Notícias

As melhores dicas de restaurantes para celebrar o Dia das Mães

Casas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador têm programação especial para a comemoração, com kits e promoções imperdíveis

Uma das datas mais esperadas do ano, o Dia das Mães, pede uma celebração que seja recheada de amor, paz e, pelo atual momento, sem aglomerações exageradas e com muito cuidado. Veja nosso roteiro, faça o seu pedido, mas mostre para ela todo o seu amor.

Como sempre fazemos em datas especiais, montamos um roteiro repleto de delícias para você celebrar em grande estilo com a sua mãe.

São Paulo

Hanzawa Eventos

Comandada pelo chef Márcio Hanzawa, a casa existe há cinco anos, criada para fazer grandes eventos. Com o atual momento, se especializou em levar para a casa do cliente uma experiência especial de culinária japonesa, com bandejas de sushis que encantam pelo visual e conquistam o paladar. Para o Dia das Mães, as opções são o carpaccio de salmão; os combinados Hanzawa 1 e 2 que servem até três pessoas, com 70 peças.

Continua após o anúncio

Já o Hanzawa 3, com 142 peças, é indicado para seis pessoas. Para os vegetarianos, há uma opção com 70 peças. Para os apreciadores, os temakis de atum e de salmão com cebolinha são imperdíveis. As embalagens e bandejas fogem dos descartáveis, são perfeitas e retiradas em horários combinados.

Pedidos pelo tel. (11) 95736-6244 ou Instagram @hanzawa_eventos.

Ricardo e Elaine

Ricardo Cleber Bezerra e sua esposa Elaine Cristina são dessas duplas que não fogem da luta. Se reinventaram na pandemia, e estão entregando algumas delícias artesanais por São Paulo. Começaram com deliciosas e bem recheadas esfihas de carne e de queijo e agora lançaram um empadão de frango desses que conquistam o paladar e que já tem uma legião de fãs.

Pedidos pelo WhatsApp: (11) 98371-6372

Tuy Bar Cocina

A pedida da casa do Itaim Bibi, do empresário Ronaldo Camelo, é o arroz caldoso de frutos do mar (arroz bomba cozido no bisque de camarão com açafrão, camarão, polvo, lula, mexilhão, vongole, tomate cereja, ervilha e pimentão piquillo). A sugestão é harmonizar com o vinho branco Reguengos, que acompanha o pedido. Mas atenção, é exclusivo para o delivery e os pedidos podem ser feitos pelo telefone (11) 3078-8606.

Rua Jerônimo da Veiga, 163; @tuybarcocina

Casa Santo Antônio

O restaurante, que tem uma das melhores entregas de delivery, voltou em grande estilo. Preparou três opções especiais para o Dia das Mães. Para quem quer ficar em casa, terá o menu encomendas para finalizar; para os que preferem a praticidade sem abrir do conforto de casa, o delivery ou take away; e para aqueles que estão com saudades do restaurante, pratos exclusivos de sugestão para o salão. Ou seja, opções para todos os gostos e necessidades. Entre os pratos, ravióli de camarão; pappardelle fresco; e robalo com cogumelos. Cheesecake de pistache é a opção de sobremesa.

Av. João Carlos Da Silva Borges, 764. tel. (11) 4328-6205; @casasantoantonio

Baruk

Se a pedida é comida árabe da melhor qualidade, essa é uma opção certeira. Comandado pelos irmãos Denise e Gustavo Batistel, preparou uma opção de menu fechado, por 178 reais, que serve três pessoas.

Para as entradas, que vão acompanhadas de pães sírios, estão o clássico trio de pastas da casa – homus, babaganush e coalhada seca –; e ainda uma quarta, pensada para a data: a muhammara, pasta de pimentão vermelho, simplesmente deliciosa. Nos principais, aparecem o tradicional arroz sírio e o kibe labaine – na coalhada, prato clássico que encanta pela delicadeza. Já as sobremesas, são os clássicos folhados, nos sabores damasco, pistache, amêndoas e nozes.

Rua Bandeira Paulista, 399, tel. (11) 3895-9990; @restaurantebaruk

Baruk | Foto: RJ Castilho
Baruk | Foto: RJ Castilho
Felice e Maria

A culinária de Massimo Ferrari sempre encantou, confortou a alma, alegrou e saciou o paladar em grande estilo. Uma comida que fica na memória. Para o Dia das Mães, as opções são muitas, como as tortas rústicas; as lasagne de massa verde e ragu de carne ou a la napolitana; o ravióli de abóbora e amaretto; ou o tortelloni verde de ricotta e espinafre; o espeto cabana: coxa e sobrecoxa de frango na brasa com tomate, cebola e bacon; ou o pernil de porco desossado ao molho do assado.

Para finalizar, a melhor tarte tatin de maçã ou o tiramisú clássico. Como conforta, é comida para a família, as porções servem em média de quatro a seis pessoas.

Rua Helion Póvoa, 45/65, tel. (11) 97643-7010 e 3849-2504; @felicemariagastronomia

Bologna

A tradicional Bologna, além de seus pratos clássicos, como a famosa coxinha, a lasanha e o parmegiana, está preparando deliciosos bolos. Além de produzir o tamanho tradicional, vendido por quilo, também oferece os minibolos, com cerca de 150 a 200g. São mais de 20 sugestões de sabores, que devem ser encomendados com no mínimo 24 horas de antecedência, por meio do telefone (11) 3256-1108 ou WhatsApp (11) 99410-3465.

Entre as opções estão coco, doce de leite com nozes, mousse chocolate com morango e nozes.  Vale lembrar que a Bologna foi inaugurada em 1925 no Anhangabaú. Em 1951, mudou-se para a Rua Augusta onde permanece até hoje.

Rua Augusta, 379, pedidos via IFood; @bolognasp

Dalmo Bárbaro

O Dalmo Bárbaro, especializado em peixes e frutos do mar, traz uma promoção especial aos clientes que pedirem o prato scarpa especial para compartilhar (carro chefe da casa, que serve bem quatro pessoas). Ele é preparado com filé de pescada cambucu grelhado ao molho de manteiga e alcaparras, acompanhado de batata souté e palmito laminado no mesmo molho – e uma garrafa do vinho branco português Cistus Reserva, por 368 reais.

A promoção é válida apenas para o dia 9 de maio, para quem for ao restaurante ou para pedidos sob encomenda, com retirada na casa. Os pedidos devem ser feitos por telefone e com antecedência.

Rua Gironda, 188, Itaim Bibi, tel. (11) 2985-4002; @dalmobarbaro

Des Cucina

O chef Sergio França, que comanda a cozinha do Restaurante Des Cucina, preparou delícias como o atum selado com ricota grelhada, salada verde e vinagrete de frutas vermelhas; polvo grelhado com purê de batata e curry; portafoglio recheado de queijo brie, acompanhado de risoto de legumes; ou ainda agnolotti de Angus com fonduta de queijo brie. A casa atenderá com reserva presencial antecipada, dentro de todas as normas de segurança, visando a comodidade dos clientes. Também é possível pedir os pratos por delivery.

Rua Desembargador do Vale, 233, tel. (11) 3872-0050 e WhatsApp: (11) 98999-9490; @descucina

Al Mare

A casa especializada em frutos do mar está completando 25 anos no bairro de Moema. No comando está o chef Allan Vila Espejo, que acaba de lançar novos pratos. Para o Dia das Mães ele sugere alguns preparos com lagosta, como a do Soares (cauda de baby lagosta, na manteiga e castanha-de-caju, acompanhada de risoto de banana e urucum); a flambada, uma cauda de lagosta gratinada na manteiga e conhaque, acompanhada de arroz e batata palha; ou ainda strogonoff de baby lagosta, medalhões de lagosta ao conhaque, arroz e batata palha.

Há também a clássica paella marinara, com camarões, lulas, mexilhões e lagostins. O chef recomenda a encomenda antecipada.

Av. Pavão, 109, Moema, tel. (11) 5041-7179; @almaremoema

Templo da Carne Marcos Bassi 

São várias sugestões para duas e até cinco pessoas, com os melhores cortes e acompanhamentos da casa.  Entre eles, o especial para duas pessoas com fraldinha, arroz do cozinheiro, farofa Bassi e abacaxi grelhado com sorvete de creme; cortes para quatro a cinco pessoas incluem costela e cebola assada, arroz do cozinheiro e farofa Bassi. Mas são vários tipos de cardápio e outros cortes famosos, confira nas redes da casa.

Rua Treze de Maio, 668, WhatsApp: (11) 9 94726-8619 e (11) 3926-6106; @templodacarnemarcosbassi

Varal87 Steakhouse

A casa, reconhecida pelos excelentes cortes grelhados, na parrilla, no fogo de chão e no varal de defumados, sugere no presencial e no delivery dois cortes especiais que servem de duas a três pessoas. A tira de chorizo, uma maneira diferente de apresentar o corte, retirado do centro do contrafilé; e o porter house, um dos cortes obrigatórios da atualidade. Ambos acompanhados de arroz biro-biro e farofa de cebola.

Todas as mães que fizerem este pedido por delivery ou forem ao restaurante, ganharão um pudim de leite de sobremesa.

O Varal87 recomenda a reserva antecipada de mesa no restaurante, para maior comodidade e segurança dos clientes.

Rua Graúna, 87, WhatsApp (11) 97222-0240 e tel. (11) 2307-0141; @varal87

Kinoshita

A renomada casa de gastronomia japonesa elaborou dois cardápios especiais para o Dia das Mães, que podem ser retirados no local ou entregues no endereço de preferência no dia 9 de maio. O combinado família com 90 itens inclui 30 fatias de sashimi e 18 sushis.

O menu também traz uma porção de edamame (favas de soja e flor de sal), sunomono (salada japonesa de pepino, lichias e molho ponzu) e ebiten (tempurá de camarão). Serve de três a quatro pessoas. Também é possível pedir apenas o combinado família Dia das Mães.

É preciso reservar pelo telefone (11) 3849-6940 ou WhatsApp (11) 98866-4865. A confirmação é feita mediante o pagamento de 50% do valor no ato da reserva. Os pedidos devem ser feitos até o dia 7 de maio, às 17h.

Rua Jaques Félix, 405; @kinoshitarestaurante

Naga

Outro conceituado japonês preparou uma degustação exclusiva de sushis com peixes e frutos do mar. Além desse prato especial, a homenageada ainda ganha de presente uma mini garrafa de saquê para brindar o dia com a família reunida.

A degustação inclui sushis com os melhores peixes e frutos do mar do dia, que podem ser olho de boi gordo, vieira, polvo, salmão gordo, camarão, peixe branco, atum, ovas de ouriço, ovas de salmão, arenque e guesso (perninhas de lula). A novidade está disponível também no delivery pelos telefones (11) 3167-6049 e (11) 3167-6750.

Rua Bandeira Paulista, 385; @sp_naga

Naga | Foto: divulgação
Naga | Foto: divulgação
Piselli

Para comemorar o Dia das Mães, o restaurater Juscelino Pereira preparou ações especiais tanto para as famílias que preferem ficar em casa, quanto para aqueles que estão com saudades do salão de seus restaurantes Piselli Jardins e Piselli Sud. “Preparamos pratos para compartilhar, que trazem experiências que nos remetem à infância e à família” conta Juscelino.

No Piselli em Casa, o menu estará disponível durante todo o mês de maio e conta com pratos para compartilhar que servem até quatro pessoas, com desconto de 15%. Entre as opções estão baccalà alla siciliana; saltimboca alla romana; tortelloni di mozzarella di búfala; ossobuco alla milanese; e ravioli di brie e pera al tartufo. Para sobremesa, o famoso tiramissu piselli (serve quatro pessoas).

Piselli Jardins: Rua Padre João Manuel, 1253, WhatsApp (11) 97525-9341; @restaurantepiselli

Padaria Gêmel

A casa que está completando 41 anos de vida está com duas opções de cestas: a cesta happy hour, composta por queijos variados, ciabatta, crostata, patê de ervas finas, morangos, palmiers, mini brigadeiros, geleia, mix de nuts, um vinho tinto ou um branco (a escolha do cliente), um par de máscaras e um cartão, para duas pessoas.

Além disso, tem a cesta café da manhã, com salada de fruta, mini bisnaga, mini pães variados, baguetes especiais, mini croissant, broa aerosa, mini pães de queijo, peito de peru, frios, geleia, rabanadas, bolo caseiro, iogurte, suco de laranja e um cartão, para uma ou duas pessoas.  A casa disponibilizará a pronta entrega, porém, recomenda-se uma encomenda prévia.

Rua Teixeira da Silva, 440; tel. (11) 3895 5946 e (11) 99110-0823

Bacalhau Vinho & Cia

Uma mesa de culinária portuguesa farta e rica com a escolha de uma entre nove receitas clássicas de pratos com bacalhau e quatro com camarão são as sugestões da casa. O menu completo inclui porção de bolinhos de bacalhau no feijão fradinho, um prato de bacalhau, arroz branco e pastéis de nata, servindo duas a três pessoas. É possível também solicitar porção para quatro a cinco pessoas. O

s pratos podem ser solicitados com até 24 horas de antecedência, e o delivery será entregue no domingo das 10h30 às 13h. Serão entregues prontos para finalizar e aquecer em forno a 150 graus por 15 a 20 minutos.

Para informações, na unidade do Itaim ligue para (11) 3071-4077 e na Barra Funda (11) 3666-0388. Ou pelo WhatsApp (11) 96333-1225.

Rua Barra Funda, 1067, Barra Funda; e Rua Joaquim Floriano, 541; @bacalhauevinhocia

Terraço Itália

A tradicional casa terá menu especial com sugestões inspiradas em regiões gastronômicas italianas, criadas pelo chef toscano Pasquale Mancini. O menu La Madallena, por exemplo, traz salada de lagosta, com alcachofra e salsa cítrica ou abobrinha recheada com ricota fresca e mix de cogumelos; segue com o linguine al nero di seppia com scampi ou raviolini di burrata in crema di grana padano profumato al tartufo.

O segundo prato traz medalhão de filé com brie e risoto de parmesão ou o camarão na manteiga de ervas aromáticas, perfumado ao limão siciliano. Encerre com um dos melhores tiramissu da cidade. Para reservas, tel. (11) 2189-2929.

Avenida Ipiranga, 344; @terracoitalia

Dona Deôla
Dona Deôla | Foto: divulgação
Dona Deôla | Foto: divulgação

A tradicional rede de padarias preparou um cardápio com sobremesas geladas e bolos especiais. Entre as opções estão os pavês de Sonho de Valsa, chocolate, nozes ou Ouro Branco; e mousse sensação (chocolate com morango), servidos em dois tamanhos: 500 e 900 g. Os clássicos bolos placa de bem-casado, brigadeiro e sensação também ganham versão especiais para a data que servem até oito pessoas. A rede oferece ainda nove opções de cestas, que vão desde as tradicionais opções para café da manhã até para aproveitar a happy hour.

Pedidos pela loja on-line ou Ifood 

Le Blé Casa de Pães

A casa que está brilhando no delivery criou uma cesta especial como sugestão de presente para as homenageadas, que poderá ser encomendada até o dia 7 de maio. Para quem perder o prazo, nos dias 8 e 9 as duas unidades da casa estarão abertas

A cesta especial Dia das Mães vem com trio de flores de chocolate (branco velvet belga recheado de creme de cerejas; ao leite belga com praliné de nozes; amargo recheado de creme de damasco e castanha-do-pará); macaron recheado de ganache de frutas vermelhas; croissant; pain au chocolate; croissant recheado com creme patissiere; demi baguete tradição; demi baguete de grãos; pão de cacau com avelãs e laranja; geleia de figo caramelizado; pão de missô; chá basilur; coalhada feita na casa; lombo canadense; pastrami e suco de laranja natural.

Pedidos pelo telefone (11) 3663-4626 ou WhatsApp (11) 97122-3530.

Rua Pará, 252, Higienópolis; Le Blé Petit, Rua Padre João Manuel, 968, Cerqueira César; @leblecasadepaes

Le Blé Casa de Pães | Foto: divulgação
Le Blé Casa de Pães | Foto: divulgação
Petit Comité Rotisserie

A chef Rita Atrib, profissional de mão cheia, oferece diversas opções para celebrar. “O reconfortante cardápio para este dia traz pratos com cara de mãe e de avó, e também alguns outros queridinhos dos clientes ao longo dos 28 anos do Buffet Petit Comité, dos 5 anos da rotisserie de Moema, e dos 5 meses da nova loja, nos Jardins”, explica Rita.

Entre eles estão o escabeche de berinjelas, cebolas e pimenta biquinho; a carne louca; cuscuz de mãe, com pescadinha, sardinha, palmito pupunha, tomates, ervilhas, milho verde, ovos cozidos e azeitonas; queijo brie envolto em massa phylo, acompanhado por nuts e frutas secas no caramelo de sal.

Além disso, há pratos principais, caso da lasanha de cogumelos com fonduta de queijos e aroma de frutas; lombo de porco na vinha d’alhos recheado com toucinho, cebolas e abacaxi acompanhado de molhinho do assado; e o nhoque de mandioquinha com ragu de carne assada.

Há ainda quiche de queijos, tomatinhos confitados e fios de pesto; torta cremosa de palmito, alho-poró e azeitonas verdes. De sobremesas: bolo de nozes com baba de moça e fios de ovos; torta merengada de limão; bolo gelado de beijinho cremoso; e brigadeirão de Nutella e seu ganache.

Todos os pratos são entregues em embalagens descartáveis e acompanham um cardápio explicativo. As encomendas podem ser feitas e retiradas nas lojas ou entregues em domicílio para pedidos acima de 350 reais.

Rua Melo Alves, 287, Jardins, WhatsApp (11) 95595-5867 e tel. (11) 3088-7561; e Rua Gaivota, 763, Moema, WhatsApp (11) 95477-3233 e tel. (11) 2359-0771; @petitcomiterotisserie

Brazeiro 

A tradicional casa também promete brilhar. Para entradas, sugere a maionese de legumes e a farofa, que vão acompanhar perfeitamente o lombo suíno assado ou o galeto na brasa e temperado na medida, clássicos da casa.

Rua Dr. Fonseca Brasil, 205, Morumbi, tel. (11) 3368-7537; @obrazeiro

Aizomê

Além das opções para delivery e retirada, o Aizomê estará aberto para almoço presencial, somente omakase (menu degustação) e sob reserva.

Já para o delivery as sugestões são o jubako hanami (com diversas preparações, frias e quentes, montada na caixa de laca e amarrada em furoshiki, com edição limitada – a caixa faz parte do presente); combinados especiais de sushi e sashimi para duas, quatro ou seis pessoas, sob encomenda; kit sukiyaki para duas pessoas, para finalizar em casa, acompanha modo de preparo com 200 g de contrafilé fatiado, tofu, acelga, cogumelos, horenso e cenoura; caldo, udon e onsen tamago a parte.

Além disso, há bolos de frutas, de matchá ou de chocolate sob encomenda. Pedidos com até 48 horas de antecedência, e reservas pelo site, tel. (11) 2222-1176 ou WhatsApp (11) 94247-9315

Alameda Fernão Cardim, 39, Jardim Paulista; @aizomerestaurante

Charco

Além das opções de retirada, o Charco estará aberto para almoço presencial.
O combo especial da casa serve até quatro pessoas, com pão, manteiga e sardela; pernil de cordeiro assado, com batatas e cebola; berinjela assada, coalhada, arroz de amêndoas e salada. De sobremesa, a tentadora torta de avelã e chocolate.

Pedidos e reservas por tel. (11) 3063-0360 ou WhatsApp (11) 94631-4065

Rua Peixoto Gomide, 1492; @charcorestaurante

Hanami Confeitaria

A Hanami Confeitaria, do chef pâtissier Cesar Yukio, criou opções de presentes delicados, com um toque oriental. Destaque para a caixa de bombons em furoshiki – embrulho japonês feito com tecido – e decorado com flor de sakura artesanal (são 12 trufas variadas nos sabores: matchá, champagne, nama choco, avelã, yuzu e chá preto com frutas vermelhas, R$ 99).

Os filhos também podem encomendar bolos e tortas para a hora da sobremesa. Boa pedidas são a torta mousse de morangos com amêndoas (R$ 195); o clássico bolo japonês com massa chiffon de baunilha recheado de chantilly e morangos frescos (a partir de R$ 110); e o bolo de pistache com frutas vermelhas (a partir de R$110). As receitas da confeitaria estão disponíveis para retiradas e delivery próprio.

Rua Demétrio Ribeiro, 785, Tatuapé, tel. (11) 2675-9300 e WhatsApp (11) 93082-2782; @hanamiconfeitaria

Tchocolath

A marca de chocolates artesanais nascida em 1986 traz sugestões de presentes para todos os gostos e bolsos. Alguns exemplos são o coração ao leite fosco (80g, R$ 28); e o coração vermelho ao leite (100g, R$ 35), ambos trazem dentro ainda três bombons de chocolate em formato de flor. Outros presentes que prometem alegrar a data: caixa com 28 flores de chocolate ao leite (292g, R$ 79,60); e caixa com frutas desidratadas banhadas com chocolate (230g, R$ 82,60).

O pão de mel, carro-chefe da marca, é encontrado em dois formatos para presentear: caixa com 10 pães de mel tradicionais (240g, R$ 75); e coração trufado de pão de mel (260g, R$ 92).

Rua Antônio Afonso, 19, Vila Nova Conceição, tel. (11) 3842-5623 e (11) 97652-308; @tchocolath

Tartuferia San Paolo

Para comemorar o Dia das Mães, a casa oferece um prato especialmente criado para a data e um kit com produtos do seu empório, que é uma ótima opção para presentear.

O chef executivo Erick Domenico elaborou uma receita leve e colorida que traz posta de pescada amarela coberta com manteiga de amêndoas douradas em cama de cogumelos, legumes orgânicos, pétalas de flores e brotos, acompanhada por quenelle de burrata tartufata e finalizada com alho negro com trufas. O nasello en campo de’ fiori estará em cartaz de 6 a 9 de maio por 109 reais.

Já os kits de presentes incluem doce de leite com trufas negras e cumaru; e salsa tartufata; além de um encarte com duas receitas exclusivas do chef de eventos, Rodrigo Einsfeld (R$ 208). Quem quiser, ainda pode incluir um vinho orgânico 99 Rosas (R$ 328) ou um Bouquet do Bosque (preço sob consulta).

As encomendas devem ser feitas até dia 7 de maior, para take away. Pedidos no IFood de 6 a 9 de maio e a partir de 500 reais serão presenteados com uma garrafa de 99 Rosas Orgânico.

Rua Oscar Freire, 155, Jardins, tel. (11) 3854-0085 e (11) 93202-2662; @tartuferiaoficial

Renaissance São Paulo Hotel

Para aqueles em busca de uma experiência gastronômica que torne o momento ainda mais exclusivo, o Renaissance São Paulo Hotel oferece duas possibilidades de refeições: por delivery e retirada ou nas dependências do hotel. A primeira opção é um almoço para até quatro pessoas, com salada de folhas, panc (plantas alimentícias não convencionais) e picles de vegetais orgânicos e tiramisú.

Já a segunda pedida é o brunch de Dia das Mães, no domingo, das 12h às 15h, que conta com um cardápio completo, mais espumante, vinho (tinto e branco) e cerveja à vontade, além de estações que unem delícias de café da manhã e as especialidades gastronômicas da casa. (R$ 185 por pessoa).

Alameda Santos, 2233, Jardim Paulista, tel. (11) 3069-2233; @renaissancesaopaulo

Rio de Janeiro

Diva Confeitaria Festiva e Afetiva

A pedida são os bolos devil cake (R$110); e o afetivo, de capim limão (R$65). A confeiteira promete, ainda, não cobrar taxa de entrega para a data festiva. “Em tempos de pandemia, nem todos terão a chance de passar o dia especial com suas mães. Por isso, decidi não cobrar taxa de entrega e tornar o delivery uma forma de aproximar, presentear e levar carinho por meio dos meus bolos”, afirma Diva, a boleira de mão-cheia.

Com seis camadas de massa e cinco de recheio, o devil cake – bolo de massa úmida e aerada – preparado com muito chocolate 54% tem recheio e cobertura que se misturam e completam. Já o afetivo de capim limão seu insumo principal é um suco artesanal da erva, preparado pela própria Diva, que traz leveza e sabor natural ao produto. A delícia, aerada, recebe ainda cobertura de brigadeiro de capim limão.

Para completar, ambos os bolos seguem acompanhados de um pequeno buquê de flores, como mimo da chef confeiteira, para cada mãe presenteada na data.

Tel. (21) 97599-3489; @divaconfeitariafestivaafetiva

Diva Confeitaria Festiva e Afetiva | Foto: divulgação
Diva Confeitaria Festiva e Afetiva | Foto: divulgação
Ettore

A casa traz para o cardápio duas delícias das alegres festas da grande família do chef Ettore Siniscalchi, oriunda de Benevento, na Itália. A primeira é o fusilli per la mamma, receita da avó que, além de marcar as comemorações familiares, também encantava os elegantes clientes da Cantina Castelões, antigo restaurante dos avós, em São Paulo.

A outra novidade é a sacrapantina com morango, sobremesa que reinava nas comemorações especiais. Tudo feito em casa. As lembranças vêm das férias escolares de Ettore, quando tios, primos e avós se reuniam num belo casarão no Brás, reduto de imigrantes italianos na época.

Elaborado com massa artesanal, o fusilli per la mamma é inspirado em uma das receitas mais leves e saborosas que a avó de Ettore preparava para a família. A iguaria era servida pela “nonna” com um molho de alcaparras, tomate em cubos, cebola em gomos, cebolinha e pimenta-dedo-de-moça, tudo isso finalizado com uma porção de ricota defumada por cima.

Com uma proposta simples e certeira, o molho da “nonna” é sucesso até hoje no cardápio do antigo restaurante da família em São Paulo, a Cantina Castelões. Este ano, o chef Ettore decidiu compartilhar o segredo. “No mês de maio, os clientes que visitarem o restaurante ou pedirem o prato por delivery receberão uma cópia da receita, que também será divulgada nas nossas redes sociais”, explica ele.

Outra novidade é a torta sacrapantina, sobremesa da família que percorreu gerações até chegar ao Ettore, na Barra.

Av. Armando Lombardi, 800, Lojas C/D/E, Barra da Tijuca; tel. (21) 2495-3316, (21) 2493-5611 e (21) 2493-8939; @ettorecucinaitaliana

Ettore | Foto: divulgação
Ettore | Foto: divulgação
Amaré Bistrô Boutique

A sugestão da casa é o arroz negro salteado na manteiga com manga e tomatinhos confit, com destaque para os camarões VG grelhados acompanhados de aspargos (R$ 170). A chef Samantha Laurindo está bem animada para o seu primeiro Dia das Mães e já fez uma seleção especial de ingredientes.

No menu, há ainda pratos leves e frescos com foco nos preparos do mar, como o atum selado com crosta de gergelim e molho de shimeji fresco (R$ 95); camarão VM no espeto de alecrim e raspas de limão-siciliano (R$ 95); polvo grelhado com linguiça de pernil Angus ao azeite de tomilho artesanal e tomate confit com batatinha (R$ 120). Reservas necessárias.

Rua Paraju, 8, Bosque de Geribá, Armação dos Búzios, tel. (22) 2623-6777; @amarebistro

Grupo Irajá

Para o Dia das Mães deste ano, o Grupo Irajá, comandado pelo chef Pedro de Artagão, preparou menus promocionais, que valerão apenas para delivery, pelo Rappi, e take out.

No Cozinha Artagão, vale pedir piamontese e Irajá bolo, para quatro pessoas ou polvo grelhado com farofa calabresa e batatas, mais Irajá bolo, para quatro pessoas.

Rua General Severiano Ribeiro, 97, Casa & Gourmet Shopping, Botafogo, tel. (21) 2431-9389.

Já no Formidable, a sugestão é o boeuf bourguignon e mousse de pistache e chocolate, para quatro pessoas; ou croquete e pasta Paul Bocuse, para quatro pessoas.

Rua João Lira, 148, Leblon, tel. (21) 2239-7632

Além disso, no Irajá Redux, há boa opções como carne assada e cacio e pepe e Irajá bolo, para quatro pessoas; ou jardim da temporada (peixe do dia grelhado com molho à base de leite de coco, caldo de peixe e gengibre, acompanham legumes grelhados) e bolo de aipim com doce de leite e coco, para quatro pessoas

Av. Ataulfo de Paiva, 270, tel. (21) 2540-5487

Por fim, no Boteco Rainha, os clientes encontram arroz de pato e torta de natas, para quatro pessoas; ou croquete de lagosta e arroz de polvo, para quatro pessoas

Rua Dias Ferreira, 247, tel. (21) 3598-8714; @grupoiraja

Salvador

Casa de Tereza

A chef Tereza Paim vai expressar toda sua essência maternal com o menu de mainha. Tereza sugere três propostas de menus que servem duas pessoas: Bahia tradição; Bahia contemporânea mar & terra; e Bahia inclusiva, para estilos e gostos diferentes. “Preparei um menu afetivo, que remete à comida de mainha, com amor e ingredientes frescos vindo de produtores locais”, diz.

Bahia tradição: pudim de siri em pesto com salada de mix verdes; arroz caldoso de frutos do mar da Baía de Todos os Santos; baião de dois ao estilo do Recôncavo; pão da casa; e farofa artesanal amarelinha da chef.

Bahia contemporânea mar & terra: salada de camarão com mix de verdes, tomates, camarão no vapor com molho de mostarda; pernil de cordeiro desfiado, ao molho de tamarindo; purê de mandioquinha; pão da casa e torta cacau e emulsão de frutas vermelhas.

Bahia inclusiva: carpaccio de pupunha em cama de verdes; arroz caldoso de legumes e grãos; farofa artesanal verdinha da chef, pão da casa e cocada de forno vegetariana com calda de frutas vermelhas.

Os pedidos delivery e take away e reservas podem ser feitos pelo WhatsApp (71) 99170-6475 ou tel. (71) 3329-3016.

Rua Odilon Santos, 45, Rio Vermelho; @casadetereza_

Casa de Tereza | Foto: divulgação
Manga

O restaurante Manga preparou um menu especial que serve de três a quatro pessoas: duo de aves, com codorna recheada com cogumelo, baru, trufas e passas, e coxa de pato assada lentamente, couve-flor assada inteira,  purê de couve flor com noisette e ervilhas.

Além disso, criou a cesta com ou sem espumante, recheada de pães, manteiga noisette, ricota com ervas, salmão defumado, pastrami, granola, mel de uruçu, panetone, biscoito do vento e pão de mel. Outra atração é o bolo de goiaba e chocolate branco. Delivery e take-away tel. (71) 3506- 2744 ou WhatsApp (71) 9296-3232.

Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho; @mangarestaurante

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo