NotíciasSemana Mesa SP

Slow Food marca presença no Semana Mesa SP

Da redação
Fotos arquivo

O Slow Food é a iniciativa mundial de maior impacto na luta por um alimento bom, limpo e justo para todos. Como não poderia deixar de ser, esse importante movimento estará presente em diversos momentos do Semana Mesa SP, que acontece de 26 a 29 de outubro no Memorial da América Latina.

O italiano Carlo Petrini é sociólogo, pensador, fundador e presidente do Slow Food e já confirmou presença no evento com diversas atividades para aqueles que apoiam e querem conhecer essa filosofia mais a fundo. No Mesa Tendências, Petrini encerra o dia 26 falando sobre o valor da biodiversidade para uma nova economia sustentável, além de lançar o primeiro livro da Arca do Gosto do Brasil com a descrição de 200 produtos em risco de extinção.

Continua após o anúncio

Além dele, o Mesa Tendências também conta com palestras de Ana Luiza Trajano, Francisco Ansiliero, Fabrício Lemos, Caco Marinho, Ana Soares, Mara Salles e Paulo Machado, e no Mesa Ao Vivo é possível conferir de perto os chefs Eudes Assis, Rodrigo Bellora, André Ahn e Gabriela Carvalho, todos membros da rede Slow Food.

O Mesa Vinhos também entrou para a programação do Slow Food com uma conversa sobre rótulos naturais e artesanais, assim como o 3º Prêmio Queijo Brasil, o Farofa e o Sabor de São Paulo, que colocam à disposição uma série de comidinhas e produtos nascidos e criados dentro da filosofia do movimento. Haverá ainda um espaço exclusivo onde produtores e colaboradores poderão comercializar os seus produtos.

Outra boa notícia é que associados do Slow Food têm um desconto especial para desfrutar de todo o evento. Confira os valores aqui.

Para degustar

Parte da programação e marcando o encerramento do Semana Mesa SP, o Jantar Magno do dia 29 de outubro é realizado pelo Slow Food em parceria com o Mundo Mesa. O intuito da atividade é evidenciar e promover o consumo de ingredientes nativos ameaçados de extinção biológica ou cultural.

O Maremonti Vila Olímpia será palco dessa grande festa e recebe os chefs da Aliança dos Cozinheiros do Slow Food para cozinhar um cardápio inédito com finger foods, pratos principais, sobremesas e drinques com cachaça assinados pelo barman Jean Ponce. Alguns chefs da noite serão Bela Gil, Bel Coelho, Ana Luiza Trajano, Claudia Mattos, Paulo Machado e Rodrigo Bellora.

A ideia é que todas as receitas sejam preparadas com ingredientes das Fortalezas Slow Food para que agricultores familiares possam ter suas produções potencializadas. Os fundos arrecadados com o jantar serão revertidos para dar continuidade aos projetos do movimento.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo