NotíciasReportagens

CONSERVE A DOÇURA

Por Isabel Raia, da Itatiba*

Fotos: divulgação

Queensberry O Sol nasce em Itatiba, a 80 quilômetros da capital paulista, e junto o aroma de frutas embebidas em açúcar toma conta dos ares. Com quase 30 anos de existência, há três a Queensberry se mudou da Grande São Paulo para o interior do estado. Isso porque a sede anterior não comportava o crescimento da marca – os anos de 2013 e 2014 fecharam com números 25% maiores e a expectativa é que neste ano, devido ao momento de instabilidade financeira, o crescimento fique em torno de 12%.

Continua após o anúncio

As geleias surgiram como uma forma de conservar as frutas colhidas no verão para ser consumidas no inverno. Além disso, povos da Mesopotâmia as usavam com fins medicinais. Hoje, é esse o item principal da Queensberry, que produz 50.000 potes do doce por dia, divididos em cerca de 20 dos 60 sabores do portfólio.

Para manter o padrão da marca, as frutas são importadas e chegam congeladas. Os cestos são armazenados em câmaras frias e passam pelo controle de qualidade antes de seguir adiante. Ali, funcionários com olhos de águia verificam item por item nas esteiras e descartam os que estão fora dos parâmetros. Os aprovados ganham açúcar e pectina e são aquecidos em um processo que dura cerca de 45 minutos e que produz um aroma que logo se espalha pelos corredores da fábrica. Perfume de fazer suspirar qualquer pessoa.

“A cada 20 minutos fazemos análise do produto para garantir a qualidade e potes de cada lote são armazenados na fábrica até seis meses depois do vencimento estampado na embalagem. Assim, se um cliente ligar reclamando, conseguimos saber exatamente quais foram o dia e o horário em que o produto foi feito e verificar o que aconteceu”, afirma o diretor da marca Cristiano Moraes.

Geleias prontas, chega a hora do envase. Os potes de vidro recebem ar ionizado para retirar possíveis impurezas e o produto é colocado ainda quente, a cerca de 80 oC, o que é também um meio de esterilizar a embalagem. Em um compasso perfeito entre homem e máquina, os potes transparentes são preenchidos por geleias de diferentes cores: vermelho, laranja, roxo, amarelo…

“Resfriamos o vidro com água para garantir a consistência e a gelificação do conteúdo”, diz Cristiano. Na mesma sintonia, os rótulos são colocados e os potes, encaixotados. Tudo pronto para seguir viagem até as prateleiras dos mercados.

Além das versões de 320 gramas, destinadas ao consumidor final, também são produzidas outras menores, para hotéis e restaurantes.

Fabrica Quensberry

Para todo gosto

Além dos sabores clássicos como laranja, ameixa, abacaxi e o campeão de vendas, morango, a Queensberry mantém as linhas diet e wellness, sendo esta orgânica. Há ainda as receitas que podem ser incorporadas a pratos salgados e lhes dar o toque agridoce, caso da cebola caramelizada, gengibre com limão, chutney de manga, entre outras. E os smoothies, que mesclam diferentes sabores e resultam em bebidas com duas porções de frutas, de acordo com o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma novidade que deve chegar às prateleiras até o fim do ano são as coberturas para sorvete. Feitas sem conservantes ou aromatizantes artificiais, elas têm textura um pouco mais líquida do que as geleias e contêm pedaços de fruta. Uma opção para fugir dos itens processados e artificiais. Serão quatro sabores, todos com dulçor equilibrado. Com um toque azedinho, mirtilo e frutas vermelhas equilibram os preparos mais açucarados. A cobertura de amarena tem sabor marcante e vai bem com sorvetes mais intensos. Mas é a de morango que promete, assim como a geleia, conquistar o título de queridinha do público. Com sabor equilibrado, ressalta o melhor da fruta e resulta em uma calda daquelas que parecem ter sido feitas em casa. Os potes de 200 gramas devem custar, em média, 8,50 reais. Ainda sem data definida para chegar, as frutas de colher são outro lançamento e serão opção de lanche saudável entre as refeições ou mesmo de sobremesa. Com textura mais firme e mescla de ingredientes, estas podem ser levadas na bolsa ou divididas com a galera, no caso de potes de maior tamanho. Entre os sabores: maçã, pera e uva-passa, frutas amarelas, e frutas silvestres.

Fábrica de números

Ingredientes

  • 112.000 m² de terreno
  • 75% de área verde
  • 300 m² de laboratórios de pesquisa
  • 300 toneladas/mês produzidas entre smoothies e mais de 60 tipos de geleias
  • 85% dos descartes destinados a reciclagem

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar