Notícias

Comida que transforma

Por Marta Barbosa Stephens, de Londres
Fotos: BCC/divulgação

Leonor Espinosa, da Colômbia, é a vencedora do Basque Culinary World Prize 2017, organizado pelo Basque Culinary Center (BCC) e pelo governo do País Basco, na Espanha. Ela promove a cozinha popular colombiana de diversas formas, com foco no fazer e no saber ancestral das populações, principalmente indígenas e afro-colombianas. Por seu trabalho, vai receber 100.000 euros. Com o dinheiro, Leonor deve inaugurar o Centro Integral de Gastronomia em Chocó, como alternativa de formação profissional ao narcotráfico.

O anúncio do nome vencedor foi feito na noite de segunda (17) durante o evento na Cidade do México. A escolha coube a um júri formado por alguns dos chefs mais influentes do mundo. Esta é a segunda edição do prêmio, que no ano passado escolheu também uma mulher latino-americana, a venezuelana Maria Fernanda Di Giacobbe, por seu projeto Cacau de Origem. O brasileiro David Hertz foi um dos finalistas em 2016 e também este ano.

Continua após o anúncio

Após tomar conhecimento do resultado, Leonor Espinosa deu o seguinte depoimento:

“Esse prêmio significa uma alegria para aquelas comunidades que durante anos lutam para ser reconhecidas por seus valores ancestrais e o aporte à identidade cultural nacional. É uma forma de diminuir o silêncio gerado pelo conflito armado, a injustiça e a exclusão. E para o país, confirma, nesse processo de reconciliação, a importância de apostar em processos gastronômicos como ferramenta significativa para o desenvolvimento econômico das populações onde realmente se encontra o verdadeiro patrimônio gerador de qualidade de vida.”

 

 

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo