Destaque PrincipalNotícias

Reabertura de restaurantes de SP é marcada por rígidas medidas de segurança

Com a liberação do governo do estado para a retomada das atividades, restaurantes da capital têm jornada e capacidade reduzidas, além de rigoroso protocolo de higiene. Confira a lista de casas que reabriram as portas

Ricardo Garrido, da Cia. Tradicional do Comércio | Foto: Luna Garcia, divulgação
Ricardo Garrido, da Cia. Tradicional do Comércio | Foto: Luna Garcia, divulgação

O setor de food service foi um dos mais atingidos pela crise causada pela pandemia do coronavírus. Diversos restaurantes fecharam as portas definitivamente, enquanto os que permaneceram tiveram de reduzir salários e equipe, além de reinventar o negócio por meio de delivery e outras experiências. No entanto, com a liberação do governo do estado para a retomada das atividades, diversas casas da capital já anunciaram a reabertura.

“Acreditamos ser importante voltarmos com a nossa função de proporcionar entretenimento e gastronomia, porém mostrando ao consumidor que conseguimos trabalhar de maneira segura e responsável”, afirma Ricardo Garrido, um dos sócios da Cia. Tradicional do Comércio. O grupo engloba algumas das marcas mais badaladas da cidade, como por exemplo Bráz, Pirajá, Astor, ICI Brasserie e Lanchonete da Cidade. “Temos percebido que uma parte da população já se sente segura para voltar a consumir em bares e restaurantes, óbvio que com todas as medidas e cuidados.”

Marcelo Fernandes, proprietário de outro grande grupo, o Gastronomia MF (Tradi; Mercearia do Francês; Kurâ Izakaya; Kinoshita; Attimo e Panneteria Attimino) também tomou a decisão de reabrir suas casas. Na primeira semana de funcionamento, o empresário conta que, dentro das expectativas, o movimento foi bastante satisfatório. “Temos grande credibilidade no mercado e, por isso, houve muita demanda dos clientes para a reabertura. Essa solidariedade e comunhão são muito importantes e nos incentivam a continuar.”

Continua após o anúncio

De acordo com os protocolos

Marcelo Fernandes | Foto: João Erbert, divulgação
Marcelo Fernandes | Foto: João Erbert, divulgação

As atualizações do plano da prefeitura de São Paulo para a reabertura do setor envolvem uma série de medidas. A começar pela ocupação máxima, reduzida a 40% da capacidade, bem como pelo funcionamento, que deve ocorrer por no máximo seis horas e até as 17h. Além disso, fez-se obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes comuns.

Sendo assim, tanto as casas da Cia. Tradicional do Comércio quanto as do Grupo Gastronomia MF também adotaram distanciamento entre as mesas e medição de temperatura diária da equipe e de comensais. Ricardo conta que, ademais, há colaboradores incumbidos exclusivamente à higienização de superfícies e os cardápios físicos foram adaptados para o meio digital, disponíveis via QR Code. “Mexemos um pouco no protocolo de atendimento, para que os garçons tenham de ir poucas vezes às mesas, mantendo distância, mas sem deixar os clientes desassistidos.”

Outro fator importante e implementado pelos empresários é a necessidade de reserva, a fim de evitar aglomerações. “Visivelmente a gente percebe que os clientes estão mais cautelosos e preocupados”, conta Marcelo. “Mas quando chegam aos restaurantes, logo se sentem seguros ao perceber a nutricionista paramentada medindo temperatura, o sistema de higienização de mãos e calçados e todos os protocolos adotados.”

Segundo Marcelo, as novas exigências se estenderam para além do salão. Os cardápios dos restaurantes foram repensados, a fim de que as equipes consigam executá-los com mais exatidão, cuidado e capricho. “Além disso, temos conscientizado os nossos fornecedores, pois de nada adianta aplicarmos essas medidas apenas internamente”, afirma.

Novo, de novo

Os protocolos exigidos pelas autoridades fizeram com que a reabertura tenha sido, na verdade, a criação de um novo projeto. “Tivemos de repensar tudo”, afirma Marcelo Fernandes. “É muito complicado porque essa não é uma crise apenas de saúde, mas financeira, comportamental, emocional e política. Tomei uma decisão muito absoluta de que esse é um novo começo. É como abrir um novo restaurante, uma nova operação.” Segundo ele, para começar do zero, é preciso capacitar os colaboradores, fornecedores e criar um menu adequado à situação.

O que não muda, no entanto, é a necessidade de sempre se reinventar. Assim que o isolamento se estabeleceu na cidade, há cerca de quatro meses, os restaurantes tiveram de investir forte no delivery. Porém, mesmo após a reabertura, é um serviço que permanece como complemento. “Iremos potencializar o delivery, investindo em embalagens, apresentações e formação dos profissionais de entrega”, conta Marcelo.

Ricardo Garrido, por sua vez, diz que implementou o delivery em muitas de suas casas que não disponibilizavam tal serviço. Para ele, é preciso estimular outros canais de venda, como drive thru e take away. “São etapas dessa reinvenção. E acredito que muitas outras virão. Vejo que os donos de bares e restaurantes perceberam que não podem dispor apenas de um lugar fixo, apostando somente na relação das pessoas que vão até o estabelecimento”, diz. “Temos de proporcionar experiências também quando as pessoas não podem vir até nós. Então estamos, a duras penas, aprendendo que temos de ir atrás do consumidor e viabilizar que ele tenha boas experiências por meio daquilo que fazemos de melhor.”

A seguir, portanto, uma lista de restaurantes de São Paulo que optaram pela reabertura.

Colaborou: Amanda Borges

Astor

Os bares Astor tanto da Vila Madalena quanto do Shopping JK já estão de portas abertas. A casa da Vila Madalena funciona diariamente, das 12 às 17h; e do JK de segunda a quinta das 17h às 22h e de sexta a domingo das 16h às 22h. Delivery e take away ainda estão à disposição.

Serviço. Rua Delfina, 163, Vila Madalena, tel. (11) 3815-1364 e Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, tel. (11) 3152-6057; barastor.com.br

Astor unidade JK | Foto: divulgação
Astor unidade JK | Foto: divulgação
Bacalhau, Vinho & Cia

Para quem é fã da culinária portuguesa, com unidades no Itaim Bibi e na Barra Funda, o restaurante Bacalhau, Vinho & Cia é especializado há mais de 46 anos na produção de bacalhau.

Serviço:  Rua Joaquim Floriano, 541, Itaim Bibi, tel. (11) 3071-4077; e Rua Barra Funda, 1067, Barra Funda, tel. (11) 3666-0381; bacalhauevinho.com.br

Bar Original

O boteco de alma brasileira, aberto desde 1996, serve seus petiscos, lanches, bem como caipirinhas e chope, a grande estrela da casa, de sábado a domingo, das 12h às 17h.

Serviço. Rua Graúna, 137, Moema, tel. (11) 5093-9486; baroriginal.com.br

Basilicata

A centenária Basilicata, comandada pelo chef Rafael Lorenti, reabre as portas do restaurante, após funcionar somente pelo delivery. De terça a domingo, então, das 12h às 15h30, é possível saborear o cardápio completo, ao melhor estilo trattoria moderna.

Serviço. Rua Treze de Maio, 596, Bela Vista, tel. (11) 3289-3111; @basilicatapaoitaliano

As melhores padarias - Basilicata
Basilicata | Foto: Ricardo D'Angelo
Bottega Bernacca

O restaurante italiano foi reaberto no dia 7 de julho. Os endereços do Jardins e do Itaim, portanto, estão funcionando de terça a domingo, das 12h às 17h. No entanto, o delivery segue operando normalmente.

Serviço. Rua Padre João Manuel, 826, Jardins, tel. (11) 99007-3752 e Rua Amauri, 244, Itaim Bibi, tel. (11) 97351-7152; @bottegabernacca

Bratten

Com inspirações na culinária europeia, bem como com um toque brasileiro, o Bratten oferece opções de petiscos, entradas e saladas, pratos principais e sobremesas, com porções para vegetarianos e veganos. Destaque para o creme de abóbora com maçã, receita típica alemã. Entre os pratos principais está, por exemplo, o polvo a galega servido com purê de batata e ratatouille.

Serviço. Rua Vicente Leporace, 1060, Campo Belo, tel. (11) 93353-1060, São Paulo, SP; bratten.com.br

Bráz Elettrica

A pizzaria informal com receitas de longa fermentação abre o salão diariamente, das 12h às 17h. Por enquanto, estão em funcionamento as unidades de Pinheiros e Augusta.

Serviço. Rua dos Pinheiros, 220, Pinheiros, tel. (11) 3061-5132 e Rua Antônio Carlos, 328, Consolação, tel. (11) 3171-3947; brazelettrica.com.br

Bráz Trattoria

Este restaurante de gastronomia italiana ao melhor estilo comfort food recebe a clientela de segunda a sexta, das 17h às 22h, e de sábado e domingo, das 16h às 22h. A quem preferir, o take away funciona no mesmo horário do salão.

Serviço. Av. Magalhães de Castro, 12000, Jardim Panorama, tel. (11) 3198-9435; braztrattoria.com.br

Burger Joint

A hamburgueria nova-iorquina reabriu, em São Paulo, a sua unidade dos Jardins. Além dos hambúrgueres, carro-chefe da casa, tem disponível petiscos, hot dog e cervejas artesanais.

Serviço. Rua Bela Cintra, 2116, Jardins, tel. (11) 93211-7656; @burgerjointnybr

Burger Joint | Foto: Thays Bittar, divulgação
Burger Joint | Foto: Thays Bittar, divulgação
By Koji

Com duas unidades em São Paulo, uma no Estádio do Morumbi e outra no Hospital Albert Einstein, o restaurante By Koji voltou a abrir seu salão de terça a domingo. Em seu cardápio, traz opções da tradicional gastronomia japonesa, mas com um toque contemporâneo. Ademais, ambas as casas apresentam outras preparações das cozinhas fria e quente daquela culinária.

Serviço. Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, Estádio do Morumbi, Morumbi, tel. (11) 36247710 ; bykojirestaurante.com.br

Chalezinho

A unidade do Morumbi do Chalezinho foi a única com reabertura do salão. O restaurante funciona, por enquanto, somente aos finais de semana, das 12h às 17h. Para evitar filas e aglomerações, portanto, as reservas podem ser feitas até uma hora antes da abertura. Com cardápio reduzido, porém, a casa mantém opções clássicas e tradicionais, como por exemplo as fondues doces e salgadas.

Serviço. Rua Itapimirum, 11, Morumbi, tel. (11) 3501-9322; chalezinho.com

Chalezinho Morumbi | Foto: Vladi Fernandes, divulgação
Chalezinho Morumbi | Foto: Vladi Fernandes, divulgação
Charco

Restaurante de culinária autoral, o Charco voltou a abrir suas portas para o público. A casa, no entanto, funciona somente no horário de almoço, de quinta a domingo. Já os pedidos via delivery continuam disponíveis das 19h às 22h.

Serviço. Rua Peixoto Gomide, 1492, Jardim Paulista, tel. (11) 3063-0360 e (11) 94631-4065; @charcorestaurante

Dalmo Bárbaro

Para quem está em busca de peixes e frutos do mar, o restaurante Dalmo Bárbaro oferece clássicos de sua história, como scarpa especial (pescada ao molho clássico de manteiga e alcaparra acompanhada de batata sautée); moqueca de frutos do mar, bem como a prancha de frutos do mar, que é servida sobre uma chapa quente.

Serviço. Rua Gironda, 188, Jardim Paulista, tel. (11) 2985-4002; @dalmobarbaro

Dona Firmina

Localizada no bairro de Moema, a Pizzaria Dona Firmina contém em seu cardápio receitas clássicas de regiões portuguesas e italianas, além das opções tradicionais. Por enquanto, a casa funciona das 18h30 às 23h30, de segunda a domingo.

Serviço. Alameda dos Anapurus, 1491, Moema, tel. (11) 5093-0302 ou Whatsapp (11) 9 8470-3095; donafirminapizzaria.com.br

Guarita Bar

O Guarita Bar reabriu de quarta a domingo, das 12h até as 17h, e apresenta novidade no cardápio. Além dos petiscos, coquetéis clássicos e autorais, há hambúrgueres para todos os gostos. Porém, o galeto assado aos fins de semana continua.

Serviço. Rua Simão Álvares, 952, Pinheiros, tel. (11) 3360-3651; guaritabar.com.br

ICI Brasserie

Das unidades do ICI Brasserie, apenas a do Shopping Villa Lobos está em funcionamento. O expediente acontece de segunda a sexta, das 18h às 22h e, além disso, de sábado a domingo, das 16h às 22h. A casa apresenta gastronomia inspirada nas brasseries francesas do século XIX, sendo que há foco na harmonização de receitas com cerveja.

Serviço. Av. das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, tel. (11) 3024-3930; icibrasserie.com.br

Lanchonete da Cidade

A reabertura da Lanchonete da Cidade aconteceu nas unidades dos Jardins, Moema, Pinheiros e, ademais, do Shopping Cidade Jardim. Em todas elas, no entanto, o atendimento funciona até as 17h. A marca, por sua vez, tem como objetivo servir hambúrgueres inspirados na cultura gastronômica de São Paulo.

Serviço. Diversas unidades; lanchonetedacidade.com.br

Hambúrguer clássico. Da Lanchonete da Cidade. Foto: Ricardo D'Angelo/ divulgação
Hambúrguer clássico. Da Lanchonete da Cidade. Foto: Ricardo D'Angelo/ divulgação
Maneco

O restaurante Maneco conta com um menu bastante variado e ingredientes da estação. Tudo é feito artesanalmente na cozinha do restaurante, desde os caldos para os risotos, molho de tomate, molho para as saladas e, além disso, até os pães de fermentação natural. Na reabertura, portanto, o destaque é para o ragu de ossobuco no pão italiano (R$ 24,90) e a lasanha de berinjela, sem massa (R$ 29,90).

Serviço.  Rua Alvorada, 436, Vila Olímpia, tel. (11) 3846-1854 e WhatsApp (11) 99557-8154; @restaurantemaneco

Pastifício Primo

A rotisseria italiana reabriu o projeto Massa na Rua, ou seja, os clientes podem saborear o menu diretamente nas lojas. A ação, portanto, acontece nas unidades Moema e Pompeia, das 11h às 17h. Ademais, estas e demais casas da marca continuam com funcionamento da loja, delivery e take away.

Serviço. Alameda dos Jurupis, 1139, Moema e Rua Caraibas, 762, Pompeia; @pastificioprimo

Pirajá

O botequim carioca em solo paulista também tem suas unidades abertas para o público. Os comensais podem visitar as casas dos shoppings Morumbi e Eldorado, mas também nos endereços da Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Alphaville. No entanto, cada unidade tem expediente diferente.

Serviço. Diversas unidades; piraja.com.br

Piselli

Localizado no bairro Jardim Paulista, o restaurante Piselli tem forte inspiração na clássica culinária Italiana. Seu salão, portanto, está aberto de terça a domingo, das 12h às 15h, com apenas 15 lugares disponíveis (40% da capacidade normal).

Serviço. Rua Padre João Manuel, 1253, Cerqueira César, tel. (11) 3081-6043; piselli.com.br

Pobre Juan

Na reabertura ao público, o restaurante Pobre Juan preparou uma série de novidades. Clássicos da casa são destaque do novo menu, como por exemplo as entradas a empanada de carne (R$ 27) e o choripan (R$ 28). Do mesmo modo o steak tartare de ojo del bife (R$ 54) e o chorizo tradicional (R$34) ou de cordeiro (R$ 42). Além disso, a casa lançou dois novos burgers: o provoleta burger (R$ 38); e o la boca burger (R$ 38).

Serviço. Unidades abertas com salão: Cidade Jardim, Higienópolis, Morumbi Shopping e Vila Olímpia; pobrejuan.com.br

Serafina

As unidades Jardins e Itaim do restaurante Serafina estão abertas diariamente, das 11h às 17h. Sendo assim, é possível encontrar pratos da culinária italiana, como massas e risotos e, além disso, pizzas e carnes.

Serviço. Alameda Lorena, 1705, Jardins e Rua Pedroso Alvarenga, 1051, Itaim Bibi; @serafinabrasil

Tadashii

O restaurante japonês Tadashi, instalado na Rua Jamanari, no Morumbi, oferece duas opções de festival. Desse modo, o primeiro contém receitas mais elaboradas, como ovas, ostras e lagostins; já o segundo, pratos mais tradicionais da culinária japonesa. A casa, além disso, oferece a opção a la carte, na qual é possível adquirir individualmente uma série de sushis e sashimis e opções quentes.

Serviço. Rua Jamanari, 40, Morumbi, tel. (11) 2579-7777 e (11) 2579-3737; @tadashii_japanese_restaurant

Varanda Grill

Inspirado nos cortes de churrasco norte-americano, argentino e brasileiro, o Varanda Grill oferece opções de carnes bovinas e, além disso, peixes e frutos do mar. Ademais, lançado recentemente, na reabertura a casa conta com um menu degustação – servido em cinco etapas: ceviche de peixe, tartar de atum, carpaccio de polvo, cappuccino de lula e peixe do dia e acompanhamentos.

Serviço. Rua Gen. Mena Barreto, 793, Jardins, tel. (11) 3887-8870;  Rua Prudente Correia, 432, Faria Lima, tel. (11) 3039-6500; e Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Shopping Iguatemi JK, tel. (11) 3152-6777; @varandagrill

Zillis 

Localizado na Avenida Ibirapuera, o Zillis Bar Lounge & Restaurante reabre seu salão no fim de semana.  Aos  sábados, a casa oferece sua tradicional feijoada e, aos domingos, o brunch. Além disso, o cliente tem direito a 20% de desconto até o fim de agosto e Double Heineken e Stella.

Serviço. Av. Ibirapuera, 2.927 – Moema, São Paulo, (11) 2161-2228; http://www.zillisgastronomia.com.br/

Mostrar mais

Beatriz Albertoni

A paulistana divide-se entre duas paixões: jornalismo e gastronomia. Formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, a repórter está na redação de Prazeres da Mesa desde 2015. Adora conhecer histórias, viajar e apreciar um bom show de rock, além de nunca recusar bolo acompanhado de cafezinho.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo