Notícias

De volta às raízes

Da redação
Fotos: Tomás Rangel e Lucas Terribili/ divulgação

O caderno de receitas da família é sempre uma boa forma de se inspirar e de fazer uma viagem rumo a nossas raízes. Pensando nisso, Thomas Troisgros (Olympe, RJ) e Bel Coelho (Clandestino, SP) se reúnem nos dias 27 e 28 de setembro no restaurante dele para fazer um jantar inédito, a quatro mãos.

O jantar terá sete etapas e serão servidas na ocasião receitas que fazem parte do menu Herança Portuguesa, de Bel, e receitas autorais de Thomas, que tem como base a França, mas com o toque de seu lado brasileiro.

Continua após o anúncio

Entre as sugestões do menu estão: vieiras e vinagrete de café, camarão na brasa, feijão carioquinha com língua de boi, ameijoas à Bulhão Pato, pirarucu à braz (pirarucu seco com batata-baroa, gema em baixa temperatura, chips de baroa e pó de azeitona), barriga de porco com purê de castanha-portuguesa e repolho grelhado e toucinho do céu com figos, laranja, gelatina de água de flor de laranjeira e sorvete de iogurte de leite de ovelha.

Aos amantes de vinhos, há a opção de harmonizar os pratos com os rótulos chilenos Quereu Chardonnay e o Falernia Pinot Noir D.O. Elqui Valley, com o argentino Fabre Montmayou Reserva Cabernet Franc e com o vinho do Porto Taylor’s, que é envelhecido por dez anos.

Confira abaixo o menu completo:

Vieiras, vinagrete de café (Thomas Troisgros)
Ameijoas à Bulhão Pato – creme ameijoas, gelatina de vinho branco, gel de coentro e purê de pera (Bel Coelho)
Camarão na brasa, azedinha (Thomas Troisgros)
Pirarucu à Braz – pirarucu seco com batata-baroa, gema em baixa temperatura, chips de baroa e pó de azeitona preta (Bel Coelho)
Feijão carioquinha, língua de boi, consommé de legumes tostados, lardo, broto de mostarda (Thomas Troisgros)
Barriga de porco, purê de castanha-portuguesa e repolho grelhado (Bel Coelho)
Toucinho do céu com figos, laranja, gelatina de água de flor de laranjeira e sorvete de iogurte de leite de ovelha (Bel Coelho)

O jantar com harmonização sai por 650 reais e sem vinhos, 450 reais.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo