Destaque PrincipalNotícias

Rio de Janeiro: as ceias que prometem encantar nas festas de fim de ano

No restaurante ou em casa, confira os restaurantes que criaram receitas especiais para as ceias de Natal e Ano Novo, no Rio de Janeiro

Copacabana não terá sua famosa festa de Réveillon, mas isso não significa que as ceias de Natal e Ano Novo devam ser sem graça, no Rio de Janeiro. Afinal, restaurantes da capital carioca criaram menus especiais para as festas de fim de ano. São receitas que, além de alegrar os últimos dias de 2020, ainda garantem o bom humor para receber 2021 de braços abertos, tal qual faz o Cristo Redentor.

Bolinho de bacalhau, do Bar e Restaurante Urca. Foto: Sérgio Greiff/ divulgação.

Bar e Restaurante Urca (para encomendar)

As ceias de fim de ano, no Rio de Janeiro, terão mantida a tradição do bolinho de bacalhau. Isso porque o Urca oferecerá o quitute para ser finalizado em casa, bastando fritar. O mesmo vale para o bolinho da Terrinha, que ganha recheio de queijo Serra da Estrela e linguiça portuguesa.

Os pedidos podem ser feitos por telefone (21) 2295-8744 ou pelo e-mail, com 48h de antecedência.

Continua após o anúncio

Belmond Copacabana Palace

Os chefs João Melo, do Pérgula; Barbara Duarte, head chef do Cipriani; e Nello Cassese, chef executivo do Cipriani e do hotel cuidarão para que o serviço saia impecável nos restaurantes localizados no Belmond Copacabana Palace. Desse modo, no dia 24 de dezembro, João servirá no Pérgula um buffet natalino com receitas, como ovas de salmão com blinis e coalhada; risoto de aspargos; bem como camarão VG preparado no grill e acompanhado de quiches, ratatouille ou arroz de coco com abacaxi. Ademais, clássicos como bacalhau e peru assado também compõem o menu.

Já no Cipriani, Nello e Barbara preparam um menu degustação, que começa com um club sandwich de camarão, com espuma de salmão defumado. A noite segue com salada de batatas e alcachofra e carpaccio de wagyu, para começar; calamarata com frutos do mar e short rib entre os principais. Por fim, é a vez das sobremesas brilharem, como o semi-fredo de panetone ou o monte bianco com sorvete de pimenta-rosa. Nas taças, a harmonização fica sob responsabilidade do sommelier Ed Arruda.

O brunch de Natal, enfim, acontece no dia 25, a partir das 13 horas. E contará com buffet com receitas variadas, entre pratos frios e saladas; bem como estação de risoto, massa e ceviche. Além de pratos, como camarão empanado no coco, e diversidade de sobremesas. Na ocasião também haverá uma seleção especial de vinhos e espumantes.

Reservas e informações: (21) 2545-8788 e restaurantes.cop@belmond.com

Bistrô da Casa (para encomendar)

Receitas tradicionais e veganas compõem o menu criado pelo chef Christiano Ramalho. Entre os principais, por exemplo, são 12 diferentes opções que vão desde torta de lascas de bacalhau ou tender com calda de laranja, até o vegano ensopado de banana-da-terra, caju e leite de coco. O mesmo vale para as sobremesas, como o pudim de leite condensado, o mil-folhas de doce de leite, a rabanada; ou ainda o vegano bolo de cenoura com brigadeiro de biomassa. As encomendas para o Natal podem ser feitas até o dia 21, enquanto para o Ano Novo, até o dia 28.

Ladeira da Gloria 98, Glória, Informações e pedidos: (21) 96585-5546 

Crumble de maçã, do Bistrô da Casa. Foto: Rodrigo Azevedo/ divulgação.

Bob Beef

As hamburguerias também entraram no clima natalino e criaram receitas para as feitas de fim de ano. Exemplo disso é a Bob Beef. Isso porque o chef Pablo Lamar servirá minirrabanadas com ganache de doce de leite e crocante de pistache com flor de sal durante todo o mês de dezembro. Ademais, ele ainda criou um amuleto para 2021, o milkshake de romã com laranja.

Atende no delivery pelo aplicativo Bob Beeef Artesanal ou Ifood.

Porção de minirrabanadas, da hamburgueria Bob Beef. Foto: Tomas Rangel/ divulgação.

Conflor (para encomendar)

A confeiteira Luisa Mendonça se inspirou em sua memória afetiva para criar o menu da Conflor para as ceias deste ano. Especializada em cozinha vegana, ela oferece desde panetones, até bûche de Noel, bolo da sorte e empadão de jaca. Além disso, há opções de guloseimas na lata, para presentear. As encomendas devem ser feitas até o dia 20.

conflorvegan.com

Empório Farinha Pura (para encomendar)

O chef João Marcelo criou uma série de combinados de ceia, que prometem agradar os mais diferentes públicos. Afinal, há desde o bom clássico, com salada de bacalhau, chester e rabanada; até o vegano, que inclui salada e arroz de bacalhau vegano, além de cuscuz marroquino. Ademais, há a opção de pedir os pratos avulsos, como peito de peru recheado de farofa ou arroz com lentilha; bem como escolher os doces dentre as 10 opções oferecidas, caso da pavlova, pavê de abacaxi ou ainda cheesecake de cassis. Importante ressaltar que as encomendas podem ser feitas até as 18h do dia 22/12 (Natal) ou até as 18h do dia 29/12 (Ano Novo).

Tel. (21) 3239-8000 ou WhatsApp (21) 99969-3843

Rancho Português Rio (para encomendar)

Os clássicos é quem ditam as regras das ceias deste restaurante no Rio de Janeiro. Por isso, podem ser encontrados: bolinhos de bacalhau; pataniscas; salada portuguesa para entrada. Enquanto para os principais, as opções são o bacalhau em suas diferentes formas; como por exemplo Gomes de Sá, Lagareiro, Narciso, com Natas e Rampinha. Os doces, então, seguem a mesma linha: natas do céu, pastel de nata, colchão de noiva; além de molotof, mousse de chocolate, baba de camelo, pudim abade; bem como toucinho do céu, rocambole de laranja. As encomendas podem ser feitas por telefone até o dia 23 (Natal) e até o dia 30 (Réveillon) ou, então, pelo IFood no próprio dia.

Rua Maria Quitéria 136, Ipanema; Tel: (21) 2287-0335/ (21) 2287-0335/ (21) 2267-0415/ (21) 2522-1159.

Rabanada com vinho do Porto, Rancho Português. Foto: Tomás Rangel/ divulgação.

Torta & Cia. (para encomendar)

No delivery ou take away em uma das quatro unidades da casa, os cariocas podem aproveitar o rocambole de pistache, com massa e cobertura de chocolate; ou se preferirem um preparo salgado, a novidade é a torta com creme de palmito e cobertura de parmesão.

Tel. Leblon: (21) 2511-5141; São Conrado: (21) 3322-5106; Barra: (21) 2420-9132; Humaitá: (21) 2537-8484; tortaecia.com.br/

Torta de Palmito, da Torta & Cia. Foto Rodrigo Azevedo/ divulgação.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo