Notícias

Chegou a hora da Wine South America

Da redação
Fotos: arquivo PDM/RJ Castilho

A expectativa é grande. A Wine South America acontece nessa semana no maior polo vitivinícola do Brasil, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha e receberá a visita de profissionais de toda a cadeia produtiva, inclusive consumidores, entre os dias 26 e 29 de setembro, para divulgar a imagem dos vinhos brasileiros e sul-americanos e prospectar vendas dentro e fora do país.

vinhos generica rj castilho

Continua após o anúncio

As 250 marcas expositoras estarão no Parque de Eventos do município para receber cerca de 10 mil visitantes. A Wine South America terá o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.

O perfil dos expositores é formado por produtores nacionais de vinho, distribuidores, representantes, empresas prestadoras de serviços ligados ao segmento vitivinícola e fabricantes de acessórios para o consumo de vinho. Já o público-alvo tem base em importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; sommeliers; varejistas; bares, restaurantes, hotéis e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo e consumidor final das classes A e B.

Desenvolvida em parceria com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) através do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis), o Projeto Comprador viabilizará a vinda de 90 compradores brasileiros e 20 internacionais para a Wine South America. A captação de participantes internacionais tem o apoio da APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Wines Of Brasil e Grape Juice of Brazil. A ação tem o objetivo de desenvolver negócios e potencializar resultados comerciais para as vinícolas brasileiras.

Durante o evento, renomados especialistas e profissionais do vinho se reúnem no Parque de Eventos, em Bento Gonçalves, para a Wine Conference, uma série de painéis que detalha a viticultura brasileira.

vinhos generica rj castilho

Do enoturismo à gastronomia, do ensino e pesquisa à comercialização, das indicações geográficas ao impacto socioeconômico do plantio de uvas no nordeste, inclusive com espaço para conhecer as tendências de consumo das bebidas vinícolas – pautas que ajudam a compreender como o país trabalha a questão vitivinícola serão abordadas em 20 palestras.

Confira abaixo a programação da Wine Conference

26 de setembro | Quarta-feira
15h: Diferentes indicações geográficas do Brasil, com Jorge Tonietto, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
16h: Conjuntura e Perspectivas da Vitivinicultura Brasileira, com José Fernando da Silva Protas, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
17h: Produção de vinhos seguros e de qualidade como diferencial para conquistar mercado, com Jacinta B. Valente, engenheira de alimentos e sócia proprietária da Biscotteria Itallinni.

27 de setembro | Quinta-feira
13h: Comercialização, com Ademir Brandelli, enólogo e sócio proprietário da Vinícola Don Laurindo, e Natália Zandonai, enóloga e sócia proprietária do Cobo Wine Bar.
14h: Cozinha de Natureza, com Rodrigo Bellora, Chef de Cozinha e proprietário do restaurante Valle Rustico.
14h: Ensino e Pesquisa, com Lucas Dal Maggro, enólogo doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Mariana Dullius, professora de Enologia no IFSC Campus Urupema.
15h: Viticultura, com Marcio Dallé, supervisor de viticultura da Moet Hennessy do Brasil – Vinhos e Destilados, e Leonardo Ferrari, enólogo e gerente da Vinícola Abreu Garcia e técnico dos sucos de uva Questo Si.
15h: Palestra Brasil Vitivinicola, com Mauricio Roloff – sommelier, jornalista e professor do curso de gastronomia da Unisinos.
16h: Enologia / Enogastronomia, com Giovanni Ferrari, enólogo da Vinícola Salton, e Bruna Dachery, coordenadora e docente do curso Tecnologia em Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul.
16h: Temas Emergentes em Vitivinicultura, com Marcos Gabardo, professor da Unipampa.
17h: Divulgação e Comunicação, com Sandy Corso, enóloga e sommelier da Vinícola Salton.
18h: Enoturismo, com Bruna Cristófoli, enóloga responsável, técnica e gestora comercial da Vinícola Cristófoli e representante comercial para o Brasil da JM Gonçalves Tanoaria, e Roberto Cainelli Jr, enólogo e sócio proprietário da Vinicola Cainelli, membro do Comitê de mercado do Ibravin e presidente da Associação Vale do Rio das Antas.

vinhos generica rj castilho

28 de setembro | Sexta-feira
13h: O Centro do Patrimônio e Cultura do Vinho – CEPAVIN, com Vander Valduga, professor adjunto do curso de Bacharelado em Turismo e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná e Vice-coordenador do CEPAVIN, e Rosa Medeiros, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
13h30: Enoturismo e o papel do profissional enólogo, com Hernanda Tonini, bacharel e mestre em turismo, doutora em desenvolvimento rural e coordenadora de pós-graduação do IFRS Campus Bento Gonçalves.
14h30: O sommelier e os desafios nos canais de distribuição de vinho no Brasil, com Wagner Gabardo, proprietário da escola de sommeliers Alta Gama em Curitiba.
15h30: Slow Food e Hospitalidade no Brasil, com Vander Valduga, professor adjunto do curso de Bacharelado em Turismo e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná e Vice-coordenador do Centro do Patrimônio e Cultura do Vinho.
16h30: Paisagem, Patrimônio e Vinho, com Rosa Medeiros, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
17h30: Enoturismo na França, com Vagner da Silva Machado, professor e pesquisador.

29 de setembro | Sábado
13h: Indicações geográficas e marcas registradas: duas ferramentas para construir a reputação de sua marca de vinhos no mercado mundial, com Giovani Orsoni, advogado italiano e inglês, representante de marcas europeias, diretor da empresa De Simone & Partners.
14h: Impactos sociais e econômicos da produção de uva no Nordeste brasileiro, com Sofia Hauschild, assessora comercial e econômica.

 

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo