Destaque PrincipalNotíciasVinhos

Mais luto no vinho: morre o argentino Jorge Carrara

Faleceu na última terça-feira Jorge Carrara, grande conhecedor de vinhos que adotou o Brasil como sua casa 

O mundo do vinho no Brasil perde um de seus grandes conhecedores e perco um amigo. Faleceu na última terça-feira Jorge Carrara, argentino que adotou o Brasil como sua casa. Conheci Carrara na década de 1980 quando escrevia de vinhos no jornal Folha de S. Paulo. O convidei para participar das degustações da revista Playboy, não apenas de vinhos, mas de cerveja e de destilados, por ser ótimo e rigoroso degustador.

Quando criamos Prazeres da Mesa foi um dos primeiros convidados para integrar o Caderno de Vinhos. Sério, conhecedor, exigente e sempre muito honesto em suas opiniões e colocações. Amante das carnes e dos grandes vinhos, Jorge Carrara tinha cada vez mais a preocupação em buscar os rótulos que se enquadrassem entre os bons e baratos. “Os caros não precisam de indicação”, afirmava. “Quero indicar vinhos para a maioria das pessoas”. E foi assim sua caminhada com a revista. Mesmo nos momentos difíceis que estamos passando, nos apoiou e continuou colaborando.

Sempre sério, mas dono de um humor único, de boa conversa e de coração grandioso com os amigos. Como todos os colunistas da revista, teve liberdade total para escrever e emitir opiniões e todas as suas sugestões, nesses 18 anos, foram aceitas e publicadas. Aprendi muito com ele, em viagens diversas e em degustações. Fundamos confrarias, rimos, bebemos, discordamos, mas sempre com respeito. A pandemia nos afastou, falamos poucas vezes, mas minha gratidão é eterna. Que ele fique em paz. Deixa a esposa Silávia e uma legião de leitores.

Continua após o anúncio
Mostrar mais

Ricardo Castilho

Ricardo Castilho é diretor editorial de Prazeres da Mesa

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo