Destaque PrincipalNotícias

Morre Pierre Troisgros, aos 92 anos

Um dos precursores da Nouvelle Cuisine, Pierre Troisgros faleceu nesta quarta-feira, em sua casa em Coteau, próximo a Roanne

Antes dele, os pratos não eram servidos em porções individuais ou, como chamamos, empratados. Mas travessas eram colocadas à mesa. Foi Pierre Troisgros, junto com seu irmão Jean, que mudou o modo como nos alimentamos. Um dos precursores da Nouvelle Cuisine, ele chamou atenção ao servir receitas mais leves e criativas, tendo o salmão com azedinha como uma de suas receitas principais. Ele faleceu nesta quarta-feira, aos 92 anos, em Coteau, próximo à Roanne.

Nascido em 1928, Pierre Troisgros é também pai de Claude Troisgros que, assim como seu pai, foi responsável por grandes revoluções na gastronomia – neste caso, na brasileira. Nas redes sociais, Claude prestou uma homenagem a seu pai.

 

Continua após o anúncio

O importante legado de Pierre Troisgros

A história de Pierre Troisgros com a gastronomia nasce praticamente junto com sua própria história. Afinal, ele foi criado vendo seus pais no Hôtel Moderne, em Roanne. Traçou uma importante trajetória por grandes restaurantes até que, em 1955, conquistou a primeira estrela Michelin. Comandava a cozinha de Lés Frères Troisgros, enquanto seu irmão Jean era responsável pelos molhos e seu pai, Jean-Baptiste, comandava o salão e o serviço de vinhos. Dez anos depois, em 1965, receberam a segunda a estrela e, em 1968, a terceira.

Junto de Michel Guérard, Jean e Pierre lideraram a Nouvelle Cuisine. Ou seja, o movimento francês caracterizado pelo uso de ingredientes leves e frescos, coroados por uma apresentação primorosa.

Ao lado de Olympe, sua esposa, Pierre teve três filhos: Claude, Michel e Anne-Marie. Sendo que após a morte de Jean, Michel passou a dividir a cozinha com o pai.

Pierre Troisgros também era muito amigo de Paul Bocuse e de Joël Robuchon.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo