Destaque PrincipalNotíciasReportagens

Mil sabores em folhas

As setecentas e vinte e nove camadas de massa intercaladas com manteiga ganham versões à brasileira em festival

Sobremesa presente nas principais confeitarias francesas pelo mundo, o mil-folhas tem as características essenciais de uma receita de sucesso: mescla a crocância das finas camadas folhadas com a cremosidade aveludada do creme patissière. Sua origem é incerta. Há quem diga que a blaklava – pastel de massa folhada, recheado com uma pasta de nozes, e típica do Oriente Médio, tenha servido de base para a criação do doce francês.

O que se sabe, porém, é que a receita ficou eternizada e ganhou o formato mais famoso nas mãos de Marie-Antoine Carême. Especialista no trabalho com massa folhada, o consagrado chef foi quem criou o doce que, na realidade, tem 729 camadas de massa, intercaladas com 729 camadas de manteiga. Foi também Carême quem arredondou o nome para mil-folhas.

Entre os segredos para o sucesso da receita está a correta proporção entre massa e recheio; a dobradura perfeita da massa; o equilíbrio de dulçor; o uso de bons ingredientes; e o frescor, essencial para que a massa se mantenha crocante.

Continua após o anúncio
Os sabores do festival deste ano são: intenso brigadeiro, caramelo salé crocante, banana caramelizada, maçã, frutas vermelhas com massa de chocolate Ruby. Foto: Ricardo D'angelo

À moda do brasileiro

Tendo o doce como carro-chefe, a Confeitaria Dama promove anualmente o Festival de Mil-Folhas. Durante algumas semanas, portanto, todas as unidades da confeitaria servem recheios inéditos para a massa folhada.

“Somos uma pâtisserie tradicional francesa, mas com a cultura brasileira enraizada. E o brasileiro tem muito jogo de cintura e criatividade, então quisemos unir um ícone nosso com esse gingado”, conta Mariana Gorski. Ela e a cunhada Daniela criaram a confeitaria há oito anos e, hoje, contam com seis lojas próprias.

Mas, desde antes de a confeitaria ganhar espaço físico, as duas já conquistavam clientes por sua receita de mil-folhas. “Acho que o crescimento e o incremento da qualidade veio com a ajuda dos clientes, que iam dando sugestões”, afirma Daniela. As viagens ao redor do mundo e o treino do paladar também serviram como bons aliados da dupla, que levou tais referências para dentro de sua cozinha.

A persistência deu certo e, hoje, a receita – guardada às sete chaves – é uma das mais famosas da capital paulista. Para Daniela, um dos motivos do sucesso, além do uso de ingredientes de qualidade, é a fluidez do creme, que não precisa ser cortado, mas desmancha a cada garfada.

O cuidado com a massa também é essencial e, por isso, o doce é feito a todo o momento, conforme há demanda. “Temos de deixar em vitrine refrigerada por causa do creme. Mas se ficar muito tempo em exposição, a massa ficará úmida e perderá a crocância”, reforça Mariana. Falando em massa, a dupla conta que é preciso respeitar os tempos e as dobras durante o preparo. “Não adianta colocar o forno a 260 graus para acelerar o processo.” No caso do mil-folhas da Dama, são três dias até que fique pronto.

Desmontar ou não?

Há dois tipos de pessoas no mundo: as que comem mil-folhas sem desmontar e as que desfazem as camadas a cada garfada. “É bem particular. Mas eu acho que o desmontar é o mais legal, porque a gente vai brincando com a massa e o recheio. Não gosto de regras para comer”, conta Daniela.

Mariana concorda que a liberdade da degustação deixa tudo mais gostoso. “Mas, se você quiser impressionar na primeira visita na casa da sogra, há uma sugestão. Tem de virar o doce na vertical para cortar. Na horizontal, ele desmancha porque o recheio cede. Mas, quando a gente vira, o recheio fica preso entre as camadas de massa folhada.”

Foto: Ricardo D'angelo

O Festival de Mil-Folhas

Até o final de outubro, então, todas as lojas da confeitaria servirão o doce em cinco versões: banana caramelizada, maçã, frutas vermelhas com massa de chocolate Ruby, intenso brigadeiro e caramelo salé crocante. Apesar de a receita tradicional levar três camadas de massa e duas de recheio; as participantes do festival são feitas com apenas duas de massa e uma de recheio. “A ideia é que as pessoas possam experimentar mais sabores”, conta Daniela.

Para esse ano, portanto, são novidades o de banana e o de maçã, sendo que este foi o mais difícil. “A maçã solta muita água e isso deixa a massa úmida, então tivemos de testar bastante. Mas o resultado ficou surpreendente”, conta Mariana. Mas os outros três sabores também ganharam toques especiais, como a inclusão de chocolate Ruby; ou o brigadeiro intenso que é fruto da mescla de dois sabores anteriores: chocolate intenso com brigadeiro.

Onde comer pelo mundo

De tantas andanças mundo afora, a dupla tem seus endereços favoritos para saborear um bom mil-folhas. Para Mariana, o favorito é o Jacques Genin, em Paris. “A massa dele é incrível. É extremamente fina e um pouquinho mais assada do que a nossa. E não há creme patissière igual ao da França.” Daniela, por sua vez, não dispensa as receitas com massa folhada de La Pâtisserie des Rêves, também localizada na capital francesa.

Mostrar mais

Isabel Raia

Na equipe desde 2014, Isabel Raia é editora de Prazeres da Mesa. É formada em jornalismo, pela PUC-SP e pela Universidad de Castilla-La Mancha (na Espanha), e pós-graduada em Cozinha Brasileira, pelo Senac. Isabel tem na gastronomia uma de suas grandes paixões (principalmente se a receita incluir queijo ou chocolate).

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo