Destaque PrincipalNotícias

Passo a passo do ovo frito perfeito

Apesar de parecer fácil, o preparo do ovo frito tem seus segredos e a chef Renata Braune vai revelar cada um deles hoje

Você já deve ter ouvido aquela velha expressão: “Ah, mas Fulano não sabe nem fritar um ovo!”. Bom, então, temos uma boa notícia. É que depois deste post, todo mundo – até mesmo o Fulano – vai saber fazer o ovo frito perfeito. Conversamos com a chef Renata Braune, que é professora do Instituto Le Cordon Bleu, em São Paulo, para descobrir todos os segredos ao redor desse preparo. “Meus sobrinhos dizem que o meu ovo frito é o melhor”, conta a chef.

Antes de começar, separe os ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) generosa de manteiga
  • Pimenta-do-reino branca e sal a gosto

Os truques para fritar ovo

1 – A frigideira deve estar quente, mas não muito, para evitar que queime a manteiga (e mesmo o próprio ovo).

Continua após o anúncio

2 – Depois de derreter a manteiga, você deve colocar o ovo e, então, diminuir o fogo. Tempere com sal neste momento.

3 – Logo o ovo vai começar a cozinhar. Então, incline levemente a frigideira e, com uma colher, regue somente a clara com a manteiga. Se a panela começar a ficar muito quente, retire-a do fogo por alguns segundos. Isso permitirá que a clara cozinhe sem tostar as bordas e também deixará a gema mole.

4 – Somente quando a clara já estiver cozida, regue a gema com a manteiga até formar uma névoa sobre ela. Finalize o ovo frito com pimenta-do-reino moída na hora e sirva com pão ou o acompanhamento de sua preferência.

Foto: Karim Rojas

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar