Destaque PrincipalNotícias

O Mesa Regeneração vem aí

Nos dias 10, 11 e 13 de dezembro, Prazeres da Mesa discute o futuro do planeta por meio da alimentação

Foram meses de viagens a campo e pesquisas e agora, no Mesa Regeneração, você poderá acompanhar o resultado desses encontros. Isso porque o evento on-line acontece nos dias 10, 11 e 13 de dezembro e contará com a exibição de documentários feitos durante essas expedições. E não é só! Debates com chefs internacionais; o lançamento do filme-documentário Behind The Plate; e o Brasa Regeneração também fazem parte da programação.

Foto: Leandro Martins.

Sendo que todas as atividades têm em comum objetivo de unir o setor da alimentação por meio de práticas sustentáveis. Por isso, são pilares do Mesa Regeneração: o consumo alimentar consciente e biodiverso, a discussão de estratégias para a regeneração do planeta, além de formas de aproximar o consumidor da “comida de verdade”, ou seja, das escolhas certas feitas à mesa.  

Confira a seguir os detalhes da programação e já reserve as datas em sua agenda. Afinal o evento será gratuito e transmitido pelas páginas @prazeresdamesa no Instagram e no Facebook; além do canal Mesa Hub, no YouTube.

Continua após o anúncio

Como podemos regenerar o planeta através da gastronomia

Chefs de cozinha foram a campo conversar com produtores familiares e pesquisadores agrícolas para discutir temas importantes, como por exemplo: as formas de plantio, a diversidade de produtos; além da importância de desenvolver pesquisas e perpetuar uma filosofia de vida menos consumista para retomar a saúde do ser humano e do planeta.

Foto: Leandro Martins.

Participaram, portanto, os chefs Fabio Vieira (Restaurante Micaela); Luiz Filipe Souza (Restaurante Evvai); a pesquisadora e cozinheira Neide Rigo (Projeto Panc na City); o patissier e professor Lucas Corazza e a chef especialista em gastronomia molecular Angélica Vitali (Gastrô Brasil Gastronomia). Eles, então, foram recebidos por Daniel Gomes, pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

Além disso, a discussão sobre produção e consumo conscientes também invadiram o mundo das carnes. Para isso, dois grandes nomes do setor: István Wessel (açougueiro e empresário) e Arri Coser (restaurateur) pegaram a estrada para conversar com especialistas em criação bovina.

Desse modo, ao lado deles, participaram também do Mesa Regeneração: Klever Coral (Pagamento de Serviço Ambiental – PSA); Antônio Devide (Sistemas Agroflorestais); Erica Weinstein (Regeneração de Abelhas); bem como Silvio Tavares (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF); Carlos Frederico Rodrigues (Bem-estar animal); Adriano Denadai (Qualidade de Carne e Rentabilidade); Antônio Persona (Visão dos Produtores); Waldsmiller Mattos (Nutrição de Pastagens); Adriana Sacioto Marcantonio (Criação Sustentável de Rãs); Cristina Castro (Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs); Sandra Silva (Óleos Essenciais e Hidrolatos); além de Rodolfo Vilar (Técnicas de Preservação de Pescados) e Valdir Nascimento (Regeneração de Áreas Degradadas – Agrofloresta).

 

Debates internacionais

A roda de conversa ganha peso também com presença de grandes chefs do mundo. É o caso de Manu Buffara, Pia Leon e Ana Roš, referências femininas da gastronomia, que se encontrarão no dia 10 de dezembro. Juntas, elas falarão sobre os negócios em tempos de pandemia, abordarão tendências e também farão projeções para o futuro do setor. 

Já no dia 11, é a vez do lançamento do filme-documentário Behind the Plate, (em português, A Terra e o Prato). Dirigido por João Grinspum Ferraz, o filme mostra como renomados profissionais da gastronomia mundial pensam na indústria alimentar e suas mudanças, tanto em seu território como para além de sua fronteira; aborda ainda a relação com a natureza e a sustentabilidade. Além de João, também participarão do Mesa Regeneração, os chefs Dan Barber (Blue Hill – EUA) e Christian Francesco Puglisi (Relæ e Manfreds – Dinamarca).

Brasa Regeneração

Por fim, no dia 13 de dezembro, assadores se encontram para o Brasa Regeneração. Sempre tendo em mente o respeito animal, os experts também falarão sobre proteínas alternativas para o churrasco. Já confirmaram presença, portanto: Rogério Debetti, Jimmy McManis, Lorenzo Carbone e Felipe Schaedler.

Mesa Regeneração

Fique por dentro de todas as novidades e acompanhe o evento gratuitamente em: www.mesaregeneracao.com.br 

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo