Chef Gustavo Pereira ensina a preparar receitas de Emily em Paris
Leve o sabor do seriado que se passa em Paris para sua mesa em receitas, como ratatouille, omelete e, claro, o famoso pain au chocolat
Durante as duas últimas semanas, muitos viajaram pela França graças ao seriado Emily em Paris. De linguagem leve e fácil, a produção da Netflix conquistou espectadores de todas as idades. E, pensando em trazer mais um pouco dessa atmosfera, o chef Gustavo Pereira selecionou receitas típicas da cidade francesa.
Emily é uma garota norte-americana que se muda para Paris com a missão de trabalhar em uma empresa de marketing. Entre muitas das aventuras que enfrenta na Cidade Luz, está a de se apaixonar por um chef de cozinha, sendo que ele também é seu vizinho. Entre encontros e desencontros, portanto, ela saboreia um omelete especial feito por ele. Ou ainda aproveita a boulangerie da vizinhança para saborear o clássico pain au chocolat.
O chef Gustavo Pereira, por sua vez, é CEO da Partanger Gastronomia e, depois de 20 anos atuando com publicidade, decidiu mudar de rumo. Assim, viu na gastronomia sua verdadeira paixão. Desde então, trabalhou em restaurantes premiados; como por exemplo o Maní, da chef Helena Rizzo, o Ritz e ainda Le Premier, sendo esse em Paris.
Ratatouille
Rendimento: 2 porções
“É um acompanhamento supertradicional nos pratos franceses. Além disso, foi o primeiro prato que aprendi na faculdade Ferrandi. E, devido às técnicas de corte e os tempos de cocção de cada vegetal, é uma explosão de sabores intensos em um mesmo prato.” Chef Gustavo Pereira
- 1/2 pimentão amarelo e 1/2 pimentão vermelho, sem as sementes e cortado em brunoise
- 1/2 abobrinha cortada no mandolin; e 1/2 cebola-roxa, em brunoise
- 1 tomate
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- Azeite e louro para saborizar
- Corte apenas a parte verde da abobrinha em brunoise.
Chef Gustavo Pereira. Foto: arquivo pessoal. - Faça um concassê com o tomate. Ou seja, corte uma das extremidades em X e leve o tomate à água fervente por cerca de 1 minuto. Então, retire-o e coloque em uma bacia de água fria e gelo. Posteriormente, retire a pele e a semente e corte o tomate em brunoise.
- Em uma frigideira com azeite e uma folha de louro, coloque primeiro a cebola para refogar. Então, adicione os pimentões, o tomate e, por fim, a abobrinha.
- Assim que dourar, adicione a colher de extrato de tomate, sal e pimenta.
- Sirva como recheio ou acompanhamento de um prato.
Omelete
Rendimento: 1 porção
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 fio de azeite
- Cebolinha picada a gosto
- Creme de leite fresco
- Quebre os ovos separadamente.
- Adicione então a cebolinha, um pouco do creme de leite fresco e sal. Reserve.
- Aqueça uma frigideira antiaderente. A frigideira, porém, não pode estar muito quente e nem estar fria. Com ela aquecida, portanto, acrescente a manteiga sem sal e um fiozinho de azeite. Dica de chef: O azeite é essencial no preparo desta receita pois ele impede que a manteiga queime por causa da sua cocção.
- Com ajuda de um garfo, misture bem os ovos sem bater demais e nem incorporar tanto ar.
- Despeje a mistura na frigideira. Lembre-se, portanto, da técnica: misture a omelete com uma mão, enquanto a outra gira a frigideira no sentido contrário. Desse modo, quando a omelete começar a cozinhar e formar uma película, incline a frigideira e, com o garfo, solte e empurre levemente a borda superior, juntando a omelete na borda da frigideira.
- Então, dê batidas com a mão fechada no cabo da frigideira, para a omelete se soltar.
- Desligue o fogo, coloque um prato sobre a frigideira e vire-a de cabeça para baixo.
- Coloque um pano de prato limpo por cima do prato e aperte-o levemente ao redor da omelete para dar o formato arredondado.
Pain au chocolat
Rendimento: 4 porções
-
Massa base
- 950 g de farinha de trigo branca
- 200 g de açúcar
- 50 g de manteiga sem sal
- 30 g de fermento biológico
- 20 g de sal
- 480 ml de água gelada
- 1 ovo para pincelar
- Palitos de chocolate meio amargo para o recheio
-
Folhagem
- 500 g de manteiga sem sal
Massa Base
- Misture os ingredientes secos (farinha e açúcar).
- Em seguida, coloque na batedeira com a pá de gancho, adicione água gelada e misture por 6 minutos em velocidade 1 – também pode ser feito à mão, sovando a massa.
- Acrescente o fermento e misture por 3 minutos.
- Adicione o sal e, em seguida, a manteiga. Mude para velocidade 3 da batedeira até atingir o ponto de véu – ou seja, o ponto em que a massa fica elástica e estica até ficar transparente.
- Então, guarde na geladeira por 24 horas envolta em plástico filme ou em uma tigela tampada com plástico filme.
Folhagem
- Coloque a manteiga no meio de duas folhas de papel vegetal e amasse a manteiga com um rolo de macarrão formando um quadrado.
- Retire a massa base da geladeira, abra com um rolo também em formato quadrado.
- Coloque a manteiga no meio da massa, feche as pontas para dentro, cobrindo a manteiga.
- Abra novamente a massa com o rolo até formar uma tira larga, dobre a massa em três partes como se fosse um envelope e leve à geladeira por 30 minutos.
- Então, abra novamente a massa, dobre e leve à geladeira por mais 30 minutos. Repita esse processo quatro vezes.
- Por fim, na última vez, abra de novo a massa, deixando-a bem fina.
- Corte-a, portanto, em tiras de 10 x 15 cm e coloque um palito de chocolate no centro. Enrole, sem apertar.
Montagem
- Disponha os pãezinhos em uma fôrma e pincele com ovo batido.
- Deixe descansar por 2 horas para a massa crescer.
- Asse, então, em forno preaquecido a 170 °C por cerca de 15 minutos a 20 minutos. Voilá, está pronto seu pain au chocolat.
Não comer o original pain au chocolat em Paris é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Afinal, este é um dos pães indispensáveis de uma boulangerie francesa. E, para o francês, pão é um assunto muito sério. Por isso, lembre-se: croissant não tem recheio; enquanto pain au chocolat só é recheado com chocolate amargo de preferência. Isso não tem negociação.” Chef Gustavo Pereira.