Destaque PrincipalNotícias

Filme “Behind the Plate”, será exibido com exclusividade no Mesa Regeneração

Mesa Regeneração terá debates internacionais e lançamento de documentários, incluindo a obra internacional de João Ferraz e Fabio Meirelles


Com transmissão on-line e gratuita, o Mesa Regeneração acontecerá nos dias 10, 11 e 13 de dezembro. E, mais do que falar sobre comida, o evento visa fomentar a união do setor de alimentação em torno de práticas sustentáveis, sendo que haverá a exibição de documentários para ilustrar o tema. 

Saiba mais sobre o Mesa Regeneração

É o caso do lançamento do filme-documentário Behind the Plate (em português, A Terra e o Prato), dirigido por João Grinspum Ferraz e Fabio Meirelles. No dia 11, portanto, o público poderá acompanhar a obra que revela como algumas figuras da gastronomia pensam as mudanças na indústria alimentar, desde o seu território, as suas diferentes culturas, a sua criatividade e a forma como moldam a própria relação com a natureza e a sustentabilidade. 

As cenas foram gravadas em diferentes países, como por exemplo Brasil, Peru, Espanha, bem como França e Dinamarca. E a proposta é focar a maneira como a história recente moldou a produção de alimentos; e, em especial, como isso levou a uma crise ambiental na qual os chefs podem ser uma ferramenta importante para promover mudanças positivas. Confira o teaser.

Continua após o anúncio

Para comentar os temas abordados no documentário, participarão do Mesa Regeneração: Dan Barber (Blue Hill – EUA), autor do livro “O Terceiro Prato”, em sua primeira aparição em um evento brasileiro; bem como Christian Francesco Puglisi (Relæ e Manfreds – Dinamarca), um dos ícones do Movimento Neonórdico; e o diretor João Grinspum Ferraz.

Dois Riachões: Cacau e Liberdade

E as exibições no Mesa Regeneração não param por ai. Afinal, no dia 10, no bloco “Mãos na Terra”, o público assistirá ao curta-metragem realizado por Fellipe Abreu e Patrícia Mol. Batizado de Dois Riachões: Cacau e Liberdade, o documentário mostra a história de uma comunidade coletivista produtora de cacau e outras amêndoas.

Localizado a 160 quilômetros de Salvador, na Bahia, foi em Dois Riachões que os moradores viveram por muitas gerações em situação análoga à escravidão. Hoje, no entanto, além de serem livres, conquistaram a soberania alimentar, pois comem apenas o que plantam.

Documentários internacionais

Além disso, no dia 10, o evento trará um debate entre grandes referências femininas da gastronomia. As participantes serão a chef brasileira Manu Buffara, que encabeça um projeto de desenvolvimento e proliferação de hortas urbanas em Curitiba, e hoje figura entre as 50 melhores chefs do mundo; a chef peruana Pia Leon, eleita, em 2018, a melhor chef da América Latina e co-criadora do projeto Mater Iniciativa, que resgata a cultura andina ao mapear o ecossistema peruano, catalogando plantas nativas locais; além da eslovena Ana Roš, que já foi eleita a melhor chef do mundo, e hoje segue à frente do restaurante Hiša Franko, na pequena cidade de Kobarid. Juntas, elas discutirão o  futuro da gastronomia e dos negócios de restaurantes em tempos adversos, incluindo tendências para o setor.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo