Destaque PrincipalNotícias

Luto no mundo do vinho: morre Steven Spurrier

Faleceu nesta terça-feira o inglês Steven Spurrier, um dos mais importantes personagens do vinho

Nesta terça-feira, o mundo do vinho perdeu um dos seus mais importantes personagens: Steven Spurrier. O inglês, merecidamente reconhecido por colocar rótulos californianos no mapa mundi dos grandes vinhos, teve como grande mérito pensar por diversos setores da cadeia do vinho.

Educador, jornalista e crítico, comerciante e mais recentemente produtor; sempre conquistando respeito pelo conhecimento e pela elegante forma de tratar a todos ao seu redor. Basta uma rápida busca nas redes sociais para se ter ideia de como Spurrier é querido por profissionais e apaixonados do setor de diferentes gerações.

História de sucesso

Prestes a completar 80 anos, Steven Spurrier começou sua carreira em 1964, como trainee em uma loja de vinhos em Londres. Em 1971, já estava em Paris com sua loja de vinhos Las Caves de la Madeleine; e criou a primeira escola de vinhos privada da França, a histórica Académie du Vin.

Continua após o anúncio

Já em 1976 promoveu o Julgamento de Paris, degustação que colocou um vinho californiano à frente dos mais consagrados exemplares franceses, em uma degustação às cegas. Em 2017, foi eleito “Man of the Year” pela revista Decanter, onde também ocupava a função de chairman do seu concurso de vinhos.

Três anos antes, no entanto, Spurrier esteve no Brasil conduzindo uma degustação com espumantes brasileiros e comentou que os produtores e consumidores daqui deveriam valorizar e ter orgulho das borbulhas nacionais.

Em seu mais recente empreendimento, Steven Spurrier implantou um vinhedo em sua casa de campo com foco na produção de espumantes. A vinícola foi batizada como Bride Valley e está em Dorset, no sudoeste da Inglaterra, local em que faleceu na companhia de sua família.

Mostrar mais

Marcel Miwa

Especialista em serviço de vinhos pelo Senac-SP e jurado em diversos concursos internacionais de vinhos, desde 2015 Marcel Miwa está à frente do caderno de vinhos de Prazeres da Mesa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo