Notícias

Mestre de Portugal

Texto: Horst Kissmann
Foto: Guilherme Andrade

Paulo Laureano um dos mais influentes e importantes enólogos de Portugal é o responsável pela a elaboração de vinhos em mais de uma dezena de vinícolas portuguesas. O competente alentejano tem sua assinatura em rótulos de grande prestígio, como é o caso de seu rótulo próprio, o Paulo Laureano Vinus, Herdade do Perdigão, Herdade do Mouchão e do Monte do Pintor, entre outros. “A minha aposta é desenhar vinhos exclusivamente com castas portuguesas – sempre as bases de meus vinhos”, diz Paulo. O cultivo das videiras em espaldeira, com controle rígido de produção, é outra de suas marcas. Desta maneira as folhas e frutos recebem mais luz do sol, além de facilitar o desbaste que o enólogo faz sem culpa alguma – em geral, cada hectare que tem sua supervisão, não produza mais do que 25 hectolitros de vinho. Sua capacidade em domar os micro-climas presentes na região é essencial na elaboração de grandes vinhos, que além de muitas vezes contarem com pouca filtração, tendem a evoluir ainda mais nas garrafas. Confira a seguir alguns dos Top Alentejanos recomendados pelo enólogo e que estão por chegar ao mercado.

Gloria Reynolds 2004
Feito com 40% Trincadeira, 40% Alicante Bouschet e 20% Aragonez, o vinho que estagia por 24 meses em barricas de carvalho francês deverá estar disponível somente no primeiro semestre de 2009. Importado pela Casa do Porto.

Continua após o anúncio

Monte do Pintor Reserva 2006
Feito somente com duas uvas, 60% Trincadeira e 40% Aragonez, passa por 18 meses em barricas de carvalho francês e americano. Atualmente está disponível a safra 2004. A de 2006 deverá ser comercializada somente em maio de 2009. Importado pela Adega Alentejana.

Escultor 2006
O vinho é feito 70% de Trincadeira e 30% de Alicante Bouschet. Estagia por 18 meses em barricas de carvalho francês com 400 litros. Este vinho deverá ser comercializado em abril de 2009. Importado pela Adega Alentejana.

Altas Quintas Reserva 2006
Metade de sua composição leva a casta Aragonez, 30% Trincadeira, 15% Alicante Bouschet e 15% de Alfrocheiro. O vinho estagia por um ano em barricas de carvalho francês e americano. Deverá estar disponível somente no primeiro semestre de 2009. Importado pela Decanter.

Altas Quintas Obsessão 2004
Feito com 60% da casta Alicante Bouschet e de 40% da Trincadeira, o vinho estagia por um ano em barricas de carvalho francês. Estará disponível no Brasil somente no segundo semestre de 2009. Importado pela Decanter.

Ponte das Canas 2006
Feito com quatro diferentes castas – Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Touriga Franca e Shiraz, estagia por 12 meses em barricas de carvalho francês. Deverá estar disponível somente em julho de 2009. Importado pela Adega Alentejana.

Mouchão Tonel 3-4 2005
Ícone de Portugal, é elaborado com uma única uva, a Alicante Bouschet. O vinho estagia por dois anos em tonéis de madeira velha com capacidade de 5 mil litros. Estará disponível somente em março de 2010. Importado pela Adega Alentejana.

Paulo Laureano Selection Alicante Bouschet 2006
Foram feitas somente seis mil garrafas deste varietal de Alicante Bouschet que estagia durante 18 meses em barricas de 400 litros de carvalho francês. Chegará ao Brasil em abril de 2009. Importado pela Adega Alentejana.

Paulo Laureano Selectio Tinta Grossa 2006
Feito com a casta Tinta Grossa, o vinho que ainda está nas barricas de carvalho francês deverá continuar seu estágio até completar seus 24 meses. Quando estiver pronto, devem ser cerca de seis mil garrafas. Deve chegar ao mercado em dezembro de 2009. Importado pela Adega Alentejana.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo