Bom Prato Convida. Somente na unidade de Campos Elíseos foram servidas cerca de 2 mil refeições

Sobre o Bom Prato

José Pereira, chef do Bom Prato Campos Elíseos

A rede de restaurantes populares Bom Prato foi criada há 19 anos, oferecendo desde então alimentação balanceada e a preços acessíveis. Tem como foco a população de baixa renda, idosos e pessoas em vulnerabilidade social. No Estado de São Paulo, o Bom Prato é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e serve cerca de 90 mil refeições diariamente.

São, ao todo, 57 unidades, sendo 22 localizadas na capital, 11 na Grande São Paulo, 17 no interior e sete no litoral. As refeições custam entre 50 centavos no café da manhã e 1 real no almoço e no jantar. São ainda elaboradas em conjunto com nutricionistas a fim de garantir todas as propriedades nutricionais dos alimentos.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo