Destaque PrincipalNotícias

As boas dicas do final de semana

Confira os restaurantes de São Paulo que estarão de portas abertas ou com cardápio para delivery

Nunca o setor de bares e restaurantes precisou tanto do seu apoio. Abre, fecha e restringe são as palavras mais usadas para o setor. Claro, que a saúde sempre estará em primeiro lugar, mas a falta de emprego e de perspectivas também causam doenças. Portanto, é hora de apoiar. Se você puder visite os estabelecimentos ou faça pedidos pelo delivery. Com união faremos a economia girar. Algumas casas, inclusive, estão participando do movimento Help Hour, um trocadilho com o atual momento, mas que na verdade incentiva o consumo em horários alternativos que variam das 16 às 20 horas. Vamos juntos!

Chez Claude São Paulo

“Comer é um ato afetivo, caloroso, com troca de ideias… É algo humano”, afirma o chef Claude Troisgros que comanda o Chez Claude São Paulo, casa que traz uma proposta do ‘sentir-se em casa’, acompanhando uma tendência global, onde são deixados de lado formalismos rebuscados. A cozinha é aberta para o salão, sem nenhuma divisória, e os clientes que estão nas mesas ao redor podem acompanhar a dança dos cozinheiros, orquestrada pela chef Carol Albuquerque, ex-Maní. Uma das novidades é o cheesecake de doce de leite. Adoce o seu final de semana.

Rua Prof. Tamandaré Tolêdo, 25, Itaim Bibi, tel. (11) 3071-4228; @chez.claudesp

Continua após o anúncio
Galeria Café

Acaba de desembarcar em São Paulo o Galeria Café, precisamente em Pinheiros, na charmosa Praça Benedito Calixto. E se no Rio a casa começou como um espaço cultural com petiscos deliciosos, em São Paulo não poderia ser diferente! Neste primeiro momento, estão em operação o restaurante do local, bem como a galeria de artes. O menu é executado pela chef Michele Bessa, e conta com opções de entrada (como chips de raízes e homus com torradas de pita); pratos principais, como o bacalhau e pangratratto de azeitonas ou o salpicão de frango com crocante de batatas; de sobremesa, a panacotta de chocolate branco com granité de morango.

Praça Benedito Calixto, 103, Pinheiros; @galeriacafesp

Galeria Café | Foto: divulgação
Galeria Café | Foto: divulgação
By Koji

Conhecido e respeitado pela sua habilidade em escolher pessoalmente os melhores peixes, chef Koji Yokomizo é o nome à frente do By Koji. Com 2 casas em São Paulo – uma no Estádio do Morumbi e outra no Hospital Albert Einstein – Koji passou uma temporada no Japão na década de 1990, quando trabalhou no restaurante Katsuragawa, na província de Mie. “Fui passar uma temporada no Japão, decidido a trabalhar em restaurante, mesmo que fosse de graça em troca de aprendizado”, comenta.

No seu currículo estão também experiências em restaurantes como o Shundi & Tomodachi, Hanadoki e Mitsuyoshi. Foi em 2012 que ele abriu sua primeira casa, no Estádio do Morumbi, com vista para o campo. A partir dali seu grande diferencial, a escolha minuciosa dos melhores e mais frescos  ingredientes, tornou o balcão de seu restaurante  parada obrigatória para os apreciadores da culinárias nipônica.

Nos dois endereços o menu é basicamente o mesmo, apenas se diferenciando pelas restrições da alimentação Kosher no restaurante do Einstein. Reconhecido pela qualidade e apresentação do seus sushis e sashimis, o By Koji apresenta também outras preparações das cozinhas fria e quente da culinária japonesa. Entre os destaques do menu, estão o tempurá de shisô com tartar de atum, o yakyudon (macarrão de udon refogado com carne de porco e katsuobushi); e a merluza negra do pacífico curtida no misso e grelhada.

Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 Portão 4, tel. (11) 3624-7710; @bykoji

Bacalhau, Vinho&Cia

Com duas unidades – uma na Barra Funda e a outra, inaugurada no início de 2020, no Itaim – conta com mais de vinte pratos no cardápio, muitos deles clássicos preparados com bacalhau. É caso do célebre bacalhau à Brás ou o a Gomes de Sá, incluindo saborosas alheiras, também feitas na casa; pratos com camarões, polvo marroquino; e, além disso, uma completa seleção de doces portugueses para gajo nenhum botar defeito.

Conforme o nome da casa sugere, o vinho é outra estrela de igual grandeza por lá. Com uma extensa carta portuguesa, que contempla as principais vinícolas de cada região do país, a casa procura trabalhar com preços justos, de forma que o cliente escolha o vinho por suas características e não pelo preço.

No momento, está em cartaz o Festival de Verão, com a paella como carro-chefe, cujo menu inclui uma porção de mini bolinhos de bacalhau; duas entradinhas de bacalhau em cama de broa; uma paella valenciana para 2 pessoas; e dois pastéis de natas, ao custo de 280 reais para duas pessoas, tanto para consumir no restaurante como para delivery.

Para pedidos nas unidades da Barra Funda, ligar para (11) 3666-0381; no Itaim (11) 3071-4077; ou pelo delivery, no telefone (11) 3663-0381.

Rua Barra Funda, 1067; e Rua Joaquim Floriano, 541, Itaim Bibi; @bacalhauevinhocia

Bacalhau, Vinho&Cia | Foto: divulgação
Bacalhau, Vinho&Cia | Foto: divulgação
Mapu Restaurante

Uma charmosa casa em uma rua calma te transporta para outro país, mais exatamente para Taiwan. O Mapu tem pratos clássicos como gua bao, pão no vapor mais tradicional de Taiwan, recheado com pancetta braseada em caldo de shoyu e especiarias, farofa de amendoim doce, mostarda fermentada e coentro. Se quiser se surpreender, recomendamos o prato autoral da casa a berinjela misso shoyu, uma berinjela empanada e frita, molho adocicado de shoyu com misso, finalizado com cebolinha fresca.

Rua Áurea, 307, Vila Mariana, tel. (11) 5083-4778; @mapurestaurante

Metzi Restaurant

Comandado pelos chefs Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz, a casa é uma verdadeira imersão na cozinha mexicana baseada em ingredientes brasileiros. As pedidas são o crudo de peixe fresco do dia, marinado na aguachile de chile poblano e formigas da Amazônia; carne ancho com demi glace e chile mixe, acompanhada de tortillas feitas na casa e escabeche de quiabo.

Rua João Moura, 861, Pinheiros, tel. (11) 98045-5022; @metzirestaurant

Steak House Varal 87

Inaugurado em 2019, une três tipos de cocção: parrilla, fogo de chão e o varal de carnes – a estrela da casa –, técnica utilizada para defumar e assar carnes, legumes e frutas por um longo período e distantes da brasa.

A cozinha está sob o comando do chef Helder Justo, o cardápio oferece petiscos deliciosos, entre eles a porção de croqueta de costela, feita com costela defumada no varal; vários tipos de linguiças artesanais; e a diferente burrata quente.

A costela, por sua vez, é o carro-chefe do restaurante. Corte especial da costela bovina, feita de um jeito único, (marinada com uma receita secreta do Varal 87 à base de mostarda Dijon, sementes de mostarda, mel, açúcar mascavo, tudo isso regado a um belo uísque Jim Beam), levada ao varal por 8 horas defumando em lenha de eucalipto. Depois, é assada por mais 8 horas em baixa temperatura no forno, resultando em uma deliciosa costela para comer de colher.

Rua Graúna, 87, Moema, tel. (11) 2307-0141 ou WhatsApp (11) 97222-0240; @varal87

Tanit e Nit Bar de Tapas

Inaugurado em 2016, o Tanit tem acumulado não só filas na porta diariamente, mas muitos prêmios desde sua abertura, e as razões são diversas. Além do atendimento atencioso e corretíssimo, os pratos assinados pelo chef catalão Oscar Bosch exaltam com perfeição a gastronomia mediterrânea espanhola, uma das poucas tão autênticas e fiel ao DNA catalão na cidade.

Quase três anos depois da inauguração do Tanit, nasceu o bar de tapas Nit – que significa noite, em catalão. Vizinhos um do outro, o bar é o lugar onde é possível se teletransportar para os clássicos bares e restaurantes da Espanha. Prove e aprove pratos como os arrozes, fideuá, croquetes e o macio cordeiro.

Tanit, Rua Oscar Freire, 145, tel. (11) 3062-6385, @restaurantetanit; e Nit Bar de Tapas, Rua Oscar Freire, 153, tel. (11) 3539-9795, @nit_bardetapas

Fachada Nit Bar de Tapas | Foto: Nit, divulgação
Fachada Nit Bar de Tapas | Foto: Nit, divulgação
Assado Porteño

Localizado em uma imponente casa do início do século XX desde 2010. Da parrilla de inspiração argentina, saem os cortes tradicionais, como o ancho, que resultam em maciez, sabor e suculência.

Rua Bahia, 364, Higienópolis, tel. (11) 4306-0348 e 98551-0348; @assadoporteno

Dell’Arte Ristorante

Restaurante de cozinha italiana comandado pela chef Mariana Ferraz Lopes e por sua mãe Mara Ferraz Lopes. Em março completam 20 anos. Carros-chefe da casa: ravioli de mussarela de búfala ao molho de tomate e manjericão e polvo grelhado com batata aos murros. Trabalham no salão e no delivery com o IFood.

Avenida Jamaris, 100, Moema, tel. (11) 5054- 0046; @dellarteristorante

Praça São Lourenço

Um dos lugares mais bonitos e arejados de São Paulo, o Praça São Lourenço sempre tem novidades em sua cozinha, que aposta no frescor dos ingredientes e em receitas que instigam o paladar. É o caso do arroz de polvo com chorizo espanhol, tomatinhos, ervilha e azeitonas verde. IFood de terça a domingo no almoço e terça a sábado no jantar.

Casa do Ator, 608, Vila Olímpia, tel. (11) 3053-9300; www.pracasaolourenco.com.br

Praça São Lourenço | Foto: Pedro Soares, divulgação
Praça São Lourenço | Foto: Pedro Soares, divulgação
Garota da Vila

Quem resiste a um bom filé à Osvaldo Aranha? Impossível, né? E esse é um dos pratos do restaurante Garota da Vila que vai fazer virar cliente da casa. Atendimento perfeito e culinária do capricho. Também oferece delivery via IFood.

Rua Julio Diniz, 82, Vila Olímpia, tel. (11) 93049-1983; @garotadavila_sp 

Campinas

NB Steak Campinas

A tradicional NB Steak, sucesso em São Paulo e Porto Alegre, está brilhando em Campinas, onde já conta com os serviços de delivery e take away. Inaugurada em outubro de 2020 na cidade, a primeira unidade da marca no interior do Estado de São Paulo, disponibiliza todos os itens do cardápio para que os clientes recebam em casa ou retirem no restaurante. Entre os cortes brilham o Steak NB, picanha, ancho, costela gaúcha e brisket defumado. Os acompanhamentos mais procurados: mix de cogumelos e arroz biro-birô.

Av. José de Souza Campos, 837, no Cambuí, tel. (19) 3295-5623 ou WhatsApp (19) 9 94536-7835, Campinas; @nbsteak 

NB Steak | Foto: NB Steak, divulgação
NB Steak | Foto: NB Steak, divulgação

Alphaville

La Cucina Piemontese

Cozinha italiana contemporânea comandada pelos chefs Leandro Polack e Leslie Marie, com menu de pratos típicos do Piemonte e influências de outras regiões da Itália. Receitas leves e criativas, assim como as sobremesas pouco doces e com receitas autorais, caso do o delicioso tiramisù. Destaque para o roast beef com polenta cremosa, rigatoni com camarões grelhados, carbonara e gnocchi pomodoro. Entregas pelo IFood (incluindo Genesis 1, Genesis 2, Valville e Vila Velha novamente).

Av. Valville, 550, Santana de Parnaíba, WhatsApp (11) 99641-0671; @lacucinapiemontese

Taubaté

Jeca

A tradicional casa de Taubaté está com um cardápio tentador, cheio de sabor. As opções para o final de semana são a truta grelhada, coberta com amêndoas, acompanhada de arroz cremoso à piemontese para 2 pessoas por 70 reais; e o boteco a domicílio, aquela porção caprichada de torresmo carnudo, mais duas cervejas Original 600 ml geladas, por 50 rais. Delivery por IFood e Uber Eats.

Praça Santa Terezinha, 200, tel. (12) 3030-1010; @jecataubate

Jeca | Foto: divulgação
Jeca | Foto: divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar