Notícias

Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim?

Por Stephanie Vapsys

Fotos Divulgação 

Pode parecer cedo para nós consumidores que mal nos recuperamos do Natal, mas para o setor de chocolates já é tempo de falar sobre a Páscoa. A data, que nesse ano será celebrada no dia 1 de abril, é a mais importante para o setor e gera mais de 20 mil empregos temporários.

Continua após o anúncio

Segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), em 2017 foram produzidos quase 9 mil toneladas de chocolate, o que equivale a 36 milhões de ovos. “Foi um volume menor que o comparativo de 2016, mas já estávamos esperando por isso devido à crise. Para esse ano ainda não temos o número exato, pois ainda estamos em produção, mas estamos bem mais otimistas”, afirmou Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab.

 Para tentar driblar os resquícios da crise econômica, as marcas apostaram em ovos mais acessíveis a fim de atrair o público. Em relação aos produtos infantis, há uma tendência cada vez maior dos brindes virem expostos ao lado dos ovos, e não mais dentro. “O consumidor não quer errar na hora de tomar uma decisão, então é mais fácil quando ele vê o que está levando, assim não gera decepções”, afirma Keila Broedel, gerente de marketing da Garoto.

Com o intuito de apresentar os lançamentos para a data, a Abicab realizou a 28ª edição do Salão de Páscoa. O evento reuniu oito grandes marcas. Confira a seguir algumas das novidades para esse ano:

Arcor

A Arcor continua apostando na marca Tortuguita, personagem que integra a maior parte do portfólio da marca. São oitos opções de ovos que levam o personagem, entre eles está o Tortuguita Esbugalhada, que vem com um boneco que ao apertar o corpo, os olhos saltam. A Arcor também conta com as licenças de Patrulha Canina, Princesinha Sofia e Moana. Para os jovens, a marca aposta no Arcor Rocklets, com confeitos dentro do chocolate.

Cacau Show

A tradicional marca de chocolates conta com mais de 40 produtos, sendo 14 lançamentos. A linha Dreams, que vem com casca recheada ganhou um novo sabor, a torta holandesa. Outras novidades são o ovo GranCherie, que leva pedaços de doce de cereja na casca e bombons de cereja ao licor, e o ovo LaNut, que combina avelã e chocolate. Para as crianças, a marca continua com o ovo Chocomostros, sucesso de vendas no ano passado, que conta com novas edições de toucas.

Chocolates Brasil Cacau

Preocupada em oferecer produtos acessíveis, a Brasil Cacau não ultrapassa a faixa dos 60 reais com sua linha para a Páscoa. Para os adultos, a linha presentes que traz ovos recheados é o carro-chefe da marca. Os sabores cookies and cream e trufado de maracujá, lançados em 2017, continuam e ao lado deles estão os lançamentos cocada branca, paçoquinha e chocopipoca. A Brasil Cacau manteve a parceria de sucesso com a Hora da Aventura. Nesse ano, o ovo feito com açúcar explosivo é acompanhado de squeezes dos personagens.

Ferrero e Kinder

Ferrero traz uma linha de chocolates para presentear. O Grand Ferrero Rocher (R$ 34), uma versão maxi do querido bombom, lançado em versão limitada em 2017, voltou e foi expandido para todo o mercado nacional. “Outra novidade é que pela primeira vez estamos com opções de presentes abaixo de 10 reais. Lançamos edições inéditas de Ferrero Rocher e Rafaello em embalagem para a Páscoa. Estamos com opções que vão desde 9,90 até 69,90 reais”, conta Enrico Martini, gerente de marketing da Ferrero.

Marca da Ferrero voltada para a criançada, a Kinder trabalha nessa Páscoa com o tema “recheado de imaginação”, que traz brindes de bruxas e feras. Além disso, a Kinder conta com as licenças Meu Malvado Favorito, Max Steel, Natoons e Star Wars, com brindes colecionáveis dos personagens da série famosa que promete chamar a atenção até dos adultos. “Temos opções para todos com preços que vão de 6 até 60 reais”, conta Joana Oliveira, executiva da Kinder.

Garoto

Sob a temática “fazendinha”, a Garoto trouxe os lançamentos Caixa Garoto Baton, com um ovo e uma vaquinha de chocolate; a Toca do Coelho Baton, com um coelho de chocolate e miniovos; e a Leiteira Baton, uma lata recheada com miniovos. “Gostamos de pensar em brindes que também são auxílios para as mães”, afirmou Keila Broedel, gerente de marketing da Garoto. Essa estratégia pode ser vista no ovo de Páscoa Garoto Baton, que traz copos decorados, e o ovo de Páscoa Minnie, que leva um porta objetos.

Kopenhagen

Celebrando 90 anos, a Kopenhagen preparou diversas novidades para essa Páscoa. Na linha luxo, a marca vai na contramão da tendência de produtos mais acessíveis e lança um ovo de chocolate ao leite exclusivo de 5 quilos. Serão apenas 180 unidades disponíveis, todos numerados à mão por um calígrafo. Esse será o ovo mais caro do ano, custando 1.100 reais. Ainda na linha luxo, a marca continua com a parceria com a Pandora e lança ovo Sweet Trasure (R$ 499), feito com chocolate ao leite e mesclado com damasco seco, avelã, castanha-de-caju e uvas passas. Dessa vez, o brinde será um colar de prata da Pandora.

A linha Língua de Gato, um dos carros-chefes da Kopenhagen, segue com novidades. Esse ano, a marca lança o ovo Língua de Gato Doce de Leite e o Ovo de Língua de Gato Amargo. Para as crianças, há o ovo Lingato, com um copo exclusivo de brinde, e os ovos Monstros S.A e Os Incríveis.

 Lacta

“Esse ano estamos com muitas novidades, acreditamos que será por meio da inovação que traremos crescimentos para a Páscoa”, diz Ricardo Reis, gerente de marketing da Mondelēz. O grande destaque desse ano é o lançamento dos ovos em tripla camada, disponíveis nos sabores Oreo, Diamante Negro e Ouro Branco. Os produtos licenciados, que incluem personagens como Barbie, Super Hero Six, Hotweels, Transformers e Guardiões da Galáxia, além do tradicional brinde agora contam com um aplicativo interativo para cada tema.

Lacta - Ovo tripla camada

Nestlé

Ano passado, a Nestlé causou alvoroço nas redes sociais ao anunciar a volta do Ovo Nestlé Surpresa, um dos chocolates mais queridos dos anos 80 e 90. Devido ao enorme sucesso, a empresa decidiu manter a linha, mas com reformulações. Dessa vez, o ovo foi pensado não apenas para os nostálgicos, mas também para as crianças. O Nestlé Surpresa estará disponível em três edições, o Dino Venture, o Dog Venture e o Cat Venture. Além disso, a linha Kit Kat ganhou uma versão de chocolate branco e a marca lança o ovo das Princesas da Disney, com uma luminária.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo